Distro linux para multilaser PC130

olá galera to procurando uma distro linux que funcione bem nesse modelo já tentei o fedora xfce manjaro xfce o mint debian e outras mas nenhuma dessas deu certo espero que possam me ajudar aguardo resposta

Dá uma conferida nesse vídeo:

eu já vi esse video mas esse notebook da multilaser ele tem um ano de idade kkk

Não deu certo em qual sentido? Não instalou? Não rodou?

Idade não importa muito se o hardware dentro não for potente o suficiente. Tenho um notebook de quase 10 anos que roda qualquer distro linux sem maiores problemas, ficando limitado apenas por não possuir nenhum chip gráfico.

Seja um pouco mais específico quanto a o que você pretende utilizar o PC, talvez o pessoal consiga respostas melhores com mais informações. Se possível também postar as configurações da máquina.

1 curtida

as configurações dele é:
sistema operacional: windows 10
processador:intel atom
memória:2gb ram

o que não deu certo é que toda vez se eu fosse assistir um video no fedora que é a unica distro que se saiu bem com ele e que ele não reproduz os videos do youtube ou de sites piratas ele tava tendo um código de erro e um erro tambem no youtube ele só rodava os videos que apareciam no inicio quando o site carregava o grande problema e que o audio e o wifi só funcionam corretamente no fedora 34 mas é mais dificil porque eu não entendo nada desses comandos ja tentei atualizar os codecs mas não sei porque dá um erro no terminal que eu tambem não lembro já que sai do fedora faz alguns dias o mint debian funcionava o wifi mas o audio não saia o mint xfce baseado no ubuntu não funcionava nada o manjaro mal dava boot e as outras distros tbm pq esses notebooks novos é cheio de frescura hoje em dia o unico que deu certo foi o fedora mas infelizmente eu enfrento esse problema chato e o computador não é meu e da minha mãe é porque o windows 10 não fica legal em um computador com 32gb de armazenamento no ssd

Tenta esse loc os
https://loc-os.sourceforge.io/

Mas esses processadores atom esquece videos em 720p pelo navegador, nenhuma distro vai conseguir isso… Aceleração por hardware nos navegadores usando linux e com processador ruim não rola.

Videos no YouTube com sorte vai rodar a 360p

o que importa mesmo é o desempenho e o espaço que vai ocupar no ssd a qualidade dos videos é o de menos

O tempo de compra da nota fiscal não diz nada.

O problema é q esse processador atom é um projeto capado… Um processador de celular atual tem mais desempenho q esses atom.

Processador lançado em 2016:

entendo o atom ele é fraco mesmo eu tenho 2 notebooks desse processador esse da multilaser e o da positivo o meu da acer que é um celeron roda um video em 1080p no youtube sem nenhum problema mesmo ele tendo só 2gb de ram só que eu uso o da acer porque ja to mais apegado a ele é muito dificil de eu usar o da positivo só uso de vez enquando

Esse notebook é de uma linha onde o hardware em si é praticamente de um tablet em carcaça de notebook, então, como além de ser um hardware limitado, o armazenamento é muito pequeno, você precisa de uma distro que seja extremamente leve e que execute softwares leves ou que trabalhe essencialmente com nuvem, dependendo de sua escolha, nesse caso temos dois grupos diferentes de distribuições.

No caso de optar por um sistema baseado em nuvem a opção seria:

1 curtida
1 curtida

eu amei que as opções que vc deu simplesmente são:

• um OS que só presa em chromebooks
  • um em alpha
  • o outro com suporte incerto(já que oficialmente só suporta intel core)

amanhã eu testo eles to baixando um aqui já pra gravar no pendrive pra testar amanhã

ao meu ver temos essas opções:

• insistir no fedora;
  • partir para OS mais “dificeis” (arch,void,alpine,gentoo);
  • tentar instalar o chromeOS ou o android;
  • ou se aguetar e ficar no windows mesmo;

por enquanto to dando só boot normal pelo pendrive mesmo to evitando instalar pra evitar de fazer besteira no notebook e tambem a multilaser é dificil achar os drivers do windows 10 pesquisei o modelo só pra me prevenir se algo acontecer e não achei drivers nenhum negocio complicado esse site da multilaser

multilaser é uma bomba mesmo
dela só compro pendrive

Ok então, “retratações” feitas.

até a positivo consigo encontrar os drivers compativeis pro meu notebook e da multilaser não do nada aparece um monte de coisa sem sentido :man_facepalming: