Distro Linux para estudos

Fala guys, queria uma dica de uma distro para estudar linux, vou instalar uma via virtual box e gostaria de dica por qual escolher. Quero aprender linux e por isso vou fazer isso, pra não fazer no meu sistema principal e acabar quebrando ele rs. Então, me deem dicas de que distro usar para estudar linux, obrigado!

Olá @llofyy, creio que qualquer distro recomendada para iniciantes seja útil para estudos. Sendo assim, é recomendável escolher Ubuntu, Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, Mint, elementary OS ou Zorin OS.

2 curtidas

Pensei em usar Debian, será usada apenas para estudo em uma VM. acha uma boa ou avançado demais? Obrigado por responder!

Não acho que Debian seja assim tão avançado (até pq eu uso distro baseada em Debian rs), mas é necessário um certo cuidado pra não fazer algo q possa afetar o sistema. Esta Wiki aqui ajuda bastante, está em inglês, mas é de fácil tradução.

1 curtida

Entendo, por esse motivo vou usar ele em uma VM. Uso mint na minha máquina, mas para me aventurar sem medo eu vou usar uma VM pra caso fizer caca eu só reinstalar o sistema rs. Vlw, vou ler a Wiki <3

Slackware é uma distro pra quem quer aprender a fundo como que funcionam as distros linux, já que você tem que fazer tudo funcionar “na unha”, mas por esse motivo é uma distro hardcore e não é recomendada pra iniciantes, a não ser que você realmente queira usar.
Bom, é isso que eu sei sobre o Slackware. :thinking:

2 curtidas

Para estudos, eu recomendo a Damn Vulnerable Linux.
Ela é uma distro toda quebrada! O foco dela é justamente para que estudantes possam “consertá-la” para aprender mais à fundo sobre Linux.

3 curtidas

Slack acho que não é pra mim, por enquanto quero aprender algo mais básico de linux, como a manipular melhor as coisas via terminal, mais a frente penso em testar essas distros mais hard e aprender coisas mais avançadas sobre o sistema.

1 curtida

Não conhecia essa, vou dar uma pesquisada, vlw!

2 curtidas

Olá @llofyy eu penso que você não precisa se preocupar muito com qual distribuição vai usar para estudar. Eu até sugiro exatamente o contrário: use várias e não apenas uma.

Instale nessa VM uma distro e cutuque ela até cansar, depois apaga tudo e instala outra e assim sucessivamente. Se o objetivo é aprender “linux” quanto mais variações você tiver contato mais vai ter oportunidade de aprimorar suas habilidades.

Só recomendo focar em uma distribuição se você precisa aprender algo específico e assim ter uma distribuição estável te ajudaria de alguma forma.

3 curtidas

Obrigado pela dica. Vou estudar apenas pra fuçar e aprender linux, nada específico. Vou levar sua dica e começar por Debian e ir adiante.

2 curtidas

Escolheria o Kubuntu, visualmente ele massageia seu cérebro se você usa Windows, é excelente pra começar

1 curtida

Tenta Arch Linux, e vai montando o seu sistema, e vai instalando o que falta até ter o seu sistema ideal, eu outro dia “montei” um Linux Mint instalando o cinnamon os temas e apps padrão e tudo mais, apesar de eu ter usando o instalador anarchy aprendi muita coisa.

Ou tenta o Slackware

Apesar de você dizer que só quer aprender, poderia usar qualquer uma, mas sugiro Debian e Fedora, pois elas te darão uma base sólida e confiável, usando essas 2 você ficará capacitado para utilizar “praticamente” quase 90% das distribuições, com exceção das minorias como Arch, Gentoo, Slackware e algumas outras menores, que utilizam empacotamento diferente.
E se futuramente você optar por fazer um curso ou uma certificação com certeza eles utilizam como base as distribuições mais conhecidas e utilizadas em empresas, e o Fedora te dá uma bela noção para utilizar o RHEL (Redhat Enterprise Linux), Oracle e SuSE pois o empacotamento é RPM, você até pode utilizar o Ubuntu ou o Linuxmint para conhecer Debian, mas devido as modificações não recomendo.

qualquer distro serve