Distro Linux para ensinar a usar computador

Olá :smile:
Gostava de ensinar alguns familiares a usar computador e queria usar Linux.
Qual é a melhor distro?
Obrigado:grinning:

2 curtidas

linux mint com cinnamon

1 curtida

Se eles forem acostumados com o Windows (provavelmente devem ser), então, realmente uma boa distribuição seria o Linux Mint Cinnamon.

2 curtidas

Eu quero ensinar meus avós.
Eles nem ligar o computador sabem nem o que é Windows :joy::joy:

1 curtida

Tem que ser uma distribuição simples de usar; com o mínimo possível de configurações… o Zorin OS (base Ubuntu) me parece uma excelente opção. Ou até mesmo o Deepin.

3 curtidas

Mas o Zorin não é pago?
Eu estava pensando no Endless porque o Dio já fez um vídeo sobre

O Endless ao meu ver vai proporcionar a experiencia semelhante a de um tablet utilizando teclado e mouse ao invés do touch, visto que possui os atalhos na telha com a barra de pesquisa.

Já o Zorin passará a experiencie completa de um pc.

Ambas as distros são fantásticas ao meu ver, tenho elas instaladas no virtualbox.

PS: Se você mostrar o Endless para 10 usuários de Windows que usa o pc apenas para navegar, terá que instalar a distro para os 10 :rofl:

3 curtidas

Baixe a versão Core… ela é gratuita!

Na dúvida, teste todas as distribuições que tiver interesse. E até mesmo, apresente-as aos seus avós, para identificar com qual eles mais se adaptam.

2 curtidas

Olá! Eu sugiro utilizar o Elementary OS Juno - suporta basicamente os mesmos hardware que LTS do Ubuntu e para todas as tarefas cotidianas supre muito bem a necessidade com uma interface simples e objetiva.

É possível aumentar as fontes e tamanho dos ícones caso seja necessário de forma muito simples no painel de controle. Instalaria os codecs extras e partiria para o abraço.

1 curtida

Não recomendo eOS para iniciantes assim. Melhor seria o Deepin OS

2 curtidas

Acredito que nenhuma outra distro mencionada atuaria melhor que o Deepin tendo em vista seu investimento em interface de usuário. Incluindo sua loja de fácil uso e completa. Dentre todos mencionados, apenas o Zorin OS que não testei.

4 curtidas

Peço desculpa por ainda não ter dito mas o notebook que pretendo usar foi comprado em torno de 2009. É um HP Probook com i3, 4Gb de RAM e placa Integrada
Ele até roda bem o Mint mas faz muito barulho, apesar de não travar. Acho que o cooler já não é o que era. O único problema além desse é que tem a settecla da setinha para cima a funcionar mal, as vezes funciona sozinha e isso irrita muito.

Eu testei muito pouco o Deepin e achei espetacular, sua aparência é muito bela e sem dizer a experiência de quem já usou Windows seria de fácil adaptação. Outro que usei e uso até hoje nos notebooks dos meus irmãos é o Mint Cinnamon, muito simples de utilizar e bem funcional.

O Endless eu tentei uma vez instalar ele via duaboot e não consegui, mas por falha minha que depois vim descobrir que estava me dando um pouco de trabalho. Eu vi o vídeo do Dio e pelo fato de oferecer uma experiência próxima ao que temos hoje com tablets e celulares me deixou curioso.

Mas acredito que o Deepin seja o melhor para se iniciar nesse novo Universo.

2 curtidas

Obrigado.
Vou usar 2 compuradores: um com deepin e outro com Mint.
Obrigado :grinning:

1 curtida