Distro estável com GNOME

Olá pessoal!
No meu PC pessoal estou usando Manjaro com Gnome, e tem sido muito bom. Gosto do GNOME mais próximo a algo puro porém ainda sim levemente mexido.
Bom, to com um Dell de 11 polegadas horrível aqui, mas me salva muito pra usar VS Code na faculdade. Tentei o Debian nele, mas precisaria instalar vários drivers manualmente e desisti.
Passei pelo Mint Cinnamon, rodou muito bem, mas queria manter o Gnome.
Tentei o Fedora, mas achei que tinha uns bugs bem chatos as vezes, e queria algo mais “LTS” possível. É um notebook pra instalar o OS e não mexer mais.
Tentei Ubuntu, mas por algum motivo algumas coisas não funcionavam bem as vezes (touchpad principalmente). Tentei Pop_OS, mas achei pesado. Acabei voltando pro Mint, e só criei um painel superior pra imitar o Gnome.
Pergunto: tem alguma distro mais estável, com Gnome, preferencialmente baseada em Debian (maior compatibilidade com programas de terceiros), que eu poderia tentar e que rode bem num hardware ruim?

2 curtidas

Problemas de drivers no Debian foi por não ter baixado a ISO non-free. Dá uma verificada se com essa ISO que está AQUI, resolve.

1 curtida

Provavelmente foi isso.
Os drivers faltando foram de controle de brilho e etc. O processador é AMD de vídeo integrado, mas deve ser algum driver da Dell nesse caso?

1 curtida

Tem uns hardwares q são 1 saco de fazer funcionar no Linux

Pois é! Esse laptop é pouco usado e é fraco kkkkkkk só to com ele pq era do meu pai e eu só tenho desktop.
E porque ele é leve tb.
Mas vou tentar ter força pra reinstalar com essa outra ISO…
Se tiver alguma sugestão de outra distro, aceito tb :slight_smile:

Essa aqui é baseada no Debian

Conta com uma ferramenta de snapshots parecida com o opensuse.

2 curtidas

Achei legal! Mas como esse notebook é muito simples e tem pouco espaço, prefiro algo mais limpo

Era isso mesmo. Baixei hoje a ISO non-free-live e via pen drive já rodou de boa. To gostando muito, é leve como eu precisava e embora não seja gnome 40 ainda, já ta bem próximo ao meu desktop. Ou seja, trabalhar fora de cara não vai ser tão incômodo assim mais

1 curtida

Opa, eu uso o Debian 11 aqui com Gnome 43… siga a dica desse link aqui: Usar Debian testing

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.