Olá pessoal!
No meu PC pessoal estou usando Manjaro com Gnome, e tem sido muito bom. Gosto do GNOME mais próximo a algo puro porém ainda sim levemente mexido.
Bom, to com um Dell de 11 polegadas horrível aqui, mas me salva muito pra usar VS Code na faculdade. Tentei o Debian nele, mas precisaria instalar vários drivers manualmente e desisti.
Passei pelo Mint Cinnamon, rodou muito bem, mas queria manter o Gnome.
Tentei o Fedora, mas achei que tinha uns bugs bem chatos as vezes, e queria algo mais “LTS” possível. É um notebook pra instalar o OS e não mexer mais.
Tentei Ubuntu, mas por algum motivo algumas coisas não funcionavam bem as vezes (touchpad principalmente). Tentei Pop_OS, mas achei pesado. Acabei voltando pro Mint, e só criei um painel superior pra imitar o Gnome.
Pergunto: tem alguma distro mais estável, com Gnome, preferencialmente baseada em Debian (maior compatibilidade com programas de terceiros), que eu poderia tentar e que rode bem num hardware ruim?
Problemas de drivers no Debian foi por não ter baixado a ISO non-free. Dá uma verificada se com essa ISO que está AQUI, resolve.
Provavelmente foi isso.
Os drivers faltando foram de controle de brilho e etc. O processador é AMD de vídeo integrado, mas deve ser algum driver da Dell nesse caso?
Tem uns hardwares q são 1 saco de fazer funcionar no Linux
Pois é! Esse laptop é pouco usado e é fraco kkkkkkk só to com ele pq era do meu pai e eu só tenho desktop.
E porque ele é leve tb.
Mas vou tentar ter força pra reinstalar com essa outra ISO…
Se tiver alguma sugestão de outra distro, aceito tb
Essa aqui é baseada no Debian
Conta com uma ferramenta de snapshots parecida com o opensuse.
Achei legal! Mas como esse notebook é muito simples e tem pouco espaço, prefiro algo mais limpo
Era isso mesmo. Baixei hoje a ISO non-free-live e via pen drive já rodou de boa. To gostando muito, é leve como eu precisava e embora não seja gnome 40 ainda, já ta bem próximo ao meu desktop. Ou seja, trabalhar fora de cara não vai ser tão incômodo assim mais
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.