[Distro/Desktop] Para que serve esta unit (unidade do systemd)? Não sabe? Comente aqui!

Este conteúdo faz parte de uma série de tópicos que decidi criar, por causa de um bate-papo no fórum.

NetworkManager-wait-online.service serve para acessar automaticamente recursos remotos.

sssd.service utilizado para logins com usuários de rede. Serviço relacionado ao ldap. Se você não faz login por rede pode desabilitar.

lvm2-monitor.service gerencia unidades configuradas em LVM. Se você não usa LVM pode desabilitar.

dvboxrv.service, vboxballoonctrl-service.service, vboxautostart-service.service, vboxweb-service.service serviços relacionados ao VirtualBox. É seguro desabilitar.

abrtd.service ferramenta de relatório de crash do sistema. Pode ser desabilitado para não rodar na inicialização.

avahi-daemon.service permite descobrir automaticamente os recursos de rede e se conectar a eles. Não mascarar unit, pois poderá ter problemas em alguns ambientes

accounts-daemon.service permite programas obterem e manipularem informações de contas de usuários. Acho um risco deixar ativado.

geoclue.service é um serviço D-Bus que fornece informações de localização. O objetivo do projeto Geoclue é tornar a criação de aplicativos com reconhecimento de localização o mais simples possível. ( só desativa se mascarar)

cron.service é um agendador. Se não for utilizar desative. Os serviços timer do systemd já fazem isso.

plymouth-quit-wait.service como o próprio nome já diz, espera serviços para finalizar. Se usa SSD recomendo desativar, para HDD pode tamb;em ganhar algum tempo. Não atrapalha em nada desativá-lo.

smb e nmb – Você realmente usa a rede. Usa somente para compartilhar impressora. Recomendo compartilhar via cups. (pode ganhar uns 4 segundos)

fstrim – serviço de trim para SSD. Se não tem, pode desativar.

Bluetooth – se não tem , pode desativar.

Apparmor é um sistema de controle de acesso obrigatório (ou MAC). Ele usa aprimoramentos de kernel do LSM para restringir programas a determinados recursos. O AppArmor faz isso com perfis carregados no kernel quando o sistema é iniciado. Apparmor tem dois tipos de modos de perfil, fiscalização e reclamação. Perfis no modo de execução reforçam as regras do perfil e relatam tentativas de violação em syslog ou auditd . Os perfis no modo de reclamação não impõem nenhuma regra de perfil, apenas tentativas de violação de log.

O Apparmor é uma estrutura de segurança que impede que aplicativos se tornem malignos. Por exemplo: Se eu rodar o Firefox e visitar um site ruim que tenta instalar um malware que excluirá a minha pasta home , o Apparmor tem limites no Firefox que o impedem de fazer qualquer coisa que eu não queira (como acessar minha música, documentos, etc) . Dessa forma, mesmo que seu aplicativo seja comprometido, nenhum dano pode ser causado.

5 curtidas

accounts-daemon.service permite programas obterem e manipularem informações de contas de usuários. Acho um risco deixar ativado.
não mascarar…

tive problemas em alguns ambiente

editado…
Não é avahi , e sim accounts

irqbalance.service
Não vejo ganho em desempenho e boot deste serviço em um SSD. Ainda não vi em um HDD.

irqbalance

A proposta do irqbalance é distribuir interrupção de hardware entre processadores em um sistema com múltiplos processadores para aumentar o desempenho. Pode ser controlado com irqbalance.service .

https://packages.debian.org/pt-br/jessie/irqbalance
Daemon para equilibrar interrupções entre múltiplas CPUs, que podem levar a um melhor desempenho e equilíbrio de E/S em sistemas SMP. Este pacote é especialmente útil em sistemas com processadores de múltiplos núcleos, onde interrupções são servidas tipicamente pelo primeiro núcleo.

Nota: irqbalance não é útil se você não tiver mais de um núcleo ou soquete.

1 curtida