Distro com xfce aumenta o desempenho nos Games ?

xubuntu
xfce

Se eu usar uma distro com xfce posso ter um desempenho melhor em jogos ?

0 Likes

O Dio tem um vídeo sobre o Xubuntu Core. Acho que pode ajudar.

1 Like

Interface geralmente não afeta drasticamente o desempenho, especialmente se a máquina tiver uma capacidade razoável para jogos e eles forem rodados em tela cheia. Em termos de interface a questão é que geralmente elas possuem um compositor (de janelas) e esse compositor pode ser mais ou menos “pesado”, atualmente nenhum é absurdamente pesado, mas de fato, existem alguns ultra leves. Se os efeitos do desktop são renderizados pela GPU, naturalmente isso pode ter algum impacto, ainda que pequeno, em jogos.

Usar XFCE pode te trazer benefícios em algumas circunstâncias especificas, se você não usar o compositor ativo especialmente, mas não espere nada fantástico, ao rodar um jogo em tela cheia no GNOME e no XFCE a diferença não deve ser relevante.

Como é tudo grátis, acho que você pode simplesmente testar e ver se realmente você sente alguma diferença nos jogos. :slight_smile:

10 Likes

Bom cara eu gosto de dota 2 e n gostei do desempenho dele o cinnamon troquei pro xfce do manjaro o desempenho melhorou muito dps fui pro gnome e o desempenho pra min foi um pouco melhor q do xfce msm o sistema consumindo 1gb de ram

2 Likes

Utilizar o XFCE irá apenas reduzir o uso de memória do sistema, ele não irá aumentar o FPS nos jogos, pelo contrário, se você não desativar o compositor do XFCE ao jogar ele irá prejudicar a performance.

3 Likes

Você usava Linux Mint ou o Manjaro Cinnamon?

0 Likes

Mint cinnamon gostava da interface mas para o meu proposito n servia

0 Likes

Há sim… É que no Manjaro todas as interfaces são bem otimizadas. Até o Gnome que no Ubuntu consome muito, no Manjaro consome bem menos

0 Likes

estou testando o mint xfce qualquer coisa volto pro manjaro xfce

0 Likes