Distro alternativa ao Zorin OS Core

Boa noite, pessoal!

Possuo um notebook Compaq Presario CQ43, com um i5 2410m, 4GB de RAM, e um recém-instalado SSD de 256GB. No momento, estou testando o Linux (ZorinOS) como sistema único nele, mas antes usava o Linux Mint. O ZorinOS está travando bastante e o Mint era bem mais fluido que ele.

Gostaria de pedir indicações de distros que sejam bem responsivas, para auxiliar na produtividade, e que ao mesmo tempo sejam elegantes como o ZorinOS. E tudo isso considerando que ainda sou novato em Linux e tenho pouco tempo de uso. Entre design e velocidade, costumo preferir velocidade.

Ps.: se for uma distro com ambiente XFCE, prefiro uma que seja menos feia possível.

1 curtida

Se quer algo leve e bonito, dê uma olhada no Solus Plasma ou MATE. Se preferir uma distro com uma base maior, creio que o Manjaro KDE ou XFCE serão de bom agrado.

2 curtidas

@MayconLucasBR, tudo bem? Você está usando o Zorin 16? Por que deixou o Mint? Não se interessaria pelas variações do Ubuntu? Ubuntu MATE é leve e muito bom, e o Lubuntu é uma das opções mais leves disponíveis.

2 curtidas

eu recomendo vc testar o fedora.
(dizem que o void linux é uma distro bem rápida, mas …)
(clear linux tbm, mas …)

1 curtida

Já que vc curtiu o Zorin, aguarde sair a nova versão Lite. Ela é a mais bela versão XFCE que conheço, mesmo curtindo muito a versão dele no Manjaro (que tbm é bem legal). Ou volta pro MInt com MATE ou XFCE, as duas são bem leves e arrumadas

3 curtidas

Nesse ponto, curto mais o Archcraft que agora também tem a versão xfce:

2 curtidas

Super recomendo as versões Gnome e KDE do Manjaro. Essa distro consegue ser mais leve e responsiva.

No Gnome, só com algumas extensões + uns temas instalados deixei mais bonita, agradável e prática ao meu modo de uso. Meu processador é 3i de 6ª geração e 8g de ram e não tenho problemas algum pra rodar.

O KDE é muito mais completo em termos de personalização e tem tutoriais bem detalhados no YouTube pra transformar a aparência dele como bem entender. Tem quem diz que esse ambiente gráfico é o mais leve entre os elegantes.

Ah, e no pamac, que é o gerenciador se software do Manjaro, você acha TUDO, digo tudo mesmo!

Vale considerar o Linux Lite que é baseado no Debian e Ubuntu e é bem leve como o próprio nome sugere. Usa o ambiente Xfce com um tema padrão bem minimalista, sem contar que também é bem personalizável.

2 curtidas

Eita, bonitona mesmo!

2 curtidas

Ai tu me atiça o SDA, Sr Willan :sweat_smile:
Mais uma para minha VM

2 curtidas

Não sou muito fã do xfce, mas me amarro nas personalizações do Aditya.

Falando em personalização, ele lançou um script de instalação do i3wm para a base Archcraft, pode ser do interesse de vocês @Tuxraldo e @msteles.

Vou testar em VM também.

3 curtidas

Oi! Estou usando o Zorin 15.3. Eu gostei do Mint, mas tive vontade de explorar outras distros. O Mint é bem rápido e simples, mas tem um design atrasado.

2 curtidas

Entendi. Eu cheguei a testar o Zorin 15.3 Lite via pen drive, mas não gostei muito e decidi não instalar. Quanto o Mint, ele rodava tranquilamente com o ambiente Cinnamon quando eu tinha ele instalado. Acho que o que pesa nele é o design desatualizado.

Certo. Eu já tinha pensado em instalar o Manjaro antes do próprio Zorin OS, vou testar ele em KDE ou XFCE. Eu tinha ouvido em algum lugar que era a “distro pra jogos”.

Valeu, vou testar!

Esse eu vou procurar, não vi conteúdo sobre essa distro ainda.

1 curtida

Pois então, @MayconLucasBR : o Zorin 15.3 tem uma base mais antiga que a do Mint 20.x. O Zorin Core 16 tem a mesma base das edições 20 do Linux Mint, e, segundo as resenhas, está mais rápido e fluido. Apesar de ainda ser uma versão beta, o Zorin Core 16 tem sido elogiado pela estabilidade. Recomendo experimentar.

A diferença do Manjaro para Mint e Zorin é que o Manjaro, por ter base no Arch Linux, passa por atualização constante, e de tudo ─ elementos do sistema e programas. Quem usa diz que é tranquilo lidar com o rolling release do Manjaro, só que é uma forma de o sistema funcionar que exige mais atenção.

2 curtidas

Sim, estou ciente disso. Só não instalei a versão 16 porque não sei se poderia ter problemas com ela, por ser Beta (apesar que tem muita coisa na versão final que é mais problemático).

Certo. Vou dar uma pesquisada maior sobre ele. Aliás, usarei as principais distros desse tópico como base para testes.

Vou dar uma olhada nesse script, obrigado pela dica. :wink:

3 curtidas

Isso de “distro pra jogos” é um rótulo mto relativo. Qualquer distro que mantenha um kernel atualizado com suporte à hardwares de terceiros, especialmente placas dedicadas, são distros “para jogos”. Claro que você pode encontrar distribuições com uma certa personalização e apps pré instalados oferecendo uma experiência out-of-the-box, mas essas modificações qq um pode fazer manualmente.

Até onde eu sei, a maioria das distros rolling release, que é o caso do Manjaro, mantém uma alta taxa de compatibilidade com hardwares de terceiros, inclusive de lançamentos mais novos. Tem quem não goste de rolling release argumentando que não é tão estável, mas eu uso Manjaro há um bom tempo e nunca tive problemas nesse sentido. O considero bem estável, prático e leve.

3 curtidas

Outro dia vi isso no github dele. Não cheguei a testar. Vou baixar as duas pra testar depois.

Obs: cheguei a testar a versão com OpenBox. Alias, é um OpenBox muito bem configurado. E olha que eu não sou tão fã do OpenBox, porque ele tem uma tendência a usar muito o mouse.

3 curtidas

2 postagens foram mescladas em um tópico existente: O que vocês acham do Archcraft?