Distro alternativa ao Zorin OS Core

Boa noite, pessoal!

Possuo um notebook Compaq Presario CQ43, com um i5 2410m, 4GB de RAM, e um recém-instalado SSD de 256GB. No momento, estou testando o Linux (ZorinOS) como sistema único nele, mas antes usava o Linux Mint. O ZorinOS está travando bastante e o Mint era bem mais fluido que ele.

Gostaria de pedir indicações de distros que sejam bem responsivas, para auxiliar na produtividade, e que ao mesmo tempo sejam elegantes como o ZorinOS. E tudo isso considerando que ainda sou novato em Linux e tenho pouco tempo de uso. Entre design e velocidade, costumo preferir velocidade.

Ps.: se for uma distro com ambiente XFCE, prefiro uma que seja menos feia possível.

1 curtida

Se quer algo leve e bonito, dê uma olhada no Solus Plasma ou MATE. Se preferir uma distro com uma base maior, creio que o Manjaro KDE ou XFCE serão de bom agrado.

2 curtidas

@MayconLucasBR, tudo bem? Você está usando o Zorin 16? Por que deixou o Mint? Não se interessaria pelas variações do Ubuntu? Ubuntu MATE é leve e muito bom, e o Lubuntu é uma das opções mais leves disponíveis.

2 curtidas

eu recomendo vc testar o fedora.
(dizem que o void linux é uma distro bem rápida, mas …)
(clear linux tbm, mas …)

1 curtida

Já que vc curtiu o Zorin, aguarde sair a nova versão Lite. Ela é a mais bela versão XFCE que conheço, mesmo curtindo muito a versão dele no Manjaro (que tbm é bem legal). Ou volta pro MInt com MATE ou XFCE, as duas são bem leves e arrumadas

3 curtidas

Nesse ponto, curto mais o Archcraft que agora também tem a versão xfce:

2 curtidas

Super recomendo as versões Gnome e KDE do Manjaro. Essa distro consegue ser mais leve e responsiva.

No Gnome, só com algumas extensões + uns temas instalados deixei mais bonita, agradável e prática ao meu modo de uso. Meu processador é 3i de 6ª geração e 8g de ram e não tenho problemas algum pra rodar.