Distribuições não reconhecem impressora

Vou tentar resumir a historia ao máximo:

Seguinte, já usei Linux Mint Cinnamon, Big Linux e Zorin OS no meu notebook, também já testei em máquina virtual o Elementary OS. Todos eles ao conectar a minha impressora Epson XP 204 mandaram a notificação de que faltavam drivers mas de todas essas distros a única que minha impressora funcionou (mesmo aparecendo a notificação de falta de drivers) foi o Zorin OS, que foi literalmente apenas plugar o USB da impressora e usar, sem precisar instalar driver nenhum.
Por conta disso tornei o Zorin minha distro principal já que nao conseguia fazer funcionar em outras distros (e estou satisfeito com ele), mas eu ainda queria tentar entender o porquê disso acontecer? Neste momento comecei a testar o Ubuntu por maquina virtual e resolvi fazer o teste da impressora, sempre dá algum erro independente do método de instalação. Sobre o ultimo print (da janela “alterar driver”) ao tentar avançar nao acontece absolutamente nada.
Sei que a resposta pode ser óbvia já que claramente o sistema diz que os pacotes estao quebrados, mas entao pq nao ocorre o mesmo no Zorin? Sem contar que, já tive o Linux Mint Cinammon em meu antigo pc de mesa e também foi só plugar o USB da impressora e usar, sem qualquer tipo de problema ao contrario do notebook que nao funciona de maneira alguma.

http://download.ebz.epson.net/dsc/search/01/search/searchModule

https://www.openprinting.org/printer/Epson/Epson-XP-201_204_208_Series

(ubuntu e derivadas, com interface gtk)

sudo apt install cups cups-backend-bjnp cups-browsed cups-bsd cups-client \ 
cups-common cups-core-drivers cups-filters cups-filters-core-drivers \ 
cups-ipp-utils cups-pk-helper  cups-ppdc cups-server-common printer-driv* \ 
bluez-cups system-config-printer system-config-printer-gnome \ 
system-config-printer-udev brother-cups-wrapper-* cpdb-backend-cups \ 
cpdb-backend-file openprinting-ppds foomatic-db-compressed-ppds \ 
foomatic-db-engine hplip hp-ppd ippusbxd hpijs-ppds avahi-daemon \ 
avahi-autoipd

(ubuntu e derivadas, interface em qt, não precisa do system-config-* e instale print-manager)

(debian e derivadas não ubuntu, gtk ou qt, não existem os pacotes brother-*)

obviamente drivers de terceiros podem ser necessários, como a sua.

Abra um terminal e digite:

sudo apt install printer-driver-escpr

Pronto, a impressora estará funcionando (se tiver adicionado ela anteriormente, delete nas configurações do sistema e adicione novamente).

1 curtida

Acho que não deu muito certo

É o Ubuntu 22.04 LTS? Pois é exatamente esse pacote que eu instalei e funcionou. E ele está nos repositórios de todas as versões:

https://packages.ubuntu.com/jammy/printer-driver-escpr

Aparentemente você não habilitou o repositório universe no Ubuntu.

1 curtida

eu tentei instalar todos os arquivos .deb que tem no site da epson e nenhum funcionou, assim como o comando que você deixou, talvez eu tenha feito algo errado (não sou exatamente um usuario avançado com o Linux, sei apenas o básico)

Não é necessário baixar pacotes no site da Epson. Habilite o repositório universe no seu Ubuntu (ou verifique porque ele não encontrou o pacote) e instale o pacote que eu sugeri anteriormente. Sempre usei ele com impressoras da Epson e sempre funciona.

2 curtidas

Ocorre erro no link que você passou.

Internal Server Error

The server encountered an internal error or misconfiguration and was unable to complete your request.

Please contact the server administrator at rhonda@ubuntu.com to inform them of the time this error occurred, and the actions you performed just before this error.

More information about this error may be available in the server error log.

Apache/2.4.41 (Ubuntu) Server at packages.ubuntu.com Port 443

Sim, é a versão 22.04 LTS mesmo. Sobre o site, eu tentei de todas as formas que eu sei mas não consegui instalar nada, mas no caso é pq eu fiquei perdido quando chegou na página de download mesmo

Habilite o repositório universe com:

sudo add-apt-repository universe
sudo apt update

Instale o drive com:

sudo apt install printer-driver-escpr

E então adicione a impressora novamente e a teste.

1 curtida

Deu certo! Foi tudo muito simples e rápido com esses comandos, muito obrigado!

O que estava ocorrendo é que, durante a formatação, você não marcou a opção que habilitaria repositórios adicionais, e por isso foi necessário habilitar o repositório manualmente.

Se você tivesse selecionado a opção durante a formatação, bastaria usar o comando que sugeri inicialmente para instalar o pacote. :wink:

o comando é todo numa linha só. o sinal “/” significa quebra de linha e continuação.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.