Distribuições LTS ou Rolling Realese

Estava pensando sobre as distros LTS e surgiu uma duvida. Nunca usei uma distro não LTS ate chegar na data final do suporte. Quando isso acontece eu posso apenas atualizar a distro ou tenho que reinstalar?

Pensei nisso porque vi que os sites dão muito mais destaque para a opção de download da versão não LTS e pesquisando descobre que as versões LTS são melhores para empresas por não precisaram atualizar o sistema sempre. E isso mesmo?

1 curtida

Sim, você pode migrar de uma versão LTS antiga para uma versão LTS mais nova apenas atualizando o sistema, sem precisar formata-lo. Porém, o risco de acarretar problemas é iminente, sendo assim, é recomendado sempre fazer uma instalação limpa.

Os sites dão muito mais destaque para a opção de download da versão não LTS ? Huuuuum! Quais sites ? Pq o da canonical, por exemplo, destaca muito mais a opção de download da versão LTS:

Captura de Tela_Área de Seleção_20200301014903

As empresas, geralmente, prezam pela estabilidade do sistema e verões LTS possuem pacotes estáveis, sendo assim, versões LTS são, de fato, melhores para empresas. Assim como para qualquer outro tipo de usuário que preze pela estabilidade do sistema, abrindo mão de pacotes mais atualizados nos repositórios oficiais.

1 curtida

1 curtida

No site do Kubuntu, eu não acho que eles tenham dado um destaque a versão 19.10, ela só está acima por ser a última lançada. Mas no site do pop, de fato, deixaram bem destacada a versão 19.10, não sei por qual motivo, talvez, a versão LTS deles esteja com alguns problemas ou algo do tipo.

Tive esse problema já com a primeira versão do Radix (gostava muito do sistema), dai testei outras distros, mas decidi migrar de vez para o Rolling Release, pois não queria mais ter esse problema instalei o Antergos, mas adivinha? Poucos meses depois o projeto foi encerrado, maasss… Apenas removi o repostório e pacotes do Antergos e deixei um Arch puro e estou usando o sistema até hoje e me atende bem.
Se você já tem problema com fim de suporte de versão de LTS passe longe das versões entre LTS (tipo ubuntu 19.10, etc).
O que posso recomendar são distros Rolling Release mesmo (Open SUSE Tumbleweed, EndeavourOS, Arch (tem o instalador zen installer), mas uma distro nova e boa é o Solus, que aliás tem fácil instalação.

Depende da distro, por exemplo, no fedora dá pra ir atualizando de 6 em 6 meses ou de 13 em 13 meses…

Só um detalhe…
LTS são versões de long-term support (Suporte de longo prazo) e rolling realese possuem suporte continuado, sempe em constante atualização.
As distros baseadas no ubuntu 19.10 não são rolling realese nem tão pouco são LTS… São versões de “vida curta”, de testes. O ubunto 19.10 só tem suporte até julho deste ano, ou seja, menos de 5 meses…

1 curtida

Não é devido a nenhum problema, é devido a filosofia da System76 (empresa responsável pelo Pop!). Assim como eu expliquei nessa postagem que fiz a um tempo atrás, a System76 não acha ideal o modelo de lançamento que o Ubuntu segue, tanto que diferentemente do Ubuntu e de outras Distros baseadas que acabam por congelar os pacotes, o Pop! mantém os pacotes atualizados da versão 18.04 até a versão 19.10, ou seja, você vai encontrar o Firefox na mesma versão esteja você usando o Pop! 18.04 ou o 19.10, por exemplo. Ademais, o Pop! possui um ritmo de atualizações frequentes, assemelhando-se a uma Distro Rolling Release até. Em sumo, a System76 prefere que seus usuários possuam o conforto oferecido pela novidade unida a estabilidade, tanto que atualmente, a System76 está pensando em alterar o modelo de lançamento de versões do Pop!_OS devido a já citada política que eles seguem, logo, com as novas versões, é de se esperar que o Pop! se torne cada vez mais independente do Ubuntu devido as preferências da System76 e por eles possuírem recursos para isto.

3 curtidas

Entendi, @anon75331397.
Obrigado pelo esclarecimento.

1 curtida