Distribuições Linux, seus nomes e significados

Vi isso no Reddit e achei interessante repassar:

Slackware - Slack, implica espaço pessoal e liberdade, independência e capacidade de pensamento original

Debian - Deb (ra) e Ian, que fundou o projeto (Debra era a namorada dele).

Ubuntu - algo sobre compartilhar e conectar a humanidade, uma tradução mais exata seria ‘humanidade para os outros’ ou ‘Eu sou o que sou por causa de quem todos nós somos’.

Fedora Red Hat - é um chapéu, agora que vai bem com Red Hat, o fundador usou um chapéu lacrosse vermelho enquanto estava na universidade (também fedora significa “presente de Deus”, mas isso não tem nada a ver com escolher o nome para a distribuição)

CentOS - Community Enterprise Operating System

Gentoo - é um pinguim, O pinguim mais rápido, (veja o logotipo do pinguim do Linux), originalmente chamado Enoch Linux em homenagem a uma figura bíblica que viveu por 365 anos

Manjaro - Kilimanjaro, a montanha que o fundador de Manjaro escalou

SUSE - Software-und System-Entwicklung, alemão para Software e Desenvolvimento de Sistemas

Mandrake - a julgar pelo logotipo, isso pode estar relacionado ao Mandrake, o mágico

Mandriva - uma combinação de dois nomes de empresas, MandrakeSoft e Conectiva

Kali - originalmente, foi projetado com foco na auditoria do kernel, de onde recebeu o nome Kernel Auditing LInux

Zorin - é o sobrenome dos irmãos que o criaram, também Zorin em sânscrito é / era um nome dado a meninos que significa forte ou poderoso

Deepin - nome de uma empresa chinesa, significado provável: inflamado, esclarecedor, emocionante

Bodhi - o estado de iluminação alcançado por um budista que praticou o Caminho Óctuplo e alcançou a salvação

Devuan - (De) bian + VUAn (administradores veteranos do Unix)

Knoppix - tem o nome do desenvolvedor Klaus Knopper, também Adriane KNOPPIX “subversion” que possui um leitor de tela para cegos, que leva o nome de sua esposa que é cega

MX Linux - O nome vem da combinação de (M) epis Linux (o nome da empresa não tem nenhum significado particular) e anti (X) Linux, ambos baseados nas distribuições MEPIS mais antigas.

Arch - o criador gostou do significado da palavra para “o principal, o melhor”, como em “arquiinimigo”[arch-enemy]

siduction - uma combinação de sid (sim, é Sid de Toy Story), codinome para o branch instável do Debian e a palavra seduction [sedução] (depois de ler sobre isso, siduction soa como uma versão melhorada de sid)

PopOS - é um sistema operacional e foi feito para ser popular, essa é uma versão, outra sendo sobre a interface visual que está “aparecendo” (ambas as suposições, não consigo encontrar nada oficial)

Void - o nome vem de sua falta de pacotes e de um líder de projeto (trocadilho intencional) - Void vem do C literal “vazio”, o nome foi escolhido aleatoriamente e não tem um significado mais profundo

Feren OS - “Eu honestamente peguei Heron e botei uma palavra que rima com isso.” - dito pelo desenvolvedor do sistema operacional

NixOS - niks é holandês para nada, foi convertido para nix em inglês, prefixo SO adicionado mais tarde

GNU - significa “GNU não é Unix” [GNU is not Unix]

Alpine - originalmente significava A Linux Powered Integrated Network Engine

Mint - disse o desenvolvedor: Mint é fria, é curta, é fresca, é fácil de digitar e lembrar e em inglês significa até “cool”, “good condition”, “perfect” + também sua bebida não alcoólica favorita, cheiro e sabor

Bedrock Linux - sinônimo de base, fundação sobre a qual partes de outras distros são colocadas (outros nomes propostos foram Foundation, Frame e Scaffolding)

Mageia - (Mandriva antigo), o termo grego mageía (μαγεία) significa encantamento, fascinação, glamour, magia

Ututo - depois de um pequeno lagarto argentino relacionado às lagartixas, este foi o primeiro sistema operacional GNU / Linux totalmente livre reconhecido pelo projeto GNU

Android - assim chamado porque um dos fundadores, Andy Rubin, que gostava de robôs e foi apelidado de Android enquanto trabalhava na Apple

Artix - do FAQ oficial: É complicado. Mas “The Art of Linux” soa bem.

DSL - Damn Small Linux assim chamado por causa de seu tamanho, o iso tendo pouco menos de 51 MB

Garuda - nome indígena que significa “carregando grandes fardos”, “o pássaro sagrado que carrega Vishnu” e “águia celestial”

17 Curtidas

Essa do Gnu é no mínimo redundante, só não é se eles estiverem se referindo a uma espécie de antílope. É igual ao WINE, uma “piadinha” redundante.

6 Curtidas

Se não me falha a memória, já tem um tópico com esse conteúdo.

1 Curtida

No universo Linux é o que mais se vê :joy:

2 Curtidas

Toda vez que mencionam o Garuda, logo lembro daquele personagem do Street Fighter EX

4 Curtidas

Já eu me lembro do juíz do inferno que levou uma surra do Ikki e do Albáfica.

2 Curtidas

E eu lembro da Índia e de Digimon.

2 Curtidas

Gaduramon, super evolução da Birdramon.

3 Curtidas

que é um PT de um apelão diga-se de passagem

1 Curtida

:wave:t2:Curioso e bem legal este tópico, matando a curiosidade dos nomes das Distros. Excelente! Caso tenham mais nomes para postar, :innocent:

:pray:t2:

2 Curtidas

Minha curiosidade está na “família” CrunchBang/Bunsenlabs.

A logo da Bunsenlabs é o desenho de uma chama. Remete ao Bico de Bunsen, um queimador, instrumento de laboratório inventado pelo químico alemão Robert Bunsen. As edições do Bunsenlabs têm nomes de elementos químicos. Fico pensando se CrunchBang seria o som de uma reação química que saiu do controle…

2 Curtidas

Nice. :ok_hand:

E os nomes das distros brasileiras?
Por que DuZeru? (Não é um sistema criado desde a base, feito Solus, Void ou Mazon OS; derivou do Debian.)
BigLinux? Radix? Gobo? Metamorphose? Amarok? Tiger?

RAul DIpeas linuX

Meu felino favorito :roll_eyes:

1 Curtida

Esse nome deve ser um problema danado para a distro, sempre que pesquiso simplesmente “Amarok Linux” os buscadores retornam nas primeiras colocações, por causa dos algoritmos (relevância internacional), o player do KDE.
Esse é um caso onde a mudança de nome é algo a ser pensado.

2 Curtidas