Distribuições *BSD brasileiras?

Sempre vejo as pessoas falando de distros Linux brasileiras, mas distros *BSD nunca são faladas, e pesquisando sobre eu tambem não achei nada sobre possiveis “BSDs made in Brazil”…

1 curtida

Pesquisando no DistroWatch: 0 resultado

filtro usado:

image

1 curtida

Mesmo que se pesquise o mundo todo, temos apenas 16 variações e a maior parte não é para ser usado em desktop: DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.

@COERSA, desencana brother, BSD para desktop é tipo macOS para server, até tem gente que usa, mas não é nem o padrão, e nem a primeira alternativa.

7 curtidas

kkk, não vou desencanar não, gosto do FreeBSD em meu computador e vou continuar nele. Com relação aos tópicos sobre BSD acho que não tem futuro mesmo não, foi uns 3 posts sobre ele e somente um teve resultados satisfatórios.
As variações do BSD eu imaginava que fossem poucas mesmo, mas 16? Superou as minhas expectativas, talvez ainda tenham umas 4 ou 5 perdidas por aí, já que você usou o critério “Active” para listar elas.
Não tem muito incentivo para a criação de BSDs focados no usuario comum, até porque a comunidade BSD é bem pequena, e caso algum desenvolvedor de bom coração deseje desenvolver um BSD para usuario comum, é bem provavel que o projeto não dure muito.
O BSD mais duradouro que atendia o quesito usuario desktop comum foi o PC-BSD, e o mesmo acabou sendo descontinuado esse ano.

1 curtida

Existe de alguma forma “vantagem” eu usar sistemas baseados em BSD?
Fiz uma instalação do FreeBSD com bspwm uns dias atrás, a instalação é bastente diferente de algo baseado em Linux, apesar de que, na hora de instalar o Xorg, a WM e os pacotes básicos necessários (sxhkd, polybar, xfce4-terminal…) não houveram muitas dificuldades ou diferenças, mas não cheguei a ir muito além disso.
Nos repositórios se nota falta de pacotes mais “comuns” nas distros linux? tem boa compatibilidade com hardwares? problemas com nvidia ou drivers no geral? pacotes antigos ou desatualizados?

1 curtida

Acho legal a sua empolgação, mas finque os pés da realidade sempre, para não achar que é algo que não é, isso pode evitar decepção. Falo por experiência própria em relação ao Linux.

2 curtidas

Programas open source são mais comuns no BSD, justamente pelo código aberto, alguns foram portados. Mas de forma geral, não existe um mercado de apps de desktop para BSD. A menos que você conte o darwin do macOS, como um BSD-Like.

2 curtidas

Vantagem é algo bastante relativo, eu por exemplo utilizo o FreeBSD em dualboot, me interesso pelo sistema operacional, acho interessante sua forma de funcionamento, mas vantagens não vejo muitas.
Pessoalmente não notei falta de pacotes nos repositórios, a unica vez em que notei isso foi ao instalar um jogo para testes, mas foi fácil ir no github, baixar o source code e compilar, hardware é onde o BSD mais peca, com muitos usuarios desistindo de sistemas operacionais baseados em BSD por esse motivo, por outros drivers alem do intel eu não posso dizer já que uso placa integrada intel e o driver open source que o BSD trás funciona perfeitamente, mas falando por outros, vi em alguns fóruns problemas com drivers nvidia open source, não notei pacotes antigos/desatualizados nos repositórios.

1 curtida

Toda vez que começo algo acabo me empolgando, acho que estou indo meio longe com os BSDs. Vou seguir o seu conselho

Sim, isso é verdade a maior parte dos programas para BSD são open source

Se alguém que entenda de desenvolvimento formar uma equipe torna-se possível.