Distribuição que instala ao lado de outra

Olá pessoal…

Uma dúvida básica: além do Linux Mint, qual(is) outra(s) distribuição(ões) permite(m) instalação (facilmente como o Linux Mint) ao lado de outra já instalada? Sei que o POP OS não permite, mas há outras que permitem?

Abração pro 6.
Luís Cláudio LA

1 curtida

Basicamente todas (ou quase) que usam instaladores gráficos, como o Ubiquity (usado por Ubuntu, Mint, Zorin e várias outras), o Calamares (usado por Manjaro, Arcolinux, Garuda, Gecko etc.), YasT Install (usado pelo OpenSUSE). O Anaconda, do Fedora, deve funcionar, mas nunca testei - isso em instalações dual boot automáticas.

Em instaladores manuais (linha de comando e por aí vai, como Debian ou Arch), varia o nível de dificuldade, mas é plenamente possível fazer multipleboot com várias distros e Windows - vide o caso do @frc_kde

2 curtidas

Olá @luisclaudio tudo bem contigo?

Complementando a resposta do @Rodrigo_Chile todas distros permitem, a “facilidade” vai depender do seu nível de conhecimento e do espaço em disco disponível.

Para fazer “dual boot” com o Pop!_OS basta você usar o particionamento manual e criar as partições necessárias, usei meu computador com Pop/Windows10/Debian por meses (atualmente está Debian/W11/Archcraft).

Talvez este vídeo ajude a tirar suas dúvidas e dessa forma, você consiga testar as distros que deseja.

Caso tudo o que você queira seja “dar uma olhada” em outras distros rodando no seu hardware real, gravar um live-pendrive geralmente é uma das melhores escolhas.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Olá @eddiecsilva e @Rodrigo_Chile … Obrigado por responder…

Eu sei que, de algum modo, deve dar para fazer dual boot com qualquer distribuição, mas eu estou procurando algo simples como no Linux Mint, ou seja, começo a instalação e ele me pergunta “Percebo que tem um outro SO instalado aqui… Você quer apagar tudo e colocar o meu SO no seu computador ou quer instalar ao lado do que está aqui?” Se eu respondo que quero instalar ao lado, ele pode até me mostrar lá as opções de tamanho de partição que quero deixar para cada SO, mas não muito mais do que isso (em nível de dificuldade).

São distribuições com esse nível de facilidade que estou querendo saber se existem e quais são elas…

De qualquer modo, obrigado por responder… Vou ver os vídeos que indicou… :wink:

Abração pro 6
Luís Cláudio LA

1 curtida

Olá @eddiecsilva:slight_smile:

Eu estou tentando instalar o Pop!_OS ao lado do Windows, pois preciso de um único software que faço o horário escolar e que a licença já comprada não funciona no Linux quando instalo o mesmo software lá por meio do Wine: (https://www.asctimetables.com/) e US$120,00 (preço da licença dele) hoje é bem mais dinheiro do que antes…

Enfim… Eu vi os vídeos mencionados acima (os dois), mas aconteceu o que o @Dio falou no vídeo das partições “existe muita gente que faltou essa aula e não consegue dar um rumo na vida quando chega nesta parte de formatação”… Pois é… Estou tentando, mas não consigo passar da parte da formatação mesmo… :laughing:

Deixe-me descrever onde estou…

  1. A Bios está programada como ele falou: WEFI lá no boot

  2. Depois de eu chegar na parte do Avançado das partições no instalador do Pop!_OS que estão assim no momento:

  3. Quando vou apontar o que cada partição é, para a raiz / não tem problema. Fica ok, mas para o Boot aí já não tem jeito. Aparece esse Triangulozinho do ‘Satanás’ :laughing: (brincadeira) daí não sai… Não habilita o botão de formatar e prosseguir na instalação.

  4. Há uma mensagem que aparece em baixo que fala sobre uma partição GPT ou algo do tipo. Eis a mensagem
    "Select whith particions to use acros all drives. Selecting “Format” will erase ALL data on the selected particion [CIENTE. ATÉ AQUI OK]. You must at least select a Root (/) particion, [OK. AQUI ESTÁ OK. ELE SELECIONA], plus a Boot (/boot/efi) partition that is at least500 MiB [OK ESTÁ CRIADA EM UMA PARTIÇÃO LÓGITA ESTENDIDA] on a GPT disc [TALVEZ SEJA AQUI QUE MORE O PROBLEMA, POIS NÃO CONSEGUI VER ESSE NOME…]. It is also recommenden to select a Swap partition [É RECOMENDADO OU NECESSÁRIO? NÃO FIZ ISSO AINDA… SE CRIAR MAIS ESTA PARTIÇÃO, DE QUE TAMANHO SERÁ?]

Enfim… Não consigo passar deste ponto. O @Dio fez essa parte muuuitooooo rápido no vídeo dele. Veja o que foi mostrado:

Está no instante 11:28. Neste outro vídeo do Zer01Ti ele mostra com fazer as partições e parece até fácil e o Triangulozinho do Satanás não aparece para ele. Funciona tudo bem e parece simples, mas… Hehehehe… Devo estar fazendo algo errado em algum lugar… Veja o vídeo:

Enfim… Se eu não conseguir resolver isso, vou instalar por cima do Windows mesmo, mas é que eu preciso, duas vezes por ano, do programa que constrói horário. Ele até instala via Wine e funciona no Linux, mas não tenho como usar ele plenamente por conta da licença.

Eu fiz menção ao @eddiecsilva porque ele sugeriu os vídeos, mas se alguém souber dizer onde estou errando, ficaria grato. :sweat_smile:

Grande abraço
Luís Cláudio LA

Boa tarde. Já pensou em usar outra distro ??. Tive problemas com o Pop!OS algumas vezes então acabei desistindo e usando outras distros como Ubuntu e Linux Mint. Tente uma dessa que talvez seja mais facil de resolver seu problema.
Vendo mais calmamente sua partição /dev/sda5 é o /boot/efi ?? marque em fat32 o /boot/efi. Peço desculpas por não poder ajudar muito. Outra coisa amigo tentou criar uma “swap” como parece pedir ali. Meu inglês é péssimo por isso não posso ajudar muito.

Olá @Mr.Silver sem problema…

Toda ajuda é bem-vinda… Vou tentar o que disse… O Pop!_OS eu uso no meu computador do trabalho… Era mais para ficar com as mesmas coisas… :wink:

Abração
Luís Cláudio LA

Entendi amigo. Editei meu post. Tente criar uma partição Swap pode ser que resolva. Você usa “ssd” correto?? Se a resposta for sim espere alguém mais entendido que eu nesse assunto. Mais uma vez peço desculpas por não ajudar muito.

Olá…

Sim, eu uso SSD, mas nada do que eu fiz resolveu. Ocorre que chegou um momento que nem Windows e nem boot pelo pendrive acontecia. Fiquei um tempão tentando e nada.

Refiz o pendrive bootavel usando outro computador e consegui fazer o boot pelo pendrive. A partir de então se eu tivesse um SO funcionando já seria ótimo. Então, mandei fazer uma instalação limpa achando que o problema estaria resolvido, mas qual não foi minha surpresa quando mesmo mandando ele apagar tudo e colocar só este SO novo, também deu problema. Veja…

Ele apagou todas as partições, mas parece que acontece algum problema que ele não consegue instalar.

Ele sugere fazer algo manualmente… Vou ter que levar o computador para ver se algum técnico consegue fazer ele ao menos deixar instalar um SO. Mesmo com o Pendrive bootavel e mandando apagar tudo, não deu… Minha experiência em colocar um sistema ao lado do outro não foi das melhores. Por isso lá na minha primeira pergunta lá em cima eu tinha a dúvida (e continuo tendo): além do Linux Mint, qual outra distribuição faz a instalação de um sistema ao lado do outro de forma simples como o Linux Mint? Tentei fazer manualmente, mas não deu…

Depois conto como essa história terminará :confused:

Abração
Luis Claudio LA

Bom dia. Nossa amigo agora ficou osso. O fedora é bem legal para fazer dual boot eu fiz com Windows 10 selecionei particionar automaticamente. Segue a imagem:

Você pode usar em Btrfs já que esta usando ssd mas alguem com mais experiencia que eu pode te ajudar melhor. É só instalar o Windows e depois o fedora faz a magica. Mas como eu disse é melhor alguem com mais experiencia te ajudar já que eu não tenho ssd. Peço desculpas por não poder ajudar muito. Mas tenho certeza que no final vai dar tudo certo amigo. Boa sorte.

@Mr.Silver (Leandro) Obrigado por responder.

Eu descobri que o Zorin OS também permite instalar ele ao lado de outro. Fica aí mais uma opção.

Abração
Luís Cláudio LA

Por nada amigo. Que bom que o Zorin OS também é uma opção a mais. Boa sorte Luís Cláudio LA como esse sistema e se precisar pode contar com os amigos aqui.

1 curtida