Distribuição para um Notebook "SiS" da vida

Ola Pessoal!
Bom eu tenho um IntelBras i435 bem antigo alias kkkk
Queria saber qual distro posso usar bem confortavelmente nesse Notebook com Chipset “SiS”, de preferência bem simples que não vai dar dor de cabeça igual o Debian ou Slackware
Agradeço desde ja!
(Intel Pentium T340 4GB RAM 250HD)

O problema desses Chipsets é o driver de vídeo. Tive que compilar um driver quando precisei instalar o Linux Mint em um notebook de um cliente que tinha aquele driver VIA Unichrome.
Pode seguir esse tutorial que muita gente conseguiu fazer as placas SiS funcionar e na resolução correta do monitor. (Tutorial para o Linux Mint 11, mas, como pode ver nos comentários, servirá tanto para o Ubuntu quanto as versões mais atuais do Linux Mint)

PS: Como ideia para distribuição, sugiro que utilize o Linux Mint com XFCE, pois é bem leve e não exige aceleração de Hardware para rodar, sendo assim, não força teu hardware para subir a interface gráfica.
Já tive que recorrer ao XFCE justamente em um notebook de 2013 que utilizo até hoje e que tem gráficos Radeon HD6310 e um Processador de apenas 1,3GHz (AMD E-300). O Linux Mint XFCE foi o que tive melhores resultados e consigo inclusive utilizar a porta HDMI transmitir a tela pra minha TV e projetores de vídeo.

1 curtida

Mas no caso teria q usar o Linux Mint na arquitetura i386? Ou posso usar a AMD64 nele? Ja que a CPU suporta
Bom mesmo assim testei e não deu certo, o driver no inxi por exemplo aparece “N/A”

O Big Linux deve lhe dar bem com chipset SIS, pelo menos antigamente (2011) ele era ótimo pra isso, mas como não usei pra valer desde q retornou, não posso dar certeza.

1 curtida

Eu tentaria o live do puppy linux. Rodou bem num pentium dual core com 1GB de ram que eu tinha aqui.

1 curtida

Mas essa máquina tinha chipset SIS?

1 curtida

O problema que so tem as versões com KDE e LXQT kkkk e esse hardware ja não aguenta nenhum dos dois

@ruanelivelton18, dê uma lida no artigo do link abaixo e também leia a postagem de hmslima na seção de comentários:

Po interessante kkkk achei q nem existia os binarios 64bits dessa SiS, mas no caso eu so preciso da aceleração gráfica, no caso como ja estou usando o puppy Linux teria alguma melhora?

Os binários existem, mas infelizmente não se comparam ao que você consegue no Windows XP. Com o PuppyLinux você consegue um sistema leve, mas não sei se você terá alguma aceleração gráfica nele (você já tentou rodar um vídeo em tela cheia para testar?).

Se a aceleração gráfica for importante para você e você não estiver conseguindo isso com o Puppy Linux, tente fazer a instalação desses binários no PuppyLinux como o artigo ensinou para o *ubuntu, caso não dê certo, só lhe resta duas opções:

• Instalar o Lubuntu com os drivers como foi ensinado no artigo.
  • Instalar o Mageia 5.1 que já tem nativamente os drivers
1 curtida

Lembrando que a família Puppy é extensa, você pode tentar usar um derivado da família:
http://puppylinux.com/family-tree.html
http://www.murga-linux.com/puppy/index.php?f=35

http://murga-linux.com/puppy/viewtopic.php?t=95867

Estude-as e experimente-as.

P.S.: isso me lembro aqueles casos com processadores VIA.

1 curtida