Distribuição derivada do Puppy Linux em Pt-Br?

Alguém sabe de uma derivada do Puppy que aceite o Português Brasileiro? Ou mesmo o Português Europeu em último caso? É que a família Puppy é muito extensa e existem muitas distros com informações escassas, descontinuadas, etc. Sei que o FatDog64 aceitava, mas, agora está com uma base híbrida.

1 curtida

Não é derivada do Puppy, mas eu baixei dia desses o Elive OS, baseada em Debian e com Enlightment como DE. É levíssima, menos de 200 MB de RAM após o boot. É meio feinha, como todo Enligtment, mas bem feitinha e parece que bastante customizável. O projeto parece andar lentamente, pra baixar tem que fornecer um email que 1 hora depois eles liberam o link pra baixar. Tem pra 32 bits na versão Stable e 32 e 64 bits na versão Beta (que estão mexendo tem um par de anos). E aceita português logo no boot do live-USB. Versão em IMG para pendrives e ISO para VM e DVD (imagino que rode também em pendrives, especialmente se vc usa Ventoy). Vale o confere…
https://www.elivecd.org/

1 curtida

Vou conferir. Acho que já baixei um live-CD antigo dessa distro. Estou querendo fazer uns testes com hardware muito antigo.

1 curtida

Bem provável que funcione. Tem uma versão pra hardwares bem fracos/antigos. Olha lá e fala aqui como foi

1 curtida

Como o Puppy não suporta multiusuário, ou seja, VC se loga somente como root, acaba deixando um pouco a desejar na segurança e acesso dos apps a raiz do sistema. E ainda a falta de versões e distros 64bits, não sendo possível instalar alguns apps como o Google Chrome.

Mas por ser leve e minimalista e ser compatível com os pacotes do Ubuntu e Slackware, é um sisteminha que é uma jóia.

Mas por ele não ser multiusuário, ando estudando e cojitando o Alpine OS, e quem sabe lançarem alguma distro dele que se mostra com pouco uso de memória.

Mas já tentou usar o Puppy com o pacote de tradução em PT-BR como ele solicita? No site Index of /puppylinux/ você vai encontrar o espelho oficial e todos os pacotes lá, incluindo a tradução para o sistema. E olha que ele aplica o ambiente fica até que bem traduzido por inteiro.

http://distro.ibiblio.org/puppylinux/pet_packages-noarch/

Ai você procura o pacote de langpackque desejar e aplica ao sistema.

Vou tentar, normalmente só acho pacotes de tradução para versões muito antigas.

Bem o que está no mirror é oficial, então acredito que o que está lá mesmo antigo não é obsoleto.

1 curtida

Testei o novo Puppy que saiu essa semana, realmente está muito fluído e bem agradável principalmente, adoro o sistema de arquivos dessa distro. Porém, continua sem suporte nativo ao Português tanto Europeu, quanto Brasileiro. O pacote .pet por ser antigo e não ter sido completado, não traduz completamente o sistema. Testei também o novo Elive lançado semana passada e também está extremamente fluído mesmo com os efeitos do tipo Compiz acionados, só é estranha a forma de liberação dos downloads deles.
Me pergunto se os DebianDogs e o FatDog64 são compatíveis com arquivos .pet? :face_with_monocle: :face_with_monocle:
@andryel

1 curtida

Eu tbm acho esquisito isso do Elive, mas assim eles formam uma base de usuários e possíveis beta testers. Mas, realmente, eles tem um alcance bem pequeno mesmo…

1 curtida

Se eles deixam o acesso mais livres a distro teria mais potencial, pois, provavelmente é a principal distro com Enlightenment. Parece que eles fazem tudo isso também para convencer aquele que pretende conhecer o sistema doar alguma coisa para o projeto, isso deixa o acesso “meio fechado”. Agora, o sistema tem muito esmero, é muito “azeitado”.

1 curtida