Eu sou usuário do windows desde sempre, e mês passado decidi criar inicialmente um dual boot com windows e linux.
O linux está sendo meu principal até o momento, o windows apenas para jogos, alguns jogos novos ainda não estão rodando direito, na minoria.
Pesquisando eu gostei muito do POP_OS COSMIC, e instalei. Estou curtindo muito, tirando alguns bugs, fazendo pesquisa e conversando com meu amigo chatgpt, inicialmente me recomendou o Mint por compartibilidade com meu pc, depois o FEDORA.
Eu gostaria de uma ajuda.
Eu utilizo 2 monitores
Principal QUADHD 27´’ 180HZ
Secundário FULLHD 27`` 165HZ
CPU AMD 5600
32GB RAM DDR4
GPU NVIDIA RTX 4060
Qual seria a distribuição mais compatível para meu PC no momento, eu não quero uma que me deixe acomodado, que se pareça com o windows, pois não teria motivo para fazer um dual boot com um sistema parecido com ele. Quero algo mais a linux, onde não me lembre o windows, mas também que me ajude a aprender no dia a dia com o linux, aprender e avançar mais, nos conhecimentos do sistema.
Caso o COSMISC não seja uma boa no momento, futuramente eu planejo voltar, gostei de tudo que utilizei, mas infelizmente percebo alguns problemas.
Tem vezes mexendo em algumas configurações simples do sistema, ele para de funcionar, clicar e preciso reiniciar o PC, coisas como alterar zoom da tela, ou conectar e desconectar um monitor, essas coisas.
Cara, se você não quer algo parecido com o windows, tente o Ubuntu 26.04 LTS ou o Fedora 44.
Elas não são tão amigáveis para iniciantes quanto o Linux Mint ou o Zorin OS, mas ainda assim são relativamente fáceis de usar.
Mas você também pode usar o Zorin OS com um layout diferente. Ele já vem com alguns layouts por padrão que são mais diferentes do windows.
De forma bem geral, você vai conseguir aproveitar esse hardware em praticamente qualquer distro das mais “famosas” ou recomendadas. Todas elas vão te levar ao mesmo lugar, a diferença principal é como você vai chegar lá.
O Pop!_OS usa uma base que chamamos de LTS - mas - ele também usa programas e drivers mais modernos, o que acaba fazendo dele um meio termo entre estar atualizado e ter um ambiente estável. A versão mais recente do Pop usa uma versão ainda em desenvolvimento do ambiente Cosmic e provavelmente é por esse motivo que você está enfrentando alguns travamentos.
Se você está gostando, não há um real motivo técnico para você trocar agora.
Mas, se você quer testar algo com mais foco no público gamer, provavelmente o Bazzite ou o CachyOS são duas escolhas interessantes. A proposta delas é bastante diferente do Pop!_OS e nos dois casos você pode usar ambientes gráficos bem diferentes da abordagem do Windows.
A única ressalva é que essas distros podem exigir um pouco mais de estudo da sua parte - o que faz sentido, considerando que você manifestou interesse em aprender mais sobre Linux.
Eu sinceramente queria muito continuar com ele, mas infelizmente existem bugs que só reiniciando o PC.
Exemplo: Descobri um novo agora, se eu deixar o pc parado, ele apaga as telas, o que é normal, mas na hora de retornar, ele não faz isso, fica ligado mas o teclado para de funcionar, então não consigo ativar ele, só reiniciando. Infelizmente é um pouco frustante, tem coisas que eu não me importo, e como estou utilizando o linux como principal, essas coisas acabam atrapalhando muito, meu intuito é mudar para continuar me familiarizando e aprendendo, e futuramente ele se tornando mais estável, eu retornar, curti muito.
Meu objetivo é me livrar totalmente do Windows, então o foco seria um sistema para estudos também além dos jogos, como meu pc não é para trabalho, então não estou dependente do windows, tanto que o jogo que não estava tão compatível, eu dei uma pausa. Meu foco maior é aprender e me familiarizar mesmo com o linux, futuramente posso focar mais em jogos, mas não é prioridade agora, até porque troquei de jogo por um que está indo bem no linux.
Infelizmente o Cosmic ainda está distante de ser um DE completo e utilizável como é o Gnome ou KDE, por exemplo.
Talvez na próxima LTS do Pop_OS! já esteja tudo pronto e utilizável.
O fato de uma distro ser semelhante ao Windows não a diminui ou a faz menos Linux por isso. Eu prefiro o Linux Mint pela facilidade de uso e vai rodar liso no seu computador.