[DISCUSSÃO] Tamanho de post em um blog

Estou trabalhando no primeiro post do meu blog, que vou divulgar o link aqui em breve, e gostaria de saber vocês se incomodam com posts muito extensos em blogs?

obs: meu primeiro post é como começar do zero na programação abordando da forma mais completa possível todos os caminhos que podem seguidos para quem não sabe por onde começar e o post vai ser bem grande (até agora 5 páginas de documento .doc)

Obrigado pelo feedback

1 Curtida

Acho que tens que ter um pouco de bom senso em perceber quando um post ta ficando muito grande.
Isso acaba sendo “chato”.

Penso que quando o conteúdo é muito extenso, mais vale quebrar em mais de um post. (Parte 1 e 2 por exemplo)

Qualquer coisa, se precisar de um parâmetro de comparação pra saber o tamanho do post, análise os posts do medium.

Boa sorte no projeto o/

1 Curtida

Obrigado pelo feedback sincero amigo, vou olhar com certeza

1 Curtida

Fala @doretox tudo beleza?

Se seu público vai achar o tamanho do post grande demais ou não é diretamente proporcional à três coisas: perfil do público, qualidade do conteúdo e técnica de escrita. Eu gerencio um projeto onde já identificamos que a maior parte do nosso público não consome conteúdos maiores que 1000 palavras, por outro lado, eu acompanho o projeto “viver de blog” e lá é raro você achar um conteúdo com menos de 3000 palavras.

Na minha opinião (e experiência) não existe uma fórmula mágica, você precisa ir gerando os conteúdos e com base no feedback ir dosando as coisas.

:vulcan_salute:

3 Curtidas

O tamanho do post não é problema, desde que o conteúdo seja relevante e a forma de escrita seja interessante o suficiente, mas se o seu objetivo é gerar números, posts grandes podem ser um problema.

1 Curtida

Não acho ruim postagem grande, se o assunto e a forma que está sendo passada for interessante, não tem problema algum. o que não gosto é quando começa a enxer linguiça, ou repetir muita coisa dentro do texto, isso costuma me irritar até o ponto que eu desisto de continuar com a leitura.

1 Curtida

Mano, sendo sincero, depende. Tem texto gigante que dá pra pular partes inteiras e fica de boas, outras vezes não dá pra pular nada e você fica vidrado. E por último tem os textos que poderiam ser subdivididos em quatro ou cinco mais aprofundados. Qual deles será o seu?

1 Curtida

Como sempre @eddiecsilva com ótimos comentários que agregam muito. Obrigado mesmo.

No quesito técnica de escrita confesso que é meu ponto fraco, mas estou trabalhando muito para isso =)

1 Curtida

números nunca serão a prioridade, eu quero melhorar meus próprios conhecimentos e ajudar pessoas só

1 Curtida

Obrigado pelo feedback com certeza olharei isso na hora de escrever.

Boa pergunta, vou estudar mais meu texto e pensar na melhor disposição para ele. Até o momento estou considerando fracionar em três posts relacionados

1 Curtida

Depende do conteúdo e de como ele é apresentado.

1 Curtida

Isto é bastante relativo, pois vai muito também da personalidade de cada pessoa.
O perfil do seu público alvo já será para pessoas que TEM QUE SE ACOSTUMAR A LER MUITO!
A própria programação em si é praticamente leitura e escrita. Acredito que para o seu público alvo não tenha tantos problemas textos grandes, mas tem problemas com certeza textos pouco dinâmicos e repetitivos.
Procure ir direto ao foco!
Lembrando que programação é binário e binário é 0 ou 1, não existe meio termo! Programadores também são binários! Ou é ou não é! O meio termo não serve! rs

1 Curtida

Nunca tive blog, mas posso falar da minha experiência de leitora:

• Quando o post é muuuito grande, sou mais propensa a ler quando é dividido em parte 1, parte 2, etc;
  • Tenho horror em ler coisas onde o cara quer parecer muito culto ou rebuscado e/ou esquece que está escrevendo conteúdo para iniciantes. Uma escrita mais simples e completa é mais memorável. Tente ser simples antes de querer ser incrível.
  • Títulos e subtítulos pra mim são importantes pois me guiam melhor pela leitura, especialmente se o texto for grande. Não gosto de ler posts onde o autor simplesmente joga um emaranhado de texto, sem nenhuma subdivisão clara.
  • Também gosto de ler coisas que tenham exemplos.

Não sei se esse é o padrão de todos os leitores, mas é só uma opinião.

3 Curtidas

Concordo com os pontos citados, menos que o público obrigatoriamente tem que ser formado por iniciantes, nem todo mundo quer passar o b-a-bá, as vezes o cara quer abordar um conteúdo mais avançado e não dá pra traduzir uma bíblia num único versículo, na maioria dos casos.

Mas ele mesmo disse que o primeiro post é programação do zero. Consequentemente, esse público deve ser mais iniciante, creio eu. E por mais que não seja para iniciantes, existe uma diferença brutal entre escrever de maneira rebuscada (ou até prolixa) e escrever conteúdo avançado.

1 Curtida

Depende, se o post for direto a ponto e usar uma linguagem que faça uso do que a pessoa sabe, ótimo, se for enrolação reveja isso aí

1 Curtida

cara valeu mesmo kkkkkkk, gostei muito do seu comentário e fez muito sentido. Vou considerar

1 Curtida

Obrigado pelo feedback, gostei da parte dos exemplos e vou incorporar =)

Eu preciso me policiar bastante com isso, venho de um ambiente bem acadêmico e já quero logo sair citando artigo cientifico HAHAHAHHAHAHAHAAH