Discussão sobre Obsidian

É, não é mesmo. Engana muito tendo um github, tem muita cara de Notion. Tem o código fonte disponível pra baixar direto pelo github deles. Mas não dá pra garantir que o executável é o mesmo do código fonte.
Eu não confiaria em nenhum método de sync pra um servidor desconhecido, nem mesmo pra soluções tipo Drive e Dropbox.

Como alguns já disseram, quando um software é open-source normalmente para conseguir gerar alguma receita para manter o projeto eles criam uma versão comercial contendo recursos/funcionalidades amais ou fornecem suporte prioritário.

Talvez um exemplo seja o app Docker, ele é open-souce mas se uma empresa quiser usar a mesma deve adquirir uma licença de uso (posso estar falando asneira mas pelo que me lembro a Docker funciona assim).

O Obsidian cobra até pra usar pra trabalho. Existe alguma licença que proíba inclusão de DRMs? E como o artigo sobre o Obsidian fala, não tem como garantir que o código fonte seja 100% sem problemas(como um uso de IA, uma DRM problemática, etc).
Já tiveram casos onde softwares de código aberto como emulador de XBOX que tentaram incluir DRM.
Verifiquei o tal código fonte que eles colocaram. É fake. Só orientações pra plugin.

Os repositórios não são fake, eles estão focados em outras áreas como plug-ins e APIs para integração, todos estão bem descritos e o fato do programa não ser open source já foi bem discutido no fórum oficial deles.

Olhando no site deles não há nenhuma indicação ou insinuação de que o programa seja open-source, então, não me parece que esteja rolando má-fé.

:vulcan_salute:

Não sei no caso do Obsidian, mas geralmente no GitHub vai ter uma pasta “.github” e dentro dela outra “workflows”, nessa pasta tem a receita usada para construir o executável, aí é só forkear o repositório e construir você mesmo verificando a hash, então dá sim pra verificar

Sim a GPLv3

O Obsidian não é open source, simplesmente uma escolha dos desenvolvedores do projeto, o que não torna ele necessariamente ruim, por si só. Os desenvolvedores do projeto já se pronunciaram diversas vezes sobre o assunto, recomendo a leitura:

Eu, mesmo sabendo dos pontos positivos do Notion e Obsidian, tenho preferência por projetos de código aberto e, portanto, utilizo o logseq, que mesmo com menos funções, é um ótimo software que atende bem o meu caso.

Tem o Joplin também, é de código aberto e bem completo e tem sincronização