Discussão sobre o KDE Plasma

blz. ainda tem lua pra analizar. hehe.

esse e foi so a intro. parece q o kde neon era oq eu estava procurando, achei ele bem basico sem firulas!

o bom que pra instalar temas e facil. hehe! embora nao gosto de modificacao.

to na live iso. o meu avaliar mesmo, so depois de tempo instalado!kkk
mas oq eu nao conseguir resolver ja sei a quem recorrer. VC!

2 curtidas

Uso KDE e pra mim, os aplicativos do seu ecossistema atendem muito bem. Não preciso instalar nada do Gnome nele.

4 curtidas

eu tbm, sempre consigo me virar com o basico q vem instalado nas distros. apenas sou chato nas escolhas!kkk

mas na real, quaquer distro/interface pra mim fica de boa.

Seria bom dar uma remodelada no gerenciador de partições do KDE, ja que faz parte pq não ne? kkkkk
Tipo tem o Gnome Disk Utility, ele e bem mais direto ao “assunto” e funciona melhor para montar, formatar e configurar quando o assunto e trabalhar com discos
Seria bom ter algo bem direto no ecossistema KDE

2 curtidas

A gente precisa de mais contribuidores pra isso acontecer, eu não me interesso pelo gerenciador de partições e praticamente nunca usei ele, então eu não vou ficar horas e horas melhorando ele como faço com outras partes do KDE que me interesso.

2 curtidas

uma coisa que percebi que quanto maior o aumento da fonte da interface, o espaçamento é absurdo! Os espaçamentos poderiam ser mais sutil proporcional ao aumento da fonte, principalmente na taskbar. e olha que ainda não esta no tamanho grande, sei que tamanho de fonte é algo muito pessoal mas poderia ter essa sutiliza.

outra coisa que eu noto no kde é que a área de trabalho é o seu chamariz!!
talvez se ja vir habilitado o widgets na area de trabalho (sendo sua configuração facil com widgets simples e integrado ao tema padrão) já não seria um atrativo a mais?
Sei que pode ser configurado, alias EU nem uso e muito menos gosto de widgets, mas para os novatos que buscam o kde e almejam ter o desktop igual dos “user avançados” vai quebrar muito a cabeça até achar como deixar a área de trabalho bonita e descolada igual a dos “hackers”!.

lembrando que é uma sugestão, tentando ser o mais universal possivel!

Adicionar widgets é bem fácil (eu acho), clique direito > adicionar widgets > e arrastar o que quer pro desktop ou pro painel, não acho que “poluir” o desktop pro padrão seja uma boa ideia, ele serve mais como um canvas pra tu pintar em cima.

E realmente, o espaçamento aumenta bastante mesmo mudando o tamanho da fonte por uma unidade… vou reportar esse bug.

3 curtidas

Acho que só o GParted e a ferramenta de criação de ISO’s do Gnome que uso no KDE; Discorver também perde pro Gnome Software mas de resto, não precisamos mesmo de nada GTK, pelo menos nas funções básicas do sistema.

quais seriam os referentes do kde???

Como usuário leigo do KDE, até disse em outra discussão, que a única coisa que gostaria que fosse implementada e não sei porque até hoje nunca fizeram fosse a opção de redimensionar o Kickoff, sempre que editasse o painel. Pra mim seria muito óbvio e lógico chegar na borda da aplicação e deixá-la do tamanho que quisesse… outro também que gostaria de redimensionar seria o relógio, pois utilizo o calendário com as datas comemorativas, número das semanas e atividades astronômicas; e acho desnecessariamente grande ao abrir a aplicação.

1 curtida

Tem o gerenciador de partições do próprio KDE; mas ao menos para mim, especialmente para criação de pendrives bootáveis, o gerenciador de partições do Gnome é muito mais prático e superior. Não sei se é por isso que distros como o openSuse trazem uma aplicação somente para criação de pendrives bootáveis, openSuse Imagewriter.

2 curtidas

Fazer os widgets redimensionavéis estava em discussão recentemente, se um úsuario abrir um bug sobre isso provavelmente o Noah (cara que ta mexendo no kickoff agora) pode começar a implementar isso. :slight_smile:

2 curtidas

eu não sabia que o nome do “iniciar/menu aplicações” era kickoff.

se bem que eu nem uso dessa forma que eu postei acima, eu uso o compacto pq fica melhor na escala de tamanho da fonte que uso. e pelo menos aqui no kde neon fica bonito em escala grande o gerenciador e configuração do sistema, não houve quebra de texto como ocorre no XFCE

A escala que uso tanto no sistema, celular e browser é enorme de grande. parecendo aquelas configuração de zoom de gente velha! no windows quem vê até se assusta com a escala do texto!kkkk

2 curtidas

o menu padrão internamente é chamado de kickoff e o menu que é mais windows antigo é chamado de kicker

2 curtidas

Eu costumo corrigir isso fazendo ajustes no PPI e na escala da interface, acho que são os 2 que mais afetam o espaçamento. Mas não vou saber dizer como vai ficar ai, a minha versão é diferente pelo visto:

Ou sei la, mudei isso a 2, 3, sei la quantos anos e não lembro. :joy: Mas enfim, também concordo que seria bom poder mudar o tamanho, nem sempre bate com a fonte, no meu caso corta muito texto.

1 curtida

esse ajuste de ppi sempre dava zebra quando eu ajustava no mate e xfce, dava quebra de texto e ficava feio. Talvez não aconteça no kde mas prefiro não mexer!

Na real aqueles espaçamentos do kde nem me incomoda. Eu só citei na intenção de uma crítica generalizada, para a ideia de uma opção de redimensionar o menu.
Talvez possa ser interessante esse redimensionar do menu principalmente pra quem usa o kde no note.

meu note tem 15,6 de tela e por causa do meu ajuste de fonte, tam 12 em tudo. O menu nesse modo padrão do kde pega quase a tela toda! mas não chega a me incomodar.

2 curtidas

Eu não tenho muita escolha com um monitor HiDPI, fica muito fora no DPI original. Te aconselho tentar com uma dessas calculadoras na internet e ver como fica com o DPI nativo do seu monitor.

1 curtida

tem uma coisa eu não estou conseguindo fazer no kde. talvez nem seja do kde, não sei direito.

é o zoom com a pinça do dedos no touchpad nas imagens, DOC texto e pág da web.

Eu tento muito gostar do KDE, mas não consigo…

Pessoal não estou conseguindo habilitar transparência no tema padrão do kde neon. Mesmo ativando a transparência na configuração da barra de tarefas.

Aguem esta passando por isso?