Discussão sobre o KDE Plasma

Acho que consegui entender, mas o que você pensa que poderia ser feito para jogar o peso para esquerda?

Infelizmente não consigo perceber.

1 curtida

Retirar a status bar ou fazer a mesma cobrir horizontalmente a base é algo que ajudaria, existem outras coisas como salientar divisões, etc, mas no geral é um problema de composição de espaços.

Por exemplo, a sua indicação, acaba gerando um foco exagerado no lado esquerdo, e do jeito que está, com 2 painéis você tem um foco exagerado no centro.

Você perceberá ao usar fontes exageradas:

image

Um estilo corretamente configurado com espaçamentos simétricos não gera esse tipo de instabilidade quando varimos profundamente o tamanho de fonte, da janela, etc.

1 curtida

Vcs acho que o KDE ainda carece de aplicações próprias?

Hoje em dia da pra viver com o kde sem aplicações de outra interface?

2 curtidas

Existem aplicações utilitárias que não possuem alternativas dignas no ecossistema KDE. O ecossistema do GNOME é robusto e com ótima tração, é só abrir o Flathub para ver. Lutris, por exemplo. Bottles, Gaphor, Flatseal…

2 curtidas

Eu percebo isso. Apesar que minha visão é bem de fora do kde.
Mas parece que sua biblioteca de aplicações é muito aquém em relação ao gnome.

Eu só quero entender o pq dessa situação. A culpa é de quem? Pq o kde não foi lançado ontem, ja tem uma trajetória longa!

Em muitas coisas migrei para internet, não diria por falta no Linux/KDE mas pela conveniência, coisas como música, e-mail, chat, calendário, etc. Não tenho o hábito de ter biblioteca de música e vídeo local. Então não posso falar por essas áreas, mas no resto me atende bem.

São 3 programas GTK que e eu uso com relativa frequência, o utilitário de disco, que é mais prático ao meu ver, o GIMP e o Inkscape, embora em muitos casos eu quebre o galho com o Krita para coisas básicas já que o Krita é mais familiar para mim devido ao meu hobby artístico.

Mas acho que realmente depende da pessoa, o @Yofiel deu bons exemplos de coisas que não uso, mas acho que realmente não tem uma boa alternativa em KDE.

3 curtidas

Pelo que vejo, o KDE costuma se voltar para aplicações já existentes em vez de incentivar novas. Você poderia pegar o Kdenlive e Krita como consequências disso: aplicações dificilmente substituíveis que são utilizadas até mesmo em outras plataformas.

1 curtida

Outra coisa, o KDE realmente é um projeto mais comunitário e menor em base de uso que o GNOME, acho que isso também já fala por si. Não digo que é algo ruim, é diferente, mas o GNOME tem uma estrutura top/down mais forte com a RH encabeçando o projeto.

2 curtidas

E quando falamos sobre desenvolvedores independentes, em tese, é mais fácil colher mais desenvolvedores para GTK graças aos bindings disponíveis. Rust, Javascript, C, C++, Python, Vala…
É menos uma barreira.

2 curtidas

Sim.

Ja faz muito tempo q usei o kde. Então não levem minha “verdade” muito a risca!

Mas lembro que a primeira coisa que eu fazia era baixar aplicações do gnome como; discos, monitor de serviços, criador de iso… Pq não tinha pra kde e quando tinha, era mal feito. Sei q é pessado oq eu disse, mas é a realidade!

2 curtidas

É bom lembrar que depende do usuário, no meu caso prefiro o monitor de serviços do KDE, como desenvolvedor volta e meia eu preciso de informação não muito convencionais e a possibilidade de poder criar painéis assim:

torna ele mais útil e capaz de evitar algumas idas para o terminal em busca de coisas como atop, htop, dstat, iostat, etc.

1 curtida

qual distro vc usa?

eu li la nos posts acima, parece ser fedora.
como anda o desempenho, consumo e tempo de boot do fedora com kde?

1 curtida

Geralmente a gente tem menos aplicações porque uma aplicação KDE faz a mesma coisa que várias GTK, mas também tem bastante coisa faltando no nosso ecossistema, a gente precisa de mais contribuidores :slight_smile:

Se quiserem começar a participar do desenvolvimento é só me chamar que eu tento ajudar ao maximo!

Especialmente ia querer a ajuda do @Subaru já que não esta acostumado com o Plasma e pode achar coisas que podem melhorar que eu e outros contribuidores já não percebem.

5 curtidas

O meu sistema vem desde o Fedora 24 sem formatar, já estamos quase no 35… Não acho que seria o melhor exemplo do que você vai encontrar ao instalar o Fedora. Não que esteja lento, na minha percepção tudo está tão instantâneo quanto como estava em 2016. Eu fiz muitos ajustes nesse meio tempo inclusive migrar para RAID0 e fazer mudanças no systemd e o boot está um pouco mais rápido que quando coloquei essa distro lá atrás.

Outra questão é que o consumo do meu sistema não é um bom exemplo genérico, o kernel relaxa mais a pressão do sistema quanto mais RAM você tem, eu também faço pouco ou nada para evitar isso porque não acho errado, então não é incomum com 32 GB eu ter 3 GB logo após o boot. Eu também diria que um bom culpado nesses 3 GB é o Latte Dock que não vem por default no KDE mas literalmente adoro hehehe.

3 curtidas

ah que legal!
embora eu não possa colaborar com o desenvolvimento de forma tecnica, pq sou totalmente fora da área de dev. Mas posso sim ajudar com minhas criticas de usuario comum! hehe.

eu quero deixar claro que toda as coisa que eu falo aqui no forum, mesmo sendo pesadas! São apenas criticas de um usuario comum que gosta de testar coisas e deseja melhorias. A minha visão é de um usuario apenas.
Então tudo que eu pergunto ou respondo aqui, acredito que possa outros e tbm seja a duvida de muitos. Por isso não levem para ofensa!!

1 curtida

Até o final do ano quero ver se consigo contribuir com algo.

1 curtida

Só sua opnião sendo de fora já vai ajudar bastante, se tiver interesse na area de desenvolvimento eu posso ajudar também se quiser

1 curtida

Pode contar com minha ajuda!

1 curtida

fhek789. ta massa o kde no kde neon.

a integracao ta bacana e bonito.

Resumo

confesso que por estar muitos anos em gnome, windows e android. o kde esta bem diferente dos meus costumes de poucos cliques.

3 curtidas

Pode mandar os problemas que tu achar aqui ou em outras plataformas se quiser (links lá em cima), tipo onde poderiamos usar menos cliques, etc… :slight_smile:

1 curtida