Discussão sobre o KDE Plasma

SDA é vida ha ha

Falei que não reiniciava, mas reiniciei, pra limpar um pouco a Memória. – O Plasma System Monitor está bem afinado com o cálculo do Linus, do Conky, do htop, do Screenfetch.

Já o cálculo do KSysguard é menor do que o do free.

2 curtidas

Nem foi SDA - o Garuda me deu problemas no novo laptop com o Grub do Manjaro, que não o encontrava com o os-prober. O Reborn, ao menos, não…

2 curtidas

O Plasma System Monitor é o sucessor do KSysGuard, as distros que fornecem pacotes mais recentes já deveriam ter feito essa mudança…

1 curtida

As distros pré-fabricadas estão fazendo. Já usei o plasma-systemmonitor em algumas, para ver como é. E também já vi o Synaptic colocar o KSysguard em “Obsoletos” ou “Removíveis”.

No Arch, é o usuário que constrói sua distro.

Talvez, se eu tivesse enganchado um grupo ou metapacote… Mas preferi lidar com os pacotes individuais.

2 curtidas

No Slackware Current vem os dois.

2 curtidas

Não sei se o Fedora atual já faz isso mas eu estou na versão 34 e tive de instalar manualmente para dar uma olhada, pode ser que passou batido no distro-upgrade.

1 curtida

Falando dentro do assunto, e o KDENeon? não tinha noticias que tinha passado a ser RR/Point Release ao inves de LTS? Eu estou usando e esta na LTS… Sera que desistiram de mudar?

Pelas minhas anotações, o plasma-systemmonitor veio no upgrade do Fedora 33 para 34 – talvez porque eu adiei, e só fiz em 11 Julho.

O lançamento do Fedora 34 tinha sido em 27 Abril, quando o pacote ainda era novidade até mesmo no Tumbleweed.

Pesquisando no conteúdo das minhas anotações, encontrei o plasma-systemmonitor no openSUSE Tumbleweed, no Arch, no Fedora, no KDE Neon, no Void e no Manjaro.

No KDE Neon, veio na atualização de 22 Janeiro. – Foi o pioneiro, com larga vantagem.

No Tumbleweed, veio na atualização de 25 Abril.

No Manjaro, já veio durante a instalação da distro, que fiz em 26 Abril.

No Arch, instalei manualmente, anteontem.

No Void (também “construído” pelo usuário), vejo que procurei voluntariamente e instalei em 6 Abril – depois de fazer a atualização (portanto, não veio com ela).

Eu devia ter acabado de ler alguma coisa sobre o plasma-systemmonitor, porque fiquei quase 1 hora explorando em detalhes. – Não gostei muito, e parece que consegui sepultar até a memória. Felizmente, printei bastante, e coloquei no nome das imagens.

Esquisito, não encontrar no PCLinuxOS, que é rolling-release. – Não encontrei nas anotações da instalação antiga, nem nas da nova instalação, que fiz em Agosto.

EDIT - O PCLinuxOS ofereceu mais não impingiu!

Foi na semana anterior ao Domingo, 7 Março, que o plasma-systemmonitor apareceu na seção “Novo no repositório” do Synaptic.

2 curtidas

Continua baseado no Ubuntu LTS. – Isso não muda.

O que eles fizeram foi acabar com uma edição com “KDE LTS” (mais devagar) – que parece que ninguém usava.

3 curtidas

E nem faz sentido porque o Neon é justamente atrativo pelas novidades do Plasma e app’s KDE; usar a interface LTS mesmo com a base LTS do Ubuntu não se mostrava atrativo. Se for pra usar o Plasma LTS eu mesmo iria de Debian.

1 curtida

Pode ser que o fato de eu vir “empilhando” distro-upgrades desde o 24 esteja dando sinais de desgaste. :joy: Eu estava estranhando também que as tais melhorias na interface do Dolphin não tinham aparecido aqui mas parece que na sua imagem o Dolphin ainda tem a cara antiga também.

1 curtida

A imagem do Dolphin que postei ontem é da versão 20.12.2, no MX Linux “Bullseye”.

Mas a versão 21.08.1 parece igual. Não vejo diferença:

Mas pode ser porque configurei igual em todas as distros?

Talvez as melhorias da interface estejam no “layout de fábrica”:

2 curtidas

:face_with_raised_eyebrow: :joy: acho que meu Dolphin decidiu ficar com o visual antigo, não sei se tem algum lugar onde isso pode ser chaveado, deve ter.

Quando o Dolphin teve a nova mudança o meu também ficou no visual antigo, mas é bem fácil ir para o novo visual:

No Dolphin clica com o botão direito na barra de ferramentas e vai em “Configurar barra de ferramentas…” em seguida aperte o botão esquerdo inferior “Padrões”.

Pronto o Dolphin vai estar com o novo visual.

2 curtidas

:joy: Nossa, é tão bom ver isso :
image
em vez disso
image

1 curtida

Então é “só” resetar as configurações…?? :scream:

:face_with_monocle:

1 curtida

Já é alguma coisa, esses alinhamentos e posicionamentos de elementos no KDE são uma das coisas com as quais faço um esforço para conviver.

Ainda não consegui “ver”, o que os colegas estão falando.

A propósito, editei minha postagem anterior, após localizar a semana em que o PCLinuxOS disponibilizou o plasma-systemmonitor.

image
Eu não gosto de assimetrias no alinhamento de elementos de interface. É uma das poucas coisas no KDE que realmente me desagrada.

1 curtida

Esses dias resolvi testar o KDE, baixei o KDE Neon e tal, a instalação foi bem tranquila…Eu até gostei mas tudo parecia tão “mal acabado” pra mim, fora que eu fiquei meio perdidão na quantidade de configurações e opções disponiveis, coisas não funcionavam direito tipo quando tentava baixar um tema no proprio menu de configurações, dava crash o tempo todo, alguns temas não aplicavam direito, icones não apareciam,e ai quando o sistema travou do nada eu meio que desisti kkk