Esse é o pior problema do ArcoLinux, considero ele uma das melhores, se não for a melhor distribuição baseada no arch, mesmo ela entupida de tralhas. Mas ela tem dois problemas seríssimos, pelo menos na minha visão: os ícones padrões que o dev escolhe, meu, aquilo é um lixo visual, coisa horrenda, tudo cinza, e o pior que quando vc tenta trocar de ícone/tema, o sistema buga em algumas coisas, pelo menos aconteceu bastante comigo.
Agora o segundo, que considero o mais crítico, o excessivo número de aplicativos desnecessários, nossa, isso torna a experiência horrível, não sei porque ele faz aquilo, o próprio dev mata qualquer chance de adquirir novos usuários para seu sistema. Por exemplo, o arcolinuxb, que vem com apenas uma DE, o gnome, por exemplo, quando vc instala o sistema verá que possui aplicativos do gnome, kde, xfce e etc, é uma zorra total.
Não entendo porque ele não cria a iso individual pra cada DE, não fazer uma mistureba dessas, pelo que entendi, pega o arch em si e instala todas as DE’s de uma vez só, ai depois separa isos com DE individuais, mas contendo os aplicativos das outras, uma bagunça total.
Lembro que ano passado não era assim, tinha programas inúteis, mas eram pouquíssimos, nem se compara com a situação atual. Esses dois problemas são o que me fizeram abandonar o arcolinux, é uma distribuição bem configurada, a melhor que já vi baseada em arch, mas o sem número de bloatware afasta qualquer um.