[Discussão] Já usaram ou ouviram falar no Arco Linux?

Alguém já usou o Arco Linux? Uma distro baseada no Arch Linux e que possui praticamente todas as interfaces gráficas presentes no mundo linux. Vou lista-las abaixo.

Awesome, Bspwm, Budgie, Cinnamon, Deepin, GNOME, Openbox, i3, Mate, Plasma, Qtile, XFCE, Xmonad.

Ainda não testei o sistema mais estou baixando nesse exato momento, se alguém aqui usa ou já usou e puder falar sobre eu agradeço.
Sei que ela e bem conhecida por vim com vários pacotes talvez inúteis, dependendo do usuário, claro. E uma boa pra quem quer conhecer um pouco mais de Arch. Bom… so isso que tenho pra falar sobre ela no momento.

Fiz o download da ISO, mas não cheguei a instalar, estou usando atualmente Manjaro Cinnamon e gostei bastante, apesar do excesso de softwares pré-instalados tem se mostrado estável e leve.

bem-vindo

tem o Manjaro - Architect
Deixe o báico e ao entrar no chroot

instale a interface

pacman -S cinnamon lightdm networkmanger

não me lembro se vem com terminal

depois habilite os serviços

systemctl enable lightdm
systemctl enable NetworkManager

saia do chroot
finalize a instalação

e vc terá o básico

sobre o arco, já ouvi sobre ele, mas nunca testei

O ArcoLinux (anteriormente conhecido como ArchMerge) é uma distribuição baseada no Arch Linux. O desenvolvimento ocorre em três filiais - ArcoLinux, ArcoLinuxD e ArcoLinuxB. O ArcoLinux é uma distribuição completa que é fornecida com a área de trabalho do Xfce (assim como com os gerenciadores de janelas Openbox e i3). O ArcoLinuxD é uma distribuição mínima que inclui scripts que permitem que usuários avançados instalem qualquer desktop e aplicativo. O ArcoLinuxB é um projeto que dá aos usuários o poder de criar distribuições personalizadas, além de desenvolver várias edições da comunidade com áreas de trabalho pré-configuradas, como Awesome, bspwm, Budgie, Cinnamon, Deepin, GNOME, MATE e KDE Plasma. O ArcoLinux também fornece vários tutoriais em vídeo, pois coloca um forte foco em aprender e adquirir habilidades em Linux.

Créditos: DistroWatch.com: ArcoLinux

As vezes eu instalo ele em uma virtual para aprender algo das suas configurações, não usaria na maquina fisica pelo simples motivo de vir um monte de lixo junto, mas para quem gosta de varios aplicativos instalados por padrão, esta é a distro.

Há algum tempo eu instalei com a ajuda de um brother aqui, mas não durou na minha máquina não, tava muito impossível de usar e depois que o Antergos morreu, essa era a distro que eu mais queria usar. Foi bem triste não ter funcionado aqui rs

Esse é o pior problema do ArcoLinux, considero ele uma das melhores, se não for a melhor distribuição baseada no arch, mesmo ela entupida de tralhas. Mas ela tem dois problemas seríssimos, pelo menos na minha visão: os ícones padrões que o dev escolhe, meu, aquilo é um lixo visual, coisa horrenda, tudo cinza, e o pior que quando vc tenta trocar de ícone/tema, o sistema buga em algumas coisas, pelo menos aconteceu bastante comigo.

Agora o segundo, que considero o mais crítico, o excessivo número de aplicativos desnecessários, nossa, isso torna a experiência horrível, não sei porque ele faz aquilo, o próprio dev mata qualquer chance de adquirir novos usuários para seu sistema. Por exemplo, o arcolinuxb, que vem com apenas uma DE, o gnome, por exemplo, quando vc instala o sistema verá que possui aplicativos do gnome, kde, xfce e etc, é uma zorra total.

Não entendo porque ele não cria a iso individual pra cada DE, não fazer uma mistureba dessas, pelo que entendi, pega o arch em si e instala todas as DE’s de uma vez só, ai depois separa isos com DE individuais, mas contendo os aplicativos das outras, uma bagunça total.

Lembro que ano passado não era assim, tinha programas inúteis, mas eram pouquíssimos, nem se compara com a situação atual. Esses dois problemas são o que me fizeram abandonar o arcolinux, é uma distribuição bem configurada, a melhor que já vi baseada em arch, mas o sem número de bloatware afasta qualquer um.

1 Curtida

Estou pensando em testar em uma máquina real (notebook) em breve.