[ Discussão ] As distros linux não tem uma "cara infantilizada"?

Isto que eu iria falar, também não vejo o OSX com cara de profissional.

1 curtida

Tava pensando justamente nisso, o pessoal tava comparando muito com o Windows, mas também tem o macOS e o Android, acho que ambos tem um visual mais simples/infantil, já o windows me parece bem seco e sem características

1 curtida

O problema é que a própria ideia de maturidade aqui já é subjetiva por sí só, essa thread pode arrumar várias opiniões, mas elas provavelmente nem vão se referir a mesma coisa, por isso eu disse, define o que é “maturidade” nesse contexto, se não essa thread vai ser só um monte de nada.

Pra mim, eu já tinha respondido isto, mas estou no celular e sempre acabo me perdendo. Mas respondendo a questão sua e do @Fenrir é que pra mim um sistema com essa cara seria um coeso, sem tantas discrepâncias nas cores (não poderia ter um roxo aqui, um amarelo lá, um verde cá, uma mistura de cores), ícones, nas formas, fontes por exemplo, isso é algumas coisas que eu pensei agora.

1 curtida

Ah, entendi. Para você, qual seria a distro com a cara mais “profissional”? :thinking:

De novo, geralmente as distros com o Plasma e GNOME Vanilla, aos meus olhos costumam ter esse visual.

1 curtida

Eu fui rever os posts e havia duas respostas que eu tinha feito mas não foram enviadas, porém eu havia respondido logo após a sua pergunta. Agora eu volto a responder com a pergunta do @Lee. Desculpa não ter visto isto antes xD.

1 curtida

Deve ser uma questão de costume de ver o Windows como uma referência, então quando se vê outros sistemas (interfaces) logo vem a comparação e o pensamento de que é infantil, simples, não está no mesmo nível da referência, etc.

2 curtidas

Aparência não quer dizer nada, o que vale é seu conhecimento seja qual for a DE ou sistema…ollhe para um Debian, Centos, FreeBSD… ainda mais se comparar com windows que perde feio para o Kde plasma por exemplo…

1 curtida

Na realidade e muito visual pra pouquíssimo conteúdo, e o certo a se dizer sobre esse ponto de vista

diferentemente do windows vc pode deixar o linux realmente do seu jeito e passar por cima de qualquer um desses pontos que vc citou ai, simples.

Depende da distro, existem muitas propostas diferentes elaboradas por distintas empresas, comunidades e “lobos solitários”. Lembre-se que também existem uma infinidade de temas, skins, interfaces, etc. Existe desde o sóbrio ao espalhafatoso e isso (que apesar de ser criticado por muito como um obstáculo para a popularização do Linux em desktops) para mim é uma das coisas mais interessantes no Linux.

O Linux pode ter a aparência que o usuário desejar que ele tenha. E até pode até ficar com uma aparência infantilizada. Vai depender de como você configure a sua distro. Se a distro que usa está com aparência infantil, configure-a com com uma aparência que, para você, pareça adulta. Simples.

1 curtida

Rapaz, eu penso exatamente o oposto. Eu olho para o visual do Windows 10 e acho tudo muito basico demais. É tudo branco no preto ou tudo preto no branco, com um accent color sendo azul por padrão mas com opção de mudar. O Windows 8 era consideravelmente mais trabalhado visualmente e, na minha opinião, acho o Windows 8 muito mais bonito que o 10 ou 7. Agora sobre as DEs, o Gnome é super bonito e atende bem a proposta dele. O Deepin é outra DE bonita pacas e simplista. O tema Yaru do Ubuntu é, na minha opinião, um dos melhores temas Shell e GTK que existem. Tudo com uma identidade visual própria enquanto o Windows parece que desistiu de tentar conseguir uma.

1 curtida

Mas eu não estou falando de mim, eu não me importo com isso, me refiro que essa possa ser um aspecto que outras pessoas vejam como empecilho para usar alguma distro linux, você pode até dizer que é customizável, isso eu sei, porém eu estou olhando para o usuário comum que vai usar a distribuição com a personalização que vier com ela. Pra mim tanto faz o visual da distro, já que eu costumo prezar mais pela leveza tanto que utilizo distros com XFCE normalmente.

Eu já acho exatamente o contrário: W7 o ápice do trabalho dos programadores da Micosoft e o W8, o fundo do poço, sendo o 10, uma tentativa de se recuperar.

Qual a base para essa afirmação? Eu mesmo já fui bem sucedido em migrações usando a exata aparência do Mint/Cinnamon, além do Big Linux.

O problema disso tudo já falaram aí, o que seria um visual “maduro” “profissional” visto que colocar o Windows 10 como fonte de comparação não seria o ideal, porque para muitos o visual do Mac OS é ó melhor para trabalhar.

Acho que vale mais a pena discutir qual a interface é mais produtiva e eficiente.

Porque se a gente fizer a pergunta para um empresário que gerência imóveis de um que trabalha com moda podem haver opiniões diferentes e gostos diferentes, então logo, não há como padronizar.

E pensando nesse ponto ao meu ver, as interfaces que tem no Linux, como xfce e kde são as melhores por conta do nível de customização que ele permiti ao usuário

1 curtida

Você pensa que não etá falando de si. Mas evidentemente está. Já que o que você expõe e argumenta é uma opinião pessoal sua, uma percepção sua. Se é uma percepção sua, na prática, você está falando de si mesmo, de seus valores, percepções e opiniões. então se tem algum que na sua opinião, percepção e valores seja infantil, modifique para algo que na sua opinião, percepção e valores não seja infantil. Você pensa que está falando do Linux, mas na verdade está falando de você… de seus valores.
Você jugou e emitiu uma opinião baseada única e exclusivamente em você. Nos seus critérios, percepções e valores. Ainda bem que o linux te permite configurar as diversas opções de DE para deixa-las com o visual que, para você, pareça maduro ou profissional. E isso só o Linux, em sua maturidade, pode oferecer.

2 curtidas

Mas é realmente a minha opinião que as distros meio que tem esse visual “infantil”. Porém eu não me importo com isso e continuo usando as mesmas de qualquer modo. Porém o que pra mim é irrelevante, talvez pra outra pessoa não seja.

Por quê está não é uma afirmação, eu estou admitindo uma possibilidade com base em meu pensamento.

Eu também tive sucesso, coloquei no PC de minha mãe o Linux Mint Cinnamon há uns 2 anos e até hoje ela nunca reclamou (depois que ela soube que era mais seguro nem quer saber mais do Windows)