Discussão: ARCH ou GENTOO

E isso não é um problema? Para mim seria definitivamente um não ter pacotes atualizados… :thinking:

Arch: Artesanal
Gentoo: Enlatada

assim??
(desculpe é que não entendi)

realmente não entendeu.

:neutral_face:

Nunca usei nehum, mas pelo que parece, o Arch consegue ser mais fácil de instalar :joy:

1 curtida

Realmente, e quando estou instalando ele, me dá uma sensação boa.

1 curtida

O problema é qie o debiam mantém alguns bugs upstream que tem correção fácel, só para corrigirem numa versão seguinte
Enquanto que no silverblue, qualquer problema de atualização é dar um rollback

No meu caso, estou com dualboot de deplys
Fedora 33 com nvidia e fedora 34 com intel

Creio que é mais difícil do que o gentoo
Embora esteja interessado no mocaccino os

Acho que fico com o Arch, o que me afastou de tentar o Gentoo é a demora pra compilação dos pacotes. Lógico que isso depende da sua máquina, mas não acho interessante a ideia de ficar muito tempo só pra compilar um software…

1 curtida

Gentoo é uma distro que demanda muita dedicação e atenção na sua instalação, afinal um parametro de compilação errado pode além de aumentar o tempo de instalação, afetar negativamente a usabilidade da máquina.

Além disso é nescessário ter um tempo maior disponível para poder se dedicar a manutenção do sistema operacional e manter os updates dos pacotes em dia.

Já a instalação do arch em comparação a do gentoo é bem mais fácil e ágil, dependendo da sua conexão com a internet em menos de 30 minutos você tem uma base instalada e configurada do arch, mais 5 a 10 minutos instalando os pacotes do xorg, de vídeo e configurando o network manager e o gerenciador de login, bingo, seu arch está pronto pra uso, claro que você perde um tempo deixando o sistema ao seu gosto depois (o que também ocorreria no gentoo) mas é um tempo bem menor que no gentoo e a atualização de pacotes é beeeem mais rápida, o arch sincroniza os espelhos bem rápido e tem um download de boa velocidade também mesmo em conexões ruins como a minha, além do tempo que você não perde compilando uma nova versão.

O Gentoo pode oferecer uma otimização que as distros com pacotes pré-compilados não podem oferecer, já que os programas podem ser compilados especificamente para o hardware daquela máquina, mas dependendo da maneira como compilou, não vai ter ganho significativo comparado com outras distros como o arch que já são bem enxutas.

Enfim, se você tem tempo para investir, vá de gentoo que talvez possa valer a pena, se não, vai de arch que é o caminho fácil das distros que o pessoal chama de “avançadas”.

Eu não tenho tempo, então, i use arch btw

4 curtidas