Discover no Manjaro e demais Arch-based

arch-linux
kde
manjaro

Sei que é possível utilizar o Discover no Manjaro e Arch, tenho-o aqui instalado por exemplo. Não que ache o Discover a melhor implementação de central, muito pelo contrário, mas como user KDE gostaria sempre de utilizar as ferramentas do KDE para também acompanhar a evolução do projeto. Algum usuário aqui tem utilizado o Discover na base Arch? Valeria a pena trocar o Octopi/Pamac no Discover? Pergunto também se alguns de vocês já instalaram Flatpak e Snap via Discover, no Manjaro especialmente.

0 Likes

Posso responder parte da tua dúvida…
Nunca usei o Discover no Arch, mas já usei o a Gnome Software e funciona muito bem, sendo assim é bem provável que o Discover funcione da mesma forma.

O problema é que essas lojas como o Discover e Gnome Software só instalam programas do repositório oficial, enquanto Pamac e Octopi também tem acesso ao AUR, então não acho vantagem usar o Discover no lugar de Pamac ou Octopi.

Quanto a snaps e flatpaks pelo discover, vamos esperar alguém mais responder porquê nunca testei isso. haha

1 Like

Sim, e agora com o Flatpak crescendo, acha-se muitos pacotes que antes só tinha via AUR via central. Uso o Gradio pra ouvir rádio, no AUR tá na versão 7.1, via Flatpak tem uma versão mais nova, 7.2 a muito tempo; até já instalei uma vez, mas eu sou chato porque visualmente ele não funcionou com o tema Breeze, ficando com aquele tema horroroso em GTK.

0 Likes

Já instalei novamente o Gradio, via flatpak pelo Discover, só o tema Breeze que não se integra ao app em GTK via Flatpak, fora isso funcionando muito bem. Vou começar a usar o Discover aqui, obrigado desde já.

0 Likes

Eu utilizo o Discover apenas para instalar updates, ele me atende perfeitamente bem neste quesito, você precisa instalar o pacote packagekit-qt5 para que tudo funcione corretamente.

1 Like

Sim, quando vc instala via Octopi ele já manda as dependências opcionais, que na verdade deveriam vir já, visto que é o Discover para base Arch hehe. Pode ser impressão mas só achei o processo de instalação um pouco mais lento, que comparado ao Octopi e vi que tem um bug ao qual não lhe é permitido mesmo com a opção, parar a instalação durante o download.

0 Likes

Nesse ponto atualmente, ainda que tanto o Discover e o GNOME Software funcionem, eu sou “PAMAC for the win”. Pra falar a verdade queria ver aquele projeto “poodle” do Antergos tomar forma, parecia tão legal mas acho que não decolou.

2 Likes

Eu agora estou começando a preferir os Flatpak, mesmo que alguns não funcionem o tema Breeze ficando com o visual em GTK, ao invés de ir no AUR; tenho visto que alguns programas que utilizava via AUR estavam bem desatualizados, e acho que é mesmo o futuro Snap e Flatpak. Pamac eu já instalei, acho bom, mas gostaria de ter visto a mesma implementação no Octopi, como user KDE, prefiro sempre as aplicações em Qt. Eu só tenho um pé atrás ainda quanto a atualizar o sistema via Discover, por via das dúvidas vou no terminal mesmo kkk.

0 Likes

O pacote breeze-gtk não “corrigiria” essa questão do tema Breeze com esses programas no KDE?

0 Likes

Parece que não funciona perfeitamente em apps do Flathub.

0 Likes

Olhe esse artigo aqui, acho que ele resolve essa questão do tema nos flatpaks.

1 Like

Quando meu HD novo chegar vou instalar o sistema e testar essa solução.

0 Likes