Diretrizes e regras

Obviamente um fórum precisa de regras e diretrizes de comportamento sobre o que pode ou não ser feito e por mais que eu já tenha uma ideia disso, gostaria de ouvir de vocês algumas opiniões sobre regras que devemos ter por aqui, podem comentar neste tópico mesmo.

3 Likes

Entendo que o princípio básico de toda boa convivência é o respeito ao próximo. É a percepção de que o direito de um termina onde começa o do outro. Saber se colocar no lugar do outro e respeitar as diferenças. Isso é o básico. Tudo que for de encontro a este básico, deve ser restringido.

4 Likes

Acho que uma das regras poderia ser alguma que deixasse explícito que discussões sobre “qual distribuição é a melhor” não são bem-vindas. Isso sempre dá problema. E é uma questão muito pessoal.

3 Likes

Acho que um dos objetivos deste fórum, que também é um diferencial para muitos dos demais fóruns sobre Linux é que estamos aqui para responder e ajudar a todos. Por mais simples e boba que pareça e que seja a pergunta, ela é o problema e a dúvida de alguém. Então acho que uma regra deveria ser para que aqueles usuários que mais entendem do assunto não dêem respostas estúpidas para perguntas muito simples, para que não tenhamos aquela arrogância que infelizmente ainda existe em muitos fóruns de Linux internet à fora.

6 Likes

Concordo! Mas tem uma ressalva: Se um usuário novo e leigo quer ter uma idéia de qual distribuição é melhor para jogos por ex, acho que é uma pergunta bem relevante. Por ex, como já sabemos, o Debian não é uma boa opção para usuários leigos e novatos que querem usar a máquina para jogar.

2 Likes

Para não ser repetitivo em relação ao que os colegas já comentaram, acrescentaria apenas que provar saber mais que os outros é absolutamente dispensável. O ego pode ficar fora do grupo.

8 Likes

Se posso dar os meus 2 centavos sobre isso…

Uma coisa importante de se levar em consideração, seria a exclusão de tópicos ou banimento de usuários com base numa votação da comunidade, porque já participei de várias discussões que foram excluídas arbitrariamente lá no grupo do Facebook, sem justificativa e sem motivo aparente.

1 Like

Creio que essa parte administrativa cabe à moderação exclusivamente, atualizamos nossas diretrizes, você pode até conferir por lá em /faq etc. Muitas vezes a decisão parece arbitrária do lado de quem é excluído apenas, mas ainda assim, excluir alguém simplesmente “porque sim” é um direito reservado, afinal é uma comunidade mantida de forma privada, existem algumas questões legais meio chatas quanto a isso, mas está tudo coberto nos termos no site. :slight_smile:

0 Likes

Se me permitem uma opinião, acredito que isso valha mais como orientação pro pessoal do que uma regra:
Sugerir a pessoa que for responder um tópico de dúvida de um usuário mais leigo a tentar sanar essa dúvida sem passar pelo terminal.

Sei que o terminal é uma baita ferramenta, mas pra aquele usuário que instalou o Mint só pra navegar na internet e escrever uns documentos no Writer, o terminal assusta, e sinto que isso é um problema na maioria dos fóruns sobre Linux (pelo menos os que eu já acessei)…

0 Likes

Boa, você chegou a ler as regras atuais?

1 Like

Não havia lido ainda, cheguei há poucos minutos pelo link da live programada do Diolinux Friday Show, ainda estou descobrindo o site…
Mas terminei de ler já :slight_smile:

0 Likes

Sem dúvidas é um direito, mas o embasamento ético fica onde?

Esse é o meu ponto.

0 Likes

Eu achei que já haviam algumas regras aqui, em todo caso, aproveito para perguntar: já participei de fóruns em que era permitido dar “Up” em determinadas postagens a partir de alguns critérios. Por exemplo: Só pode dar Up uma vez por dia.

E hoje criei um post que até o momento não recebeu nenhuma resposta (pode ser por qualquer motivo). Posso dar Up nele hoje mesmo ou tenho que esperar até amanhã?

Esse inclusive pode ser um dos pontos das regras.

2 Likes

Não sei se já tem essa regra mais…
Não falar palavrão
Sem preconceito
Sem ofender o colega do fórum
Respeitar o próximo

1 Like

Como já abordado pelo Dionatan, para iniciantes é sempre uma duvida de peso isto, porem relativo e é sempre bom explicar caso a caso, ou seja conforme a necessidade do usuário.

0 Likes

Uma regra importantíssima é não agressão verbal a outras pessoas, isso é essencial para que o debate se mantenha no campo das ideias, e é até que está claro isso, mas quais serão as punições ? Comentários excluidos ou será banido ? Acho também válido deixar a punição clara, fica mais objetivo.
Outra coisa que vi, “Palavrões e palavras de baixo calão” e “falácias Ad hominem”, acho que da pra resumir em não agressão verbal em um debate ou conversa e qualquer resposta que não for propositiva será excluída.

2 Likes

Acabamos definido todas as regras atuantes no momento, mutias com o feedback de vocês, então, muito obrigado! Especialmente aos padrinhos e membros do clube dos canais, para acessar a compilação de diretrizes do nosso querido fórum basta acessar: https://plus.diolinux.com.br/faq
Por conta disso, esse tópico já não é mais necessário, e será trancado. :slight_smile:

2 Likes

fechou #18
0 Likes