Olá gente, resolvi instalar o winetricks que me recomendaram para instalar componentes faltantes que auxiliam o wine, minha dúvida seria qual das opções dele seria a do directx 11, que preciso para que funcione o wine, alguém poderia me ajudar? Tinha 2 opções referidas ao directX porém não sei se são elas que devo instalar. é o ‘‘dxdiagn’’?
No geral, você só instala o que for necessário, se você realmente precisa do DX11, eu recomendo usar o proton, mas se quiser realmente, é o d3dx11_43
, recomendo os dxvk depois
Quando você quer usar o Wine pra jogo, recomendo fortemente que você use ou o Proto como o colega acima falou ou o Lutris, eles ajeitarão tudo para você se você selecionar as opções certas.
Deixe para usar o Winetricks para um programa que você não esteja conseguindo rodar direito.
Ok, valeu aí gente pela ajuda! Mas posso ter o Lutris e o wine instalados né? Sem correr risco de ‘‘desajeitar’’ o pc.
pode sim (20 chars)
Sim, o Lutris faz o máximo possível para isolar os Wines deles do Wine do sistema.
Para fins de completude, o pacote que você instalaria para jogos DirectX 11 funcionar melhor no Linux é o dxvk
(que é o mesmo do mesmo do Proton e do Lutris, /shrug)
porque basicamente os programas que tento rodar eles dão erro da directX 11, aí me mostram uma vez esse winetricks, porém agora me falaram que não preciso realmente instalar esse directX.