Diminuição de memória no SSD

Estou tentando diminuir a memoria do SSD de 240GB para fazer um DualBoot, e tenho 100 GB livre, porém quando tento diminuir 50 GB, o windows só me permite 17GB, como resolver ?

Acredito que sejam parâmetros do windows, existe um “mínimo” permitido pelo mesmo o qual necessita deixar um espaço de sobra para o windows. Em resumo, acredito que no seu caso vc só vai poder ficar com 117 gigas livres (pelo que entendi).

Seu SSD está com quantos de espaço livre?
Aqui eu fiz um dual boot com o SSD de 240GB e deixei 50GB pro ubuntu, mas no SSD eu só deixei os sistemas e deixei a partição de arquivos do Windows e do Ubuntu em um HD secundário interno que eu tenho pra não lotar o SSD:

O gerenciador de disco do Windows 10 fala que está vazia mas ela está com o Ubuntu instalado e como pode vê é um SSD de 240gb onde particionei 50gb, acho que o seu problema pode ser o espaço que já está ocupado no SSD pois eu formatei e instalei o Windows 10 do zero e só atualizei ele pra instala os drivers e logo em seguida fiz o dual boot depois particionei o HD secundário para a partição de arquivos de cada sistema e só então fui instala os programas que uso de cada sistema.

Primeiro passo é que é necessário desfragmentar a unidade para poder liberar mais espaço ainda. Essa operação vai consolidar o espaço livre no final da unidade, de modo que seja fácil fazer o reparticionamento depois.

Tente usar o próprio desfragmentador do windows. Ele não mexe em alguns arquivos, tipo a paginação, mas pode já resolver seu problema

Caso ainda continue com problemas, use um outro pograma de desfragmentação. Há relatos no fórum de bons resultados com o defraggler (eu não uso windows para ter opinião própria). Esse é bem mais poderoso certamente resolverá o problema para o reparticionamento.