“Adquiri o meu primeiro computador há algum tempo. Apesar de ser um modelo antigo, ele continua funcional e veio originalmente com o sistema operacional Windows 7. No entanto, desde que o suporte oficial do Windows 7 foi encerrado, alguns dos meus programas - em especial, o navegador Google Chrome - já não estão mais disponíveis para este sistema operacional. Foi isso que despertou o meu interesse em experimentar uma distribuição Linux pela primeira vez. Embora não esteja particularmente interessado em encontrar uma distribuição que se assemelhe ao Windows 7, as diversas opções existentes e comunidades disponíveis estão tornando difícil a escolha da melhor distribuição para a minha primeira experiência com o Linux. Por isso, gostaria de pedir a vocês que compartilhassem suas experiências iniciais com o Linux, levando em consideração as especificações do meu computador: 4 GB de RAM, 100 GB de armazenamento, processador Intel Core i5-3330 CPU @ 3.00GHz e placa de vídeo Intel Corporation Xeon E 3-1200 v2/3rd Gen Core processor Graphics Controller.”
Boa noite, cara eu saí do windows 8 exatamente pelo mesmo motivo que você, o google chrome não recebia mais atualização e depois de um tempinho a steam anunciou que pararia de funcionar em 200 dias, desde então comecei a pesquisar sobre distros linux e me interessei pelo pop!_os. Meu notebook é o HP 246 G5, e aqui no fórum eu vi que as pessoas não estavam conseguindo instalar linux no irmão dele, o HP 246 G6, mesmo assim eu tentei porque não queria de jeito nenhum ir pro windows 10. Tentei instalar e depois de umas 4 tentativas eu consegui instalar. Minha experiência com o pop tem sido bastante boa, tem muita coisa nova que estou aprendendo e muito programa útil que estou encontrando. Não tive nenhum problema realmente impactante com a distro e não me arrependo nem um pouco de migrar para ela.
Eu sou meio parcial mas eu indico o Debian 12 para tu instalares. Agora ele já vem com os firmwares que antes eram o maior problema dele para quem chegava. Ele está bem mais amigável. Eu te indico ele basicamente pela questão do suporte. Todo programa que tenha versão para linux basicamente virá empacotado no formato .deb (Debian) ou .rpm (Red Hat/Fedora/SUSE). O repositório padrão dele tem muitos softwares e se quiseres outros que não estão lá, dá para ativar o suporte aos snaps ou flatpaks, que ampliam bastante a disponibilidade.
Eu não indico o Ubuntu sobre o Debian atualmente mais pela percepção de desempenho mesmo.
Escolhe uma interface gráfica (eu indico KDE Plasma) e sê feliz.
Instala o BigLinux, deve funcionar legal na sua máquina. Muitos usuários desse hardware apareceram pela comunidade e os devs fizeram maravilhas.
O Linux Mint foi a distro com que eu comecei no “mundo Linux”. Minha experiência com ele sempre foi boa, e eu recomendo.
O Mint é uma das principais distros recomendadas para novos usuários, pois é fácil de usar, possui uma interface intuitiva e familiar para quem vem do Windows, é estável, é baseado no Ubuntu, e possui bastante ferramentas utilitários para configurar, atualizar e personalizar o sistema…
Ele vem também com uma ferramenta de backup do sistema, chamada Timeshift, que eu super recomendo você utilizar.
O Linux Mint é uma escolha segura para iniciantes em Linux.
qual interface do mint você recomenda para meu computador para obter melhor desempenho usando o sistema
Tendo em vista “obter o melhor desempenho”, sem dúvida o XFCE, que é a interface mais leve das 3 disponíveis na página de download do Mint.
Porém, eu particularmente recomendaria você testar o Cinnamon, que oferece a melhor experiência ao usuário. O Cinnamon é relativamente leve também, e você ainda pode desabilitar várias coisas desnecessárias no sistema para torná-lo ainda mais leve.
Rapaz, meu note é um HP 246 G6, mas instalei muita coisa: Mx Linux, Ubuntu, Fedora, Big Linux… devo confessar, no entanto, que tive dificuldades pra instalar o Pop OS, mas depois de umas tentativas consegui. Hoje uso o Fedora com KDE. Para @Oscar sugiro a instalação do Big Linux. Já testei e gostei muito. Vem com os webapps da Google e você pode criar outros. Pra quem vem do Windows n terá dificuldades.
Dá uma conferida nesse meu projeto:
http://tigeros.com.br
Qualquer interface do Mint funcionará bem na sua máquina, eu iria no Cinnamon, que é a versão principal e mais bonita.
Indicar o Debian como a 1ª distro do cara
Ele não sabe o que é firmware, .deb, .rpm, repositório, snap e nem flatpak.
@Oscar Para você que não tem nenhuma experiencia com Linux, recomendo que você escolha entre as que são focadas principalmente para usuários iniciantes.
- Ubuntu
- Pop!_OS
- Mint
Minha ordem de preferencias: Ubuntu > Pop!_OS > Mint
Sobre a interface, diferente do Windows em que existe apenas 1 opção de interface, e se altera conforme a versão de Windows que esta utilizando, no Linux tem diversas interfaces com suas particularidades.
As principais são:
- KDE
- Gnome
- XFCE
- Cinnamon (Mint e Ubuntu*)
Minha ordem de preferencias: Gnome > XFCE ou Cinnamon > KDE
OBS 1: Ubuntu: o Cinnamon foi implementando recentemente no Ubuntu como opção oficial, não sei te informar como esta em nível de estabilidade.
OBS 2: Lembrando que tem como customizar as interfaces trocando temas (que altera cores e formatos) e também os icones dos programas/pastas/tipos de arquivos e afins.
Recomendo você a procurar por algumas capturas de tela (screenshots) para ajudar na escolha.
XFCE: ele é mais simples e mais leve dos 4 que citei.
Gnome: acrescentando as extensões, ao meu ver é o que fornece a melhor experiencia (não tenho experiencia no KDE e Cinnamon)
KDE: é o que mais tem opção de configuração oferecido via interface, para quem não tem experiencia com KDE não saberá nem como adicionar um atalho na barra de tarefas. Muita gente gosta dele, particularmente acho um excesso de configuração, mas é questão de gosto.
Cinnamon: vejo muita gente falando bem dele, se assemelha ao Windows, não tenho experiencia prática para falar sobre.
AVISO: Nem todos os softwares mais conhecidos do Windows existe no Linux.
- Navegadores: tem todos ou maioria
- Office: não existe o Microsoft Office, existe softwares similares, porém não são iguais com todas as funcionalidades.
- Mídias Sociais.: tem discord, whatsapp, telegram
- Serviços de Streaming: de musica como spotify tem vários, em relação aos videos como Netflix, o único problema é em relação ao Amazon Prime, que não reproduz em resolução HD.
Assumes coisas sem base na realidade, meu caro. Debian pode não ser a distro mais popular, mas está bastante boa para novos usuários. Não tem mais o problema de ter que instalar os drivers separadamente e é estável, a menos que o usuário intencionalmente faça m não vai dar problemas.
Umas versões atrás do Debian eu não indicaria mesmo. Uma distro que eu acredito que funcione bem é o Fedora, nesse caso, a versão com o Gnome (padrão). As outras versões são muito carregadas (muita tralha instalada por padrão).
Todo sistema que lide com hardware tem firmware ou driver, as vezes só não os gerenciamos diretamente, mas que existe, existe. Tanto num Windows, num Mac, num Android etc.
Enfim, entre usar distros base Debian e o próprio Debian, eu fico com o Debian. Mas então: testa.
Ao menos nas minhar máquinas o desempenho dos softwares no geral é melhor no Debian que em derivados.
Eu recomendaria MX Linux ou Linux Mint.
Isto não significa que eu tenha nada contra o Big Linux, TigerOS ou Pop!_OS. – Apenas, não experimentei essas distros, por isso não tenho base para recomendar.
Eu não recomendaria o Debian, que tentei usar desde 2009 (junto com outras distros, em dualboot), mas só consegui me sentir à vontade com ele quase 10 anos depois. – A questão não era de firmware não-livre. – O caso é que muitas configurações tinham de ser feitas “na unha”, editando arquivos do sistema.
O MX Linux é “o próprio Debian” – só que muito mais amigável – e também muito mais “leve”, pois não instala nem ativa tanta coisa quanto o Debian… e mesmo assim, faz tudo que o Debian faz.
Quanto à DE, eu sempre uso KDE Plasma, pois prefiro ter muitos recursos (e já não me confundo com o excesso de configurações permitidas) – mas já experimentei várias vezes o Xfce, que é bem “leve” (mas oferece menos recursos).
Nos primeiros anos, também usei bastante o Cinnamon – mais familiar para quem está acostumado com o Windows – mas acabei ficando só com o KDE.
Uma observação: – Todas as distros parecem usar menos RAM, quando a gente tem pouca RAM – e usam mais RAM, quando a gente tem RAM de sobra.
Eis o que notei, ao trocar meu antigo PC de 4 GB por um novo, com 16 GB:
RAM 4 GB RAM 16 GB RAM
Usage Dez 2019 Jan 2020
KDE Neon 412 MiB 484 MiB
PCLinuxOS 467 MiB 574 MiB
openSUSE 493 MiB 550 MiB
Fedora 565 MiB 627 MiB
(todos com KDE)
Importante! – Esses números eram de versões antigas do Conky. – Hoje em dia, o cálculo é feito com outra fórmula, e todos os números “agora” são maiores.
Por isso, não dá para comparar os números daquela época com os números medidos hoje. – Cuidado, também, com diferentes ferramentas (free / top, htop, Screenfetch, Neofetch entre outras), que usam cálculos diferentes, o que torna falsas muitas comparações.
Em números atuais – cálculo “novo” – e todas as distros com KDE:
Uso de RAM 10 min após o boot
(sem abrir nenhum aplicativo)
Void 878 MiB
PCLinuxOS 921 MiB
Slackware 940 MiB
MX Linux 940 MiB
Redcore 1,001 MiB
Manjaro 1,031 MiB
Neon 1,049 MiB
Arch 1,059 MiB
Mageia 1,068 MiB
Fedora 1,139 MiB
openSUSE 1,210 MiB
Debian 1,211 MiB
Como vê, entre as distros “amigáveis”, o MX Linux é o mais “leve”. – Com Xfce, deve usar ainda menos RAM.
É tão recomendado para usuários novatos, que se você não souber o que esta fazendo na hora da instalação, você vai acabar com apenas a mídia no seu sources.list
Sim, um usuário novato ou que nunca teve experiencia é obrigado a saber o que é um “espelho” e que tem que acrescentar ele no sistema para que possa instalar os aplicativos através do repositório da distro.
Qualquer intervenção que seja necessário fazer pelo terminal (usuário novato não vai usar o terminal, mas caso veja algum tutorial na internet), não conseguirá realizar a operação porque o sudo não vem habilitado por padrão, a menos que ele saiba que tem que editar o sudoers e acrescentar seu usuário. Logar como root no terminal não é uma opção comum na maioria das distros, portanto na grande maioria dos tutoriais não consta este passo.
OBS: Como ele mencionou, ele esta querendo migrar para o Linux por causa do Chrome, e para se instalar o Chrome no Debian, tem que ser por linha de comando ou instalando o Gdebi (que também terá que ser instalado por linha de comando ou pelo intuitivo Synaptic), enquanto em um Ubuntu da vida basta dar um duplo clique como no Windows.
São detalhes como este que fazem eu não recomendar o Debian para novos usuários. Nada impede ele de querer usar o Debian, mas tem que deixar ciente que alguns passos ele terá que fazer na unha ou ler algum tutorial ou documentação, coisa que no caso especifico ele não esta habituado a fazer, visto que ele vem do Windows.
PS: Eu e você sabemos destes passos, será que um novato sabe sobre isso?
Por o Ubuntu ter sido a cara do Linux no últimos anos, recomendo que você escolha para sua primeira distro alguma baseada nele, pois tem muita documentação e quase qualquer problema que você tiver alguém já teve antes, então vai achar soluções relativamente fácil.
Minhas Recomendações:
ZorinOS
Linux Mint
Ubuntu
Acho esses os mais amigáveis para começar.
Sobre interface depende muito do que você quer, eu como sempre quero um sistema leve vou sempre de Xfce, todas as distros acima tem suas versões em Xfce.
Importante as versões em Xfce não são a principal dessas distros.
Interface Principal:
ZorinOS - Gnome
Linux Mint - Cinnamon
Ubuntu - Gnome
Escolha uma e vai, pois você vai trocar algumas vezes de distro nos próximos meses, até que vai achar uma que fazer você parar. É normal acontece com todos quando mundam pro Linux.
Uso Linux MInt + XFCE e considero há muitos anos a melhor escolha que eu fiz. Detalhe que eu já testei todas as distros mais e menos populares conhecidas pelo homem
Essa também é uma excelente opção!
Sou usuário comum necessito de um sistema bonito e básico tipo Linux mint ou Big Linux estou entre essas duas opções
O Linux Mint e o Big Linux, no final do dia, tem a mesma proposta: serem distribuições Linux com foco no publico alvo “usuário leigo/comum”, duas distros que acho que seriam de excelente apoio para seu início de jornada. A maior diferença acaba sendo na base: o Linux Mint é derivado do Ubuntu, enquanto o BigLinux é derivado do Manjaro. Por exemplo, que no início realmente é meio confuso mesmo, mas a ideia do fórum é engajar e chegar junto: imagine cada distribuição Linux como um bolo. Bolo de que? Bolo de bolo mesmo Podem existir N bolos, por exemplo, o Ubuntu ser um bolo de chocolate e, o Linux Mint ser um bolo de chocolate do tipo “nega maluca”, é uma “derivação” de chocolate, certo? Porém que atenda ao gosto de um público alvo! O BigLinux, por sua vez, digamos ser um um bolo de fubá com creme, enquanto a sua base, o Manjaro Linux, ser um bolo de fubá simples. Inicialmente, acho que seria mais interessante usar o Linux Mint com XFCE no seu caso, especialmente pela interface mais similar ao Windows (não que o BigLinux não se preocupe com isso, a equipe de desenvolvimento se preocupa de mais). Sugestão bolachinha : antes de instalar qualquer uma delas, experimente no modo live. O que seria isso? Você utiliza direto do pendrive, para fins simples, como navegar na internet, abrir uma suite office e coisas do tipo. Em fim, boa saga e qualquer dúvida, abre um tópico novo (caso venha a se desviar da proposta inicial deste). Ah, outro ponto, qual seria o intuito da máquina? Jogos leves, uso casual (internet), pacote office?
Bizu: não se preocupe em instalar drivers de vídeo, no Linux, os drivers de vídeo para placas AMD e Intel já vem direto no Kernel
Uso casual