Dificuldades Linux + AMD (A8 9600 e gpu R7)

Boa tarde,

Após longos dias de testes e tentativas, estou prestes a desistir de utilizar o Linux novamente, pelo menos por enquanto.
Hoje tenho de hardware:
Board A320M-S2H V2
Proc. AMD A8 9600
8GB DDR4 2400MHZ
SSD 240GB

Criei dualboot com windows 10, já instalei o fedora 30, linuxmint 19.1 porém em nenhum deles consigo instalar os drivers, principalmente de vídeo (onboard R7 Series) então o gráfico fica tosco, com baixa resolução, bem complicado.
No fedora tive problemas com a rede também, que não funcionou de jeito nenhum.
Sou iniciante no Linux, já utilizei algumas vezes o ubuntu, desde a versão 14 e agora gostaria de começar a migrar para o Linux.

Alguém já teve este problema? Como resolver?

Fala Alan blz? conhece o canal do Sir Rob Linux? lá tem vários tutoriais de AMD seja pra Ubuntu/Linux Mint, Fedora, Arch e etc. YouTube

2 Likes

Vou dar uma olhada no canal dele.

Obrigado flv1o !!

1 Like

O seu pc está conectado a internet via wifi ou Cabeada?
Ao instalar a distro, você selecionou a opção de instalar drivers proprietários?
Poste a saída do comando:
lspci -k

1 Like

Olha recomendo testar o Manjaro ou uma liveCD do Ubuntu 19 para ver como fica seu problema pode ser semelhante á esse

1 Like

Então, estou conectado via cabo, mas a questão da internet consegui resolver.
Neste momento estou usando o fedora 30, mas não consigo instalar os drivers de vídeo (onboard Proc. A8 9600 - video onboard R7 Series).
Tento acessar as configurações de vídeo e não abre, já instalei todas as atualizações que aparecem no gerenciador, mas continuo sem conseguir mexer na configuração de vídeo.

Vou instalar o Ubuntu 19 e ver como fica, foi o único ainda que não instalei.
Vou testar o Ubuntu e o Deeping pra ver como fica.

1 Like

Tentei executar agora o elementary OS, esse fica na tela preta, nem inicia.

Tentei agora o Deepin e também não instala, aperto para inciar a instalação, porém fica numa tela preta, não sai disso.
Na boa, desisto, deve ser algo com eu estar usando o video integrado do processador.
Quando eu comprar uma VGA offboard vou tentar novamente.
Ubuntu 19 nem consigo instalar, a tela fica em resolução de 640 não consigo ver os botões para prosseguir com a instalação.
Ah, um detalhe que eu esqueci, eu só consegui instalar o Linux Mint 19 porque iniciei em modo de compatibilidade, se eu mandar iniciar direto também fica com tela preta.

Valeu pela ajuda pessoal!

Na hora que vc for instalar a distro, q der o boot vai aparecer o grub, vc aperta a tecla “E” do teclado, vai abrir um editor de texto, na linha onde tiver quiet splash vc coloca radeon.modeset=1 = quiet splash radeon.modeset=1 dps disso, vc aperta Ctrl + X ou F10 para dá o boot.

1 Like

Valeu pela dica flv1o,
Mas não resolveu, ficou “quiet splash radeon.modeset=1” mas continuou na mesma coisa, tela preta e não inicia.

Já testou o Manjaro?

Bom dia Keviny,
Ainda não, vou fazer um teste como ele e digo o resultado.