Dificuldades em migrar do Ubuntu para Fedora

Sou meio obcecado e extremamente curioso por Linux, gostaria de sair um pouco da zona de conforto do Ubuntu e tentar algo como o fedora. Gosto bastante da proposta e como o sistema é visto e elogiado por ai.

Enfim, quais dificuldades posso encontrar nessa migração?

1 Curtida

Depende das suas expectativas, nada além de substituir alguns comandos , relacionar o dnf ao apt, mass quaisquer dúvidas o pessoal está aqui para sanar.
O maior problema do fedora são o bugs, se ele travar ja era, mas não lembro a ultima vez que isto aconteceu.
básico?
dnf?
install
remove
update
downgrade
nada que um dnf --help não resolva.

2 Curtidas

pode cre… vlw mesmo

Você não sentirá diferença alguma, só diferença nos comandos caso você goste de terminal em substituir o ‘apt’ pelo ‘dnf’ e usar pacotes em .rpm em vez do .deb

Achei o Fedora (gnome) excelente, migrei para ele a um tempo para fazer testes também.
O único “problema” que tive com ele foi o servidor Samba, mas era mais por incompetência minha, eh mais complicado devido ao Firewall dele.

pq ele consome mais ram que o debian por ex: Fedora Xfce, consome mais ram que Debian xfce o msm acontece com outras interface, pq isso acontece??

1 Curtida

Aí depende de como a distro trabalha certo DE… tipo o XFCE do Debian pode ser mais “enxuto” do que o XFCE do Fedora (que pode vim com alguns adicionais), ou até a forma que foi instalado também influencia.

Talvez a maior dificuldade que você enfrente migrando para o Fedora seja lidar com um gerenciador de pacotes diferente do apt, fora isso é bem de boa.

Dependendo da DE, não terá loja de aplicativos, mas tem o dnfdragora, que equivale ao synaptic. Também não precisa fazer o “update” antes do “upgrade” o sudo dnf update faz as duas coisas

2 Curtidas

Isso é um insulto ao synaptic, o dnfdragora é péssimo não recomendaria a um iniciante de forma alguma, caso queira instalar pacotes de forma gráfica que não estão na gnome-software ou discover é preferivel utilizar o gnome-packagekit ou o equivalente em Qt, saudades do yumex-dnf, esse sim era equivalente ao synaptic em termos de funcionalidade e interface.
http://www.yumex.dk/

1 Curtida

Hahahahahahaha
Perdão pelo insulto.eu também acho o dnfdragora muito tosco! Apesar da tosquice, o dnfdragora é a aplicação do Fedora que se propõe a fazer o mesmo que o synapse. guardadas as devidas proporções.
Eu cometi o “sacrilégio”, no meu fedora 30 com XFCE, de instalar a gnome software nele…
hahahaha

Mano dnfdragora é a treva, se for para instalar um ou 2 pacotes belê, saindo disso esquece até o gnome-packagekit que agora é capado faz melhor só basta saber o nome ou algo do pacote para isto.

Antigamente ate dava para utilizar apt/synaptic no fedora rawhide, hoje quem não consegue sair da zona de conforto do apt/Synaptic e gostaria de experimentar o mundo rpm, existem 3 opções Vine Linux, PC Linux OS e ALT Linux, das 3 utilizei a ALT durante algum tempo para testes a versão Sysyphus que é a versão mais atualizada, a uns 5 anos era ótima, mas agora está utilizando o sistema hdlist que deixa a atualização de pacotes muito lenta, o PC Linux OS é rápido mas não tem opção de instalar o gnome-shell, o Vine nunca consegui baixar a imagem pois demora pacas.

1 Curtida

sem falar que consome muita ram