Dificuldades ao instalar “XD Gestão Comercial” do Windows no Ubuntu

Boa tarde estou a ter dificuldades em instalar um software de faturação com o nome “XD” no Linux Ubuntu. Apesar do programa ter uma versão para Linux só tem a versão POS (Ponto de venda) que funciona linda mente apesar de usar o mariadb 10.3 foi facilmente ultrapassado com um conteiner docker.mas a versão gestão comercial não arranca. Sei que os requisitos para a aplicação funcionar são: Windows 10 ou 11, .netframework 4.8 se alguém poder ajudar agradeço.

1 curtida

Se o programa foi feito para Windows, ele não vai rodar no Ubuntu.

Há programas do Windows que funcionam em distribuições Linux, por meio do Wine, mas, depende de cada programa. Quanto mais complexo for o programa, mais provável que não funcionará.

Não tem como contornar essa situação?

Se for possível rodar somente pelo Wine, e se vc conseguir rodar mantenha a versão do wine congelada para o prefixo definido para o programa e não atualize o programa. Isso se for possível rodar pelo wine.

O que vc precisa é o XD Rest do site: https://www.xdsoftware.com.br/
???

o xd reste eu sei que funciona e sei como por a funcionar queria era mesmo por o xd gestão comercial

Então vc deve estar falando do XD Pos. Acabei de descobrir que o download do programa não é livre, então não da para eu tentar colocar para funcionar.

Olá @Jorge_Duarte, tudo bem contigo?

Você já tentou usar o Bottles ou o Winetricks para instalar as dependências recomendadas dentro do prefixo do Wine do programa?

Para instalar esses programas extras dentro do Bottles basta criar uma garrafa do tipo “programa”. E depois, na tela principal da garrafa, clique em dependências e instale todos os pacotes que forem necessários.

P.s.: alguns pacotes demoram para instalar, então tenha paciência. :wink:

:vulcan_salute:

1 curtida

Bom dia,

Ja tentei com o bottles mas ao instalar o .net 4.8 da sempre erro