Dificuldade para rodar jogos no Linux Mint

Estou com dificuldade para rodar jogos em minha distro linux que no momento é o Linux Mint . Steam , lutris , heroic games. Os jogos simplesmente nao abrem.

Não é todos os jogos que roda no GNU/Linux, se poder listar eles.
Aqui eu rodo, cities skylines, Don’t Starve, The Witcher 3, DOOM 19xx, Hero Siege, ARK, e outros.

Então , mas ate jogos nativos estou tendo dificuldade. O unico que consegui rodar 100 % foi Tomb Raider 2013 . GTA 5 fica carregando em modo historia e nao entra de jeito nenhum.

Resident evil 2 remake , Batman arkham city , mafia 2 esses sao os nao nativos que nao consigo rodar nem com o proton. e tem tambem Alien Isolation nativo que tb nao consegui rodar.

Agora pode demorar um pouco para aparecer um gamer do GNU/Linux.
@Leonello pesquisei na Steam e esta dizendo que no GNU/Linux as GPU da Intel e AMD não são suportadas pelo joguinho Alien Isolation, vc pode ver na especificação de hardware do joguinho na loja.

Obrigado amigo minha placa é AMD.

Recomendo vc conferir na protondb antes de tudo, e trocar pro manjaro ou algum arch-based pra rodar qualquer jogo
Aliás se sua máquina for a do perfil esses jogos deveriam funcionar

Seu hardware é esse descrito no seu perfil?

Se for, acredito que o problema no caso do GTA V seja o desempenho do hardware mesmo (no contexto do carregamento, processador insuficiente).

GTA V é um jogo muito CPU bound e esse problema de não carregar pode ocorrer com processadores mais simples (ainda mais levando em consideração o overhead da camada de compatibilidade no Linux) ou máquinas com pouca RAM.

Poderia informar o seu hardware completo? Descreva também onde os jogos estão instalados. Se estiverem em um disco (HDD ou SSD) secundário, especifique se está em NTFS, EXT4 ou outro formato.

Esse aviso é muito antigo e tinha relação com as versões de APIs suportadas. Atualmente, esse jogo funciona normalmente em placas de vídeo Intel ou AMD (desde que relativamente atuais): https://www.protondb.com/app/214490

eu uso HDD vcs poderiam me indicar um hardware suficiente para poder rodar esses jogos? obrigado.

obrigado amigo.

1 curtida