Dificuldade no acesso ao gadmin-rsync por interface gráfica (Conflito entre Synaptic Manager e Kde su)

Olá,
Tenho um computador com Linux Mint Mate instalado e o acesso (por interface gráfica) aos programas que necessitam de autorização de acesso é feito por uma tela do Synaptic Package Manager por padrão do sistema.

Acontece que depois da instalação de alguns programas que preciso e gosto de usar, derivados do projeto do KDE (como Amarok e Kdenlive), após alguns meses. vieram atualizações como o KDE su. Agora a autorização de acesso a programas como o gadmin-rsync que eram feitos originalmente pelo synaptic agora somente aparecem pela interface KDE-su.

Outras autorizações de acesso continuam vinculadas ao Synaptic Package Manager. Até aí tudo bem, não ligo para a forma de acesso desde que funcione, só que infelizmente, após preencher os dados no kde-su não consigo acessar o programa gadmin-rsync pela interface grática. Sei como contornar a situação e acessar a interface gráfica do programa gadmin-rsync pelo terminal e daí fazer uso gráfico do programa, mas gostaria de restaurar esta função anterior do sistema, que permitia acesar o gadmin-rsync pela tela de autorização de acesso do Synaptic Package Manager. Desta forma não preciso ficar abrindo e usando o terminal toda vez que quiser acesar o gadmin-rsync. É esta a situação que quero resolver.

Grato pela ajuda.

O mecanismo original se chama pkexec tenta executar o programa com:

pkexec <programa>
1 curtida