Dificuldade em instalar Linux no MacMini

Olá!

Sou iniciante em Linux. Trabalho com macOS e Windows.

Tenho um MacMini 2,1 com 2GB de ram e SSD. Quero deixá-lo como “media center” (Netflix, Youtube, Spotify, músicas).

A única versão que consegui instalar foi ubuntu-14.04.5-desktop-amd64+mac.iso via DVD, não consigo de forma alguma boot por USB (e já acabaram meus DVDs). Ainda achei essa versão pesada para o hardware do MacMini, com isso quero instalar alguma versão ainda mais leve. Achei ótimo o vídeo Ubuntu Minimal - Instalação (Ubuntu com 56 MB) pois instalaria apenas o necessário: Ubuntu + Interface gráfica + programas que preciso

Encontrei esta página com downloads de distros para hardware Mac mas mesmo assim não consigo boot pelo USB.

Tenho criado o pendrive belo balenaEtcher.

Minha dificuldade é: criar um boot via USB que funcione nesse MacMini e seguir a vida…

Obrigado!

Dê uma olhada nesses tutoriais:


Obrigado, Tiago.

Já tenho criado o pendrive pelo balenaEtcher da forma como mostra nestes tutoriais, mas não aparece o pendrive quando entro na tela de boot do MacMini.

Será que não é necessário habilitar algo na bios como ocorre com os PCs?

macs mini ao menos suportam boot por pendrive?
até onde sei não existe mac que suporte bios legacy, então seria só formatar o pendrive em fat32, dar as flags esp e boot e copiar o conteúdo da iso no pendrive.

Tiago,

no Mac existem algumas formas de inicialização, mas não algo como a BIOS dos PCs.

1 curtida

Sim, leoteodoro

consigo boot pelo pendrive com OS X 10.7 (Lion).

Tem algo aí no boot desse MacMini que ainda não entendi como funciona, essa questão de legacy ou UEFI e 32 ou 64 bits.

todo (ou quase todo) mac é uefi

Sim, leoteodoro,
eu tentei criar diversas formas o boot pelo USB, mas o MacMini não encontra o pendrive.

Não entendo ainda onde está a questão…

Pedro, não sei se vai ajudar muito, mas eu também tentei instalar um Linux em um MacMini2,1 por algum tempo. Na verdade, tudo o que eu li dizia que ele não fazia boot por USB. Até que ontem eu estava buscando outras opções de OS mínimo, para brincar com outras máquinas, e vi o Cloudready, que é um OS baseado em Chromebook, feito para ser instalado em qualquer computador (com as devidas requisições mínimas). Como eu ia instalar/testar em 2 Netbooks (32Bit), tive que ir atrás de versões antigas, porque a atual não suporta mais 32Bit. Mas enfim, só para dizer que após fazer o processo de instalação do OS em um pendrive, e de testá-lo nos 2 Netbooks com sucesso, eu resolvi tentar no MacMini… vai que… e usei uma dica para apertar Option/Alt ao iniciar o boot, para escolher entre os discos bootaveis existentes. E não é que ele rodou? Não sou expert, então não faço a menor idéia de como é feita a configuração do pendrive ao criá-lo (fiz em um Mac, usando o Chrome, seguindo os passos do site). Como o Macmini não é meu, também não faço a menor idéia se foi feita alguma alteração nele ao longo dos anos, para ele conseguir bootar pelo USB. Só sei que rolou. Como eu queria na verdade instalar uma distro Linux nele, e não tenho outro pendrive no momento, eu tentei fazer uma instalação bootável em um cartão de memória com um leitor (já fiz isso diversas vezes para instalar Linux) usando o Multibootusb em um Ubuntu, mas esse não rolou no Mini. Pode ser o Multiboot, mas ainda não sei. Vou continuar testando.

1 curtida

https://diolinux.com.br/2018/11/novos-mac-mini-chip-t2-bloqueiam-linux.html

Leia com atenção, tem algumas informações que talvez solucionem seu caso.

2 curtidas

Então, Tiago, o MacMini que o Pedro tem é da mesma série do que tenho aqui. Eles são de 2007 (MacMini2,1). Nenhum desses artigos sobre os novos Mini fazem referência a ele. O último artigo da lista, o do Techtudo, talvez seja mesmo a solução. Depois de responder hoje mais cedo, eu continuei testando e tentando outras formas, e acabei vendo um detalhe que não tinha reparado antes, e talvez seja a resposta. Coloquei no Mini o Pendrive com a instalação do Cloudready e o cartão de memória com uma instalação de Ubuntu (vale ressaltar que ambas estavam funcionando em outra máquina, um Netbook velho). Abri os dois no Utilitário de Discos do Mac, e notei que o pendrive com Cloudready estava formatado como GPT (GUID) e o cartão de memória com Ubuntu estava como MBR. Como o pendrive foi reconhecido no boot, pensei que o problema pode ser esse: é preciso um pendrive bootável com partição GPT/GUID

Tentei diversas maneiras de fazer a instalação do Ubuntu terminar com partição GPT/GUID, mas não consegui. Todas as vezes que formatei o cartão como GUID, ele acabava virando MBR após usar os métodos para gravar a iso do Ubunto nele. E todos os tutoriais que encontrei que dizem ser possível, funcionam para Windows, e não tenho um Windows disponível aqui no momento. A única alternativa seria esse aplicativo citado no artigo do Techtudo, que é pago, e eu não queria pagar agora.

Se alguém quiser e puder testar ou esse Mac Linux USB Loader (que é pago e diz que consegue criar um pendrive bootável em GPT), avise dos resultados. Ou então, alguém que possa testar um dos métodos para Windows (vi um que usava o command line). Ou por fim, alguém que saiba como fazer isso no Ubuntu (Linux).

Mas o resultado final tem que ser um Pendrive com a instalação do Linux e formatado como GPT/GUID.

Alguém consegu ajudar?

2 curtidas

Pois é, vi várias menções que esse software resolve por isso coloquei a matéria, infelizmente quando deixou de ser um Beta passou a ser pago, vi que antes estava disponível até no Source Forge, se houvesse ao menos uma versão trial ou shareware que permitisse o seu uso completo ao menos uma vez tudo poderia estar resolvido, mas, eu não a encontrei.
O software está custando $ 4,99 USD, mas, com o preço atual do dólar e com a possíbilidade real de não funcionar fica complicado adquirir:

Os betas ficam hospedados aqui, dê uma vasculhada se encontra um arquivo, pode ser que talvez resolvam:

Já tentou usar outros criadores de disco USB além do balenaEtcher?
https://unetbootin.github.io/

Algumas distros também tem seus criadores de disco USB próprios, testas algum destes?
https://www.deepin.org/en/original/deepin-boot-maker/
http://cdimage.deepin.com/applications/deepin-boot-maker/macos/
Eu tentaria esse instalador do Deepin.

1 curtida

Encontrei esse site “Penguintosh” também, dê uma olhada:
https://penguintosh.com/

O programa tem 8 anos sem novas versões, portanto não sei se está funcionando, mas, é animador por uma lado porque ele é mais ou menos da época de seu Mac, então “prova” que deve (ou devia) funcionar.

1 curtida

Tiago, muito obrigado mesmo pela sua disposição em ajudar. Essas buscas intermináveis pela internet são mesmo curiosas. Uma ou outra mudança de palavras vão dando resultados diferentes. Fora o uso de buscadores diferentes. Eu já tinha tentado uns 2 anos atrás, mas desisti. Agora com a quarentena, resolvi pegar de novo esse MacMini de uma amiga, que está parado, e tentar dar vida nova a ele.

Bom, esse Penguintosh eu realmente nunca tinha visto. Fiquei até empolgado achando que poderia resolver, mas ainda não foi. O bom é que ele de fato criou o pendrive com partição GPT e instalou a distro do Ubuntu lá (usei uma similar à que o Pedro falou lá na primeira msg, amd64+mac.iso). Dessa vez não tive como testar no Netbook, pois ele nem reconheceu. Mas infelizmente não funcionou no MacMini. Achei que isso resolveria.

Ai eu fui olhar o pendrive do Cloudready, e como ele é baseado em Linux também, tentei manualmente copiar algumas coisas que estavam nele para o outro, feito pelo Penguintosh. Por exemplo, dentro da pasta ‘boot’ o Penguintosh criou um ‘bootx64.efi’. O Cloudready também tem esse mesmo arquivo na pasta boot, mas também tem um ‘bootia32.efi’. Então copiei esse e mais alguns, só pra tentar (como disse, não sou expert, apenas um bom fuçador). Mesmo assim, não rolou.

Eu não desisti ainda, vou continuar testando. Até porque me divirto com isso. Mas talvez alguém mais habilitado, se olhasse o pendrive criado para o Cloudready, poderia identificar o que existe nele que poderia ser usado para fazer um pendrive similar, mas que instalasse uma outra distro Linux. Além de testar o Ubuntu neste MacMini, fiquei na verdade bem interessado em tentar uma instalação mínima (existem várias possíveis), mas que conseguisse instalar e rodar o Kodi, por exemplo, e fazer esse velho Mini virar um “Media Center” decente. :wink:

Uma das possibilidades seria o GeexBox, por exemplo: DistroWatch.com: GeeXboX

2 curtidas

Continue tentando, acho que você só tem a ganhar conhecimento e experiência com isso e no futuro ainda pode auxiliar terceiros. Você tentou o instalador do Deepin que mencionei?

2 curtidas

SUCESSO! Consegui criar um pendrive inicializável (bootável) com Linux (Ubuntu) que roda em um velho MacMini 2,1 (2007). Vou contar aqui o caminho, mas pretendo criar um tutorial mais completo em breve. Texto longo, mas descreve o caminho para entender.

Respondendo ao Tiago, eu não tinha tentado antes o Deepin Boot Maker que ele sugeriu, então fui lá tentar. Acontece que resolvi fazer um outro teste junto, e com isso obtive algumas respostas interessantes, e que me apontaram o caminho mais certo para resolver.

Bom, resolvi baixar uma versão do tal GeexBox, que é um OS Linux baseado em Debian, mas que na verdade é feito para rodar o básico do OS e aí rodar o XMBC (Kodi). Usando a ISO dele no Deepin Boot Maker (que é super simples e não te dá opção avançada nenhuma), eu gerei um USB bootável em um cartão de memória de 1GB (o GeexBox tem menos de 300MB) e ele rodou tanto no meu velho Netbook (usei só pra testar), como no MacMini.

Aí então resolvi tentar com a ISO do Ubuntu (ubuntu-14.04.5-desktop-amd64+mac.iso) no mesmo Deepin Boot Maker, e ela não rodou no MacMini.

O que eu descobri com isso: o problema não é a formatação da partição (como eu imaginei antes), pois o Deepin não criou partição GPT, mas MBR mesmo. Então o problema está na implementação EFI do ISO de instalação de cada distribuição, pois usando o mesmo Deepin Boot Maker, uma iso funciona e a outra não.

Ao comparar os dois cartões de boot criados (que estou usando na falta de vários pendrive) reparei que o do GeexBox tinha na raiz a pasta ‘efi/boot/’ com o ‘bootia32.efi’, o mesmo que tem no do Cloudready (que também rodou no MacMini2,1 sem problemas). Já o cartão com o Ubuntu não tinha a pasta EFI. Fiz então mais um teste: apenas copiei e colei a pasta ‘efi’ inteira do primeiro cartão para o segundo. Ai o cartão que originalmente foi criado com a ISO do Ubuntu 14.04 foi reconhecido pelo MacMini e apareceu nas opções de Boot. Foi um grande passo para entender o que está acontecendo, porque ele começou o boot e entrou no grub!!! Mas na verdade ainda não rodou o Ubuntu, porque só estava apontando para o GeexBox. Pra quem não conhece, o Grub é um Boot Loader (carregador de inicialização), que é acionado pelo EFI ou pela BIOS para carregar o sistema operacional da maioria dos sistemas Linux.

Aqui eu admito que fiz uma coisa de leigo, pois alguém com mais experiência talvez tivesse editado direto o ‘grub.cfg’ que foi copiado junto com a pasta ‘efi/boot/’. O que fiz, foi buscar nas pastas e arquivos originalmente instalados nesse cartão um ‘grub.cfg’ ou similar, que tivesse as opções corretas de inicialização (as que aparecem no menu do Grub ao iniciar um Linux que use Grub). Fui logo na pasta ‘boot/grub/’ e lá encontrei o ‘loopback.cfg’. Comparando os dois arquivos, encontrei nesse último as mesmas linhas que estavam no ‘grub.cfg’ da instalação do GeexBox nas partes começadas com ‘menuentry’, ou seja, as entradas do menu. Fui no chute, apenas copiei e colei, colocando as entradas que apontavam para o Ubuntu dentro do arquivo ‘grub.cfg’.

Não mexi mais nada. Pluguei o “pendrive” (cartão de memória+leitor de cartão USB) no MacMini, apertei e segurei a tecla Option (Alt >se for teclado não Mac), liguei o bixo e esperei aparecerem as opções de discos de inicialização e BINGO! Lá estava a opção USB. O resto foi igual a qualquer outro teste/instalação de Ubuntu. Rodei ele em modo Live por algum tempo, sem problemas. Ainda não instalei, mas isso é outra história. :wink:

Em resumo, imagino que qualquer criador de disco bootável funcione (Boot Maker), desde que no final esteja no pendrive a implementação EFI correta. Como relatado em outro post acima, eu já havia testado outros criadores de disco que até criaram a pasta ‘efi/boot’, mas talvez não tivesse os arquivos necessários para esse Mini (que é antigo). Vou seguir testando outras, pra ver se alguma distribuição Linux já contém as pastas e arquivos necessários, sem a necessidade desse copia/cola que eu fiz. Só pra facilitar a outros interessados. Até porque o GeexBox não tem desenvolvimento/atualização muito frequente e constante.

3 curtidas

Parabéns! Excelente relato, mostra como você é perseverante e perspicaz. Não sei se eu teria essa sagacidade e senso de ação. Um tópico tutorial cairá muito bem mesmo. E o Ubuntu está se comportando bem no Mac? Tudo está funcionando como deveria? O sistema está se aproveitando do hardware otimizado de um Macintosh?

1 curtida

Essa é a dica de ouro!

(Pessoal, desculpe a demora no retorno)

Não lembro em qual fórum internacional eu vi essa dica. Fiz isso e o MacMini encontrou o pendrive no boot!

  • Baixei o Ubuntu Minimal (56MB)
  • Cirei o pendrive de instalação com o balenaEtcher
  • baixei na internet o bootia32.efi e o copiei para efi/boot/ do pendrive
  • dei boot no MacMini com tecla Option e encontrou!

Só correr pro abraço…

Ficou ótimo o desempenho! Postarei um vídeo pra vocês verem, guenta um pouco aí…

Abraço! :facepunch: :facepunch:

3 curtidas