Dificuldade com som linux debian testing

De uns dias pra cá o áudio de meu pc desapareceu. Uso Debian Testing com Kde-plasma 5.24. Como servidor de áudio, pipeware. O ícone na bandeja do sistema aparece com uma barra vermelha, que indica não ter fluxo. Nas configurações do sistema não aparece nenhum dispositivo de som. O mais interessante é que a placa foi detectada. Tem alguns aplicativos, como MPlayer, mpv, audacious, rodam som naturalmente.
Li que alguns aplicativos usam o alsa nativamente. Não consegui identificar quais. Mas deve ser isso. Os demais usam o fluxo através do framework pipewire, que está rodando. Está ativo. Não sei o que cortou o fluxo.

PipeWire - Debian Wiki

Olá @Jose_Reis, tudo bem contigo?

Utilize as dicas deste post para compartilhar informações sobre o seu hardware, assim a comunidade poderá ser mais objetiva ao tentar te ajudar a resolver o problema.

:vulcan_salute:

1 curtida

Boa noite pessoal. O problema foi resolvido com a sugestão do null. Abri o Wiki, instalei o pacote wireplumber e rodei o comando systemctl --user --now enable wireplumber.service como usuário normal. Imediatamente o ícone da bandeja se ‘acendeu’. E o áudio começou a funcionar. Desliguei o pc e ao ligá-lo novamente, tudo funcional…
Obrigado.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente após 12 horas. Novas respostas não são mais permitidas.