Diferenciais das distros "gamers"

Além de algumas optimizações, softwares e jogos pré-instalados, na prática quais os diferenciais das distribuições vocacionadas para jogos?

nenhum , você já citou todos
algumas tem repositórios de drivers mais atualizados, mas no geral, não muda muita coisa

5 curtidas

Então como eu já desconfiava, qualquer boa e confiável distro pode ser transformada em “gamer” pelo usuário.

3 curtidas

Exatamente isso Tiago. Na verdade eu acho muito melhor instalar uma distro “normal” que não vem com um monte de coisas instaladas que tu nunca vai usar.

4 curtidas

Atualmente uso o SparkyLinux GameOver Edition e é bem isso mesmo que você já mencionou.

Tirando jogos que você não irá usar, o que mais poderia vir com a distro? No geral, já vem com ferramentas úteis pra quem procura rodar jogos na máquina (wine, PlayOnLinux, Lutris, Steam etc).

1 curtida

Melhor gerenciamento quando se tem placas integradas e dedicadas, vale lembrar que SteamOS e companhia não são “distros gamers” são plataformas a parte, pra ser sincero a única distro gamer que eu conheço é o Regata

1 curtida

Em tese, existem as seguintes distros “gamers” (algumas estão com o desenvolvimento parado):

1. Batocera.linux

2. Linux Console

3. Game Drift Linux

4. Lakka OS

5. Fedora Games Spin

6. Ubuntu GamePack

7. mGAMe

8. Sparky Linux – Gameover Edition

9. Steam OS

10. SuperGamer

11. RetroPie

12. Ultimate Edition Gamers

2 curtidas

Estranho porque neste momento estou a baixar o sparky Linux gMe over de 2019

Prefiro usar uma distro “normal” que dê para tudo (neste caso o Kubuntu) :slightly_smiling_face:

1 curtida

Já tem versão + atual, 2020.

Eu uso o Batocera.linux para RetroGame, coloquei ele em um SSD dentro de um cartucho de NES e dou boot nele em qualquer PC, ligo os controles no PC e bora para a jogatina! rsrs

12 curtidas

Po mostra para agente como fazer esse sistema.
Cria um tópico para isso na categoria hardware.
A que tem mais artigo de Linux mais é como o Diolinux já disse.
O projeto Diolinux é um projeto sobre tecnologia.

1 curtida

Assim que sobrar um tempinho eu faço mais detalhado, mostro como fiz e como resolvi o problema de espaço sem precisar abrir o SSD. rsrs

Eu já testei uns 12 sistemas gamers, no geral não vejo muita mudança… Usei por um tempo o Manjaro Gamer como minha distribuição principal, como vantagem, não precisei instalar steam, lutris, configurar wine e nenhum emulador… poise, já vinha com isso tudo pronto :thinking:

A questão do drive também foi simples de instalar, só parei de usar porque o sistema rodava com 700 mb então preferi trocar para o xubuntu… Mas se sua maquina for boa recomendo, é um sistema muito bonito e creio que instalar um sistema gamer é mais uma questão de práticidade do que própriamente necessidade. :grin:

1 curtida

Que engenhoso! Você consolizou um computador!

1 curtida

Hahaha verdade, mas foi uma maneira que achei para fazer algo diferente/personalizado e ao mesmo tempo separar os games de consoles em outra partição, eu gosto de deixar as coisas separadas e organizadas, tenho o Ubuntu só para programação e entretenimento, o Windows 10 para games de PC, e o Batocera.linux para RetroGame, e só plugo o cartucho quando quiser jogar games antigos, que causa ainda mais nostalgia, só sinto falta de precisa assoprar o cartucho para funcionar! kkkkk

1 curtida

No exterior tem muita gente que faz esses projetos criativos, no Brasil pouca gente se arrisca ou pelo menos mostra suas criações proporcionalmente falando.

1 curtida