Além de algumas optimizações, softwares e jogos pré-instalados, na prática quais os diferenciais das distribuições vocacionadas para jogos?
nenhum , você já citou todos
algumas tem repositórios de drivers mais atualizados, mas no geral, não muda muita coisa
Então como eu já desconfiava, qualquer boa e confiável distro pode ser transformada em “gamer” pelo usuário.
Exatamente isso Tiago. Na verdade eu acho muito melhor instalar uma distro “normal” que não vem com um monte de coisas instaladas que tu nunca vai usar.
Atualmente uso o SparkyLinux GameOver Edition e é bem isso mesmo que você já mencionou.
Tirando jogos que você não irá usar, o que mais poderia vir com a distro? No geral, já vem com ferramentas úteis pra quem procura rodar jogos na máquina (wine, PlayOnLinux, Lutris, Steam etc).
Melhor gerenciamento quando se tem placas integradas e dedicadas, vale lembrar que SteamOS e companhia não são “distros gamers” são plataformas a parte, pra ser sincero a única distro gamer que eu conheço é o Regata
Em tese, existem as seguintes distros “gamers” (algumas estão com o desenvolvimento parado):
Estranho porque neste momento estou a baixar o sparky Linux gMe over de 2019
Prefiro usar uma distro “normal” que dê para tudo (neste caso o Kubuntu)
Já tem versão + atual, 2020.
Eu uso o Batocera.linux para RetroGame, coloquei ele em um SSD dentro de um cartucho de NES e dou boot nele em qualquer PC, ligo os controles no PC e bora para a jogatina! rsrs
Po mostra para agente como fazer esse sistema.
Cria um tópico para isso na categoria hardware.
A que tem mais artigo de Linux mais é como o Diolinux já disse.
O projeto Diolinux é um projeto sobre tecnologia.
Assim que sobrar um tempinho eu faço mais detalhado, mostro como fiz e como resolvi o problema de espaço sem precisar abrir o SSD. rsrs
Eu já testei uns 12 sistemas gamers, no geral não vejo muita mudança… Usei por um tempo o Manjaro Gamer como minha distribuição principal, como vantagem, não precisei instalar steam, lutris, configurar wine e nenhum emulador… poise, já vinha com isso tudo pronto
A questão do drive também foi simples de instalar, só parei de usar porque o sistema rodava com 700 mb então preferi trocar para o xubuntu… Mas se sua maquina for boa recomendo, é um sistema muito bonito e creio que instalar um sistema gamer é mais uma questão de práticidade do que própriamente necessidade.
Que engenhoso! Você consolizou um computador!
Hahaha verdade, mas foi uma maneira que achei para fazer algo diferente/personalizado e ao mesmo tempo separar os games de consoles em outra partição, eu gosto de deixar as coisas separadas e organizadas, tenho o Ubuntu só para programação e entretenimento, o Windows 10 para games de PC, e o Batocera.linux para RetroGame, e só plugo o cartucho quando quiser jogar games antigos, que causa ainda mais nostalgia, só sinto falta de precisa assoprar o cartucho para funcionar! kkkkk
No exterior tem muita gente que faz esses projetos criativos, no Brasil pouca gente se arrisca ou pelo menos mostra suas criações proporcionalmente falando.