Diferenças entre benchmarks para i5-11400

Se o seu processador suporta até 2666MHz, você ficará limitado até 2666MHz.
Sofro o mesmo que você, porém em um i3 9100F (suporte até 2400MHz) com memória de 3000MHz.

Não, porque o controlador de memória do 11400 só vai até 2666mhz.. Sugiro não tirar o limite de 65w para o processador por hora. Espera comprar um cooler mais parrudo e depois “tora no power limit”

Retificando: o i5 de décima primeira geração oferta suporte a 3200mhz. Habilita o XMP na bios e vê se sobe de forma automática.

1 curtida

A intel a realmente maliciosa, vejam o que colocaram:

image

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/212270/intel-core-i5-11400-processor-12m-cache-up-to-4-40-ghz.html

Ou, seja, comprei memórias 3200 MHz mais caras sem necessidade? Pior que eu já tinha um pente de 8 GB 2400 MHz…

Só complementando minha retificação: caso o XMP não leve o clock da memória aos 3200, veja se trocar os slots resolvem. Exemplo: slot a + slot c ou slot b + slot d. Isso varia de fabricante para fabricante de placa mãe.

1 curtida

Entendi. Eu já estava pedindo direito de arrependimento na Kabum. Então quer dizer que é possível chegar aos 3200 MHz?

Obrigado mesmo.

Obs: Infelizmente tive que montar esse às pressas pois dependo dele para meu trabalho. Se eu tivesse mais tempo, teria me informado melhor.

Por testes e documentação que li, vai sim até 3200mhz. Liga o XMP e acompanha o clock após reiniciar a máquina. Se quiser ver o clock pelo Linux, rode o commando sudo dmidecode --type 17 e procure por “Speed” ou, de forma mais enxuta, se o inxi estiver instalado, com sudo inxi -m

1 curtida

Acho que está havendo problema na leitura. Eu habilitei o XMP e na placa mostra 3200 MHz sendo que nesse momento está em 2400 MT/S

Estranho, pois no “configured memory speed” tá batendo os 3200…
Tu só tem um pente de 8gb?

Tenho dois:

Eu coloquei os módulos alternados pois parece que assim deixa habilitado o dual-channel. Pelo menos na UEFI aparece que está em dual-channel.

Acho que esse chipset é novo e ainda não tem suporte. Segundo o manual da placa, o máximo de memória suportada é de 128 GB e aí diz 64 GB. O controlador de memória do i5 também suporta 128 GB.

Bom… tenho uma nova suposição, mas não tenho certeza. O Ubuntu e seus derivados, se não me falha a memória, está usando o Kernel 5.11.x. e o suporte para a décima primeira geração não tá tão legal, o que implica com o controlador de memória do CPU. Testa uma distro RR e vê se isso melhora. Experimenta o Solus em modo live. A ISO do 4.3 saiu a pouco tempo (Kernel 5.13 out of the box).
https://getsol.us/download/

2 curtidas

É isso mesmo. Para funcionar dual channel nas placas modernas tem que ser slot 1 e slot 3 ou slot 2 e slot 4 :sweat_smile:

1 curtida

Por acaso você esta misturando Memorias de velocidades diferentes? 8Gb 2400+8Gb 3200, isso vai funcionar tranquilamente mais ambas vão trabalhar na velocidade da memoria mais baixa que é 2400MHZ, acredito que XMP não vá funcionar nesse caso já que o ideal é ambas memorias terem as mesmas especificações.

1 curtida

Não. Ambas memórias são iguais. Comprei as duas juntas. Ambas são 3200 MHz. São essas aqui:

1 curtida

Entendi, estranho porque essas memorias da Kingston são excelentes princialmente para botar XMP.

1 curtida

O colega JG22 sugeriu usar uma distro com kernel mais novo. No caso, vou testar via uma live do OpenSuse. Será que dá certo, para reconhecer?

Também pensei em testar com Windows, mas não quero mexer na formatação agora. Já tive tantos problemas com o PC antigo, tantas instalações, que agora só instalo novamente quando chegar o SSD.

Se for testar a live do openSUSE, lembre-se de usar o Tumbleweed. O Kernel usado no Leap 15.3 é o 5.3, vulgo nem sonha em ter suporte a décima primeira geração da Intel :sweat_smile:

2 curtidas

Eu tentei o openSUSE mas nao tive sucesso no boot. Agora estou escrevendo do Manjaro.

Utilizei os comandos que o JG22 passou e os resultados foram estes?


Nao sei se entendi direito… Mas um diz que esta em 2400 e o outro diz que esta em 3200.

Parece que esta tudo certo. E apenas uma questao de interpretacao.

Veja o que diz o site da Kingston?

Essas memorias sao originalmente de 2400 MHz ou 2666 MHz. A leitura do inxi e do dmidecode devem estar mostrando isso.

Vejam se concordam comigo.

Obrigado.

P.S

Estou usado o Manjaro no Live USB e a experiencia e totalmente diferente do HDD. Eu clico e abre rapidamente. Espero que com o SSD seja ainda mais rapido. :grinning:

2 curtidas

Será, ainda mais quando for pro Gnome 40 (após instalar e atualizar) - aqui, após alguns ajustes, ficou responsivo e mais leve que antes

1 curtida

Vou esperar o Gnome 40 no Ubuntu mesmo. Eu gosto do tema que o Ubuntu usa. O Gnome puro acho ainda muito Pesadao, com aquelas bordas muito espessas e o tema adawaita nao me agrada aquelas cores… Mas gostei muito do Gnome40. Em um notebook instalei o Fedora 34 e realmente ele esta incrivel.

O Gnome modificado do Ubuntu é ainda mais pesado por causa da extensão e o tema usado :sweat_smile:
E respondendo sua dúvida: sim. Tá pegando 3200mhz agora. Kernel novo com hardware novo é sempre uma delícia :smiley:

2 curtidas