Diferencas do comando linux

Qual a diferenca destes comando no linux. Este topico vai ajudar quem eh iniciante no linux. Exite comando equivalente para o windows, macOS e FreeBSD, Talvez o shell de alguma diferenca no comando ou sei la.
Os comando sao: ; | &&

2 Curtidas

Olá @zaa dá uma olhada no Canivite Suiço do Shell, creio que é o local onde você encontrará todas as respostas as suas perguntas.

Captura%20de%20tela%20de%202019-08-15%2007-30-35

3 Curtidas

Acredito que o único diferentão é o Windows por ele não ser um Unix Like (já que tanto o MAC OS, quanto o Linux tem características semelhantes), acredito que muitos comandos do Linux (por ele ser baseado nele, me corrijam se eu estiver errado) sejam semelhantes ou o mesmo do Unix.

@zaa, na verdade esses comandos são símbolos, e não são propriamente do Linux, e sim da linguagem “shell-script” (Shell script – Wikipédia, a enciclopédia livre).

O primeiro símbolo " ; " serve apenas para indicar o fim da definição de um comando, para permitir vários comandos em uma mesma linha.
O segundo, " | " é o mais importante de todos. Se chama “pipeline”, ou “encanamento” em uma tradução rápida, e permite passar a saída de um comando diretamente para a entrada de outro, enquanto os dois estão sendo executados, de forma bem simplificada.
O último, “&&”, é apenas um operador lógico, que exige que o primeiro comando seja bem sucedido para que o próximo seja executado, ou pode ser usado também em expressões lógicas.

Quem interpreta essa linguagem é o Bash e outros interpretadores como o ZSH. Ou seja, tudo se resume se o sistema tem suporte à esses interpretadores ou não, e cada um dos interpretadores podem possuir pequenas diferenças na sintaxe. Até onde eu sei todas as distribuições Linux, BSD e afins suportam nativamente esses interpretadores, sendo o Bash o padrão e o mais usado, e consequentemente a linguagem Shell-Script, mas isso não significa que um script irá funcionar exatamente igual em todos os sistemas, principalmente por diferenças de variáveis do sistema, caminho dos diretórios, …

Sobre o MacOS, eu sei que ele é baseado em BSD e suporta uma sintaxe parecida, mas não creio que seja compatível com os scripts shell, pelo menos não com scripts mais complexos.

Finalmente, o Windows definitivamente não é compatível com os script-shell, uma vez que não suporta nenhum desses interpretadores.

2 Curtidas