Diferença no valor de bateria entre macOS e Ubuntu 20.04

Boa tarde pessoal,

Tenho um MacBook Pro 2011 com o High Sierra, esse modelo vem com I5 2.3GHz e 4Gb DDR3.
Carreguei a bateria 100%, deixei o carregar plugado, peguei meu pendrive com Ubuntu 20.04 e iniciei o mesmo. Coloquei para testar o sistema e notei que a bateria mostra que está com 83% da carga. Após mais ou menos 5 min ainda no carregador mostra bateria completamente carregada, quando tiro o carregador o mesmo mostra 83%, esperei uns 10min e pluguei o carregador novamente e o led do carregador indica que a bateria está em 100%, mas continua mostrando com 83% de carga, quando volto para o macOS mostra que a bateria está em 100%.

Obs:
Testei no ElementaryOS, Manjaro KDE, Linux Mint, PopOS e Ubuntu como dito acima, e ambos mostram o mesmo resultado.

Fiz algumas pesquisas mas não encontrei nada a respeito dessa diferença na % da bateria, no suporte da Apple me responderam que “os sistemas (macOS e Linux) tem características próprias, e que os sistemas trabalham de forma autônoma.”

Alguém já passou por isso ou sabe como resolver?
Essa diferença é “perdida”?
A minha intenção e colocar o Ubuntu ou derivado ocupando todo HD.

Muito Obrigado.

No IOS já recebi um alerta avisando que a bateria não iria ser carregada até 100% para maximizar a sua vida util, eles analisam o seu uso e determina o quanto será carregado em determinado horário.

“O que isso significa para o seu laptop é que, em certos casos, ver 100% da duração da bateria na barra de menus pode não significar necessariamente o máximo que sua bateria pode cobrar. Em vez de significar que ela é carregada com 100% do que a bateria pode suportar, agora significa que ela é carregada com 100% do que a bateria deve levar para maximizar sua vida útil.”

PS: Isso evita que a sua bateria chegue no ciclo máximo de recarga.

2 curtidas

Muito Obrigado Pio, não sabia deste sistema inteligente. :smiley: