Diferença entre /boot/efi e /boot e a diferença de com ou sem a flag esp

Amigos. Uma pergunta boba. Vejo em alguns vídeos antigos que o Ubuntu permite você criar uma partição /boot/efi. E em outras somente /boot.

Elas são as mesmas coisas ou tem alguma diferença?

E o que seria essa tal de flag esp. Notei ao instalar o Ubuntu no virtualbox que ela não marca como esp. Porém o fedora marca. Tem alguma diferença? O que seria melhor para uma instalação em dualboot com W10

1 curtida

A diferença é o modo de boot que você escolheu para seu computador.

Boot modo Legacy:

  • apenas /boot
  • mais antigo
  • mais simples pra instalação de apenas um sistema operacional
  • mais complicado para instalação de dois ou mais sistemas operacionais
  • Disco com particionamento no modelo MBR ou DOS, complicado para criar mais de 4 partições e possui limitação de discos de no máximo 4TB.

Boot modo UEFI:

  • necessário usar partição ESP, montar em /boot/efi
  • mais nova
  • mais complicada para entender como funciona
  • milhões de opções para fazer o boot, algumas placas possuem até um mini-sistema embutido.
  • Disco com particionamento no modelo GPT, mais novo e simples.

Geralmente quem quer instalar dual boot precisa primeiro saber qual é o esquema atual do computador. É bem difícil transformar um sistema operacional que esteja instalado em um modo para o outro. O mais fácil a ser feito é começar tudo do zero no modo desejado (Para uso em multi boot eu sempre recomendo UEFI).

A partir daí você já pode procurar o tutorial com a instalação do modo correto para seu computador.

5 curtidas

Mas onde eu mudo a opção de boot?

Na firmware da sua placa mãe, que muda para cada modelo, haverá uma opção correspondente ao modo de boot. Algumas saíram com padrão legacy, outras legacy+UEFI, as mais novas já saem com padrão apenas UEFI. As placas que podem dar o boot nos dois modos podem indicar o modo na seleção de boot, podendo deixar qualquer um padrão, ou podendo dar boot nos pendrives/cds/hds também nos dois modos. Geralmente as imagens dos sistemas operacionais disponíveis para instalar no computador são compatíveis com os dois modos, por isso o usuário desavisado pode sequer saber qual modo está instalando, pois o instalador vai ser diferente conforme foi dado o boot.

3 curtidas

Então. Aqui é gpt. Porém o Ubuntu instala somente com /boot, já o fedora instala com o /boot/efi.

O correto pela sua explicação não era para o Ubuntu também instalar com o /boot/efi?

1 curtida

Se está instalando um de um jeito e outro do outro, então seu computador está escolhendo qual modo vai iniciar a mídia de instalação. Se você quiser um modo em específico, altere a opção apropriada na BIOS. Uma vez que esteja apenas UEFI, será impossível instalar no modo legacy.

2 curtidas

Mas isso iria atrapalhar caso eu tente depois por um pendrive formatado em fat 32? Tipo, o ubuntu poderia não reconhecer?

1 curtida

Não sei se entendi bem a pergunta. Mas, se fala em relação ao boot, não. Você não terá problemas com o formato de arquivos do pendrive se ele for fat32. Muito menos, o sistema terá problemas em ler o pendrive. Já que em ambos os casos isso independe do modo de inicialização do boot, seja BIOS (Legacy) ou UEFI.

2 curtidas

Obrigado galera. Espero um dia ajudar outros como vcs.

1 curtida