Diferença do deepin para o uos Linux

Todos nós sabemos o que a Huawei é a China está a fazer para se manter em pé adoptando o deepin como distro padrão nos seu notebooks
Mas aí surgiu uma dúvida
Existe uma distro que em que o objetivo é para os usuários chineses chamada uos
Não sei o porquê, mas já ouvi falar de que existe chaves de ativação como no Windows
Alguém pode me afirmar se isso é verdade ou não?
Se for, quais são as vantagens de comprar uma licensa do uos?
Lembrando que eu sei que poderia ir de deepin só que é mais bugado a beta do que o uos
Já que destina-se para usuarios finais e não pela comunidade

Segue informações oficias, recomendo dar uma olhada nesse tópico, tem todas informações que sabemos sobre:

1 curtida

Vou resumir, mas sugiro fortemente o post do @thespation

A relação é parecida com Fedora x REHEL

Fedora    ----------->    REHEL
Deepin    ----------->    UOS

Mas além do suporte aprimorado o UOS tem algumas diferenças que o tornam bem atraetes para B2B:

1. Suporte a 4 arquiteturas diferentes, enquanto o Deepin suporta apenas amd64, o UOS suporta:
  • x86
  • ARM
  • MIPS
  • Alpha
  1. Segurança de dados muito aprimorada, apesar de ser possível em qualquer distro eles trazem isso nativo e seamless:
  • 3 partições, sendo elas: Sistema de arquivos do sistema, Home e Partição de Recuperação
  • sudo com filtros, o usuário não consegue quebrar o sistema
  • Novas regras de empacotamento, um programa só entra no UOS se for instalável na HOME
  1. Ele é uma plataforma real, a migração para Qt a criação do DDK, o Desig guidelines tudo foi feito pensando em atrair desenvolvedores pro UOS

Basicamente o UOS é o mais próximo que temos de um real concorrente do Windows

2 curtidas

Dá para tentar instalar o uos sem o Poblema do IP?