Dicionários e tradutores profissionais que utilizam inteligência artificial

Eu vi o tradutor profissional de dublagem Silvio Puertas mencionar em duas ocasiões que os tradutores profissionais fazer uso de um software profissional de tradução (não lembro o nome desse “dicionário”) que age de forma semelhante ao Google Tradutor só que com uma tradução muito mais precisa porque faz o uso de inteligência artificial avançada, alguém saberia de que software pode se tratar?

Tem o DeepL, mas não sei se ele tem uma versão Pro pra profissionais de tradução ou algo assim.

(Aliás, o Google Tradutor também tem utilizado inteligência artificial para algumas línguas, o mecanismo estatístico antigo tem sido cada vez menos usado).

1 Curtida

Sim, é que ele disse que o funcionamento é semelhante, mas, é algo muito mais preciso e técnico entendo gírias, contextos, frases alternativas, isso tudo em vários idiomas (parece que é um recurso pago). Não sei se funciona integralmente pela internet ou localmente, parece ser um software para Windows.

Então, tava fuçando no Distro Watch e achei uma distro com foco em traduções, o tuxtrans. Na página deles, há várias ferramentas, de tradução, listadas. Talvez a que você procure esteja por lá.

https://www.uibk.ac.at/tuxtrans/software.html

1 Curtida

O que eu procurava era ele mesmo, pelo que vejo tem a melhor tradução possível.