Dicas para um iniciante em infra/web criar um servidor de arquivos para uma empresa

Olá, amigos! Preciso urgentemente criar um servidor de arquivos para armazenar documentação referente a licitações, fotos, talvez vídeos e integrar algumas impressoras. O problema é que não entendo muito bem de infra e meu emprego tá dependendo muito disso. Preciso aprender e comecei pesquisando sobre servidores de arquivos e vi que o FreeNAS é uma opção. Devo seguir essa linha do FreeNAS? Se alguém aqui puder me dar umas dicas de tutoriais e cursos (podem ser até pagos) eu estaria muito agradecido.

Bem-vindo ao forum, Icaro. :grinning:

TrueNAS Scale é a solução ideal pra esse caso, ele serve para essa simples finalidade, tem compartilhamento SAMBA, NFS e WebDAV, e se a empresa precisar de soluções mais complexas, ele ja tem gerenciador de docker/kubernetes.

Ele também é feito em cima do debian, gerenciar usários e permissões pelo shell vai ser molezinha.

Quanto aos cursos, fico devendo, mas tutoriais do TrueNAS tem aos montes na internet, montei um servidor complexo, apenas me orientando pela interface web dele, é bastante intuitiva.

Att, Jean.

2 curtidas

Obrigadão pela diga, meu bom! Já estou seguindo!

1 curtida