Dicas para "particionamento" de hd e sobre Notebook Ryzen

Boa tarde pessoa, tudo certo ? Tenho mais uma duvida para ver se alguém consegue me ajudar, ,rs (Duas na verdade)

Primeira: Recentemente troquei de notebook, eu usava um com processador i5 7° Geração que tinha aquelas placas gráficas integradas da intel, agora estou com um lenovo ryzen 5 que a placa gráfica integrada é a vega 8. Gostaria de saber se eu terei algum problema se eu usar o ubuntu com essa placa gráfica integrada ou algo do tipo, se alguém teve alguma experiencia ou sei lá.

Segunda: Como disse acima, pretendo instalar o ubuntu nele (Ou alguma outra distro com gnome, Pop OS é uma alternativa), porém neste notebook terei 2 hd’s: Um SSD para o sistema e os programas e o HD comum para salvar os arquivos, como que eu devo fazer a “partição” deles ? Sei que o conceito de C:/ e D:/ não se aplica muito bem, por mais que eu pesquise, eu nunca entendi muito bem como funciona o esquema dos hd’s no linux, alguém poderia me dar uma ajuda por favor ?

Muito obrigado desde já !!!

tenho um ideapad com esse processador, o s.o dele é o Deepin até agora tá florindo de boa, acho que distro com base Ubuntu deve estar ótimo tb, já sobre seu segundo problema na hora de instalar vc deve instalar a raiz ( / )no ssd já a home ( /home ) no hd acho que é assim que vc quer fazer.

Entao, eu pensei nisso de deixar a raiz no ssd e o home no hd, mas por exemplo, quando eu instalar programas novos ele vai ser instalado na raiz ou na home ? Pensei em deixar o hd normal como ntfs também, mas nao sei se daria certo.

A maioria dos programas são instalados na raiz. Acho que as únicas exceções são snaps e flatpaks.

Você pode particionar assim: uma partição de boot de 512 MB se estiver usando UEFI, uma com a sua quantidade de RAM como swap, uma de 32 GB para a raiz e o resto para o /home.

Na hora de particionar, coloca a partição / no ssd
e a partição /home no HD