Dicas para otimizar espaço últi no KDE

Olá pessoal.

Depois de passar muito tempo usando o Gnome, me habituei com a o máximo possível de área útil de visualização. Chegava a ser estranho, quando tinha que usar Windows e notava tanto espaço perdido com barras, etc.

Atualmente, estou usando o KDE e estou gostando muito da leveza do DE. É incrível também como há detalhes que melhoram a interação com o uso do computador. O Dolphin, por exemplo, é um show à parte.

O único problema que está me incomodando é a questão de ter uma perda maior de área útil. Alguém tem alguma dica de configuração do Plasma para aumentar essa área útil de visualização?

Obrigado a todos.

1 curtida

Sugiro ver estes tópicos para “tirar ideias”:

https://plus.diolinux.com.br/t/galera-do-plasma/22026/

E alguns vídeos de customização deste canal:

:wink:

3 curtidas

Obrigado.

Eu utilizo a dock, mas tem uma chatice com ela: quando preciso usar uma área próxima, ela se joga na frente, sem a minha permissão. Se eu aumentar muito o tempo de ação, tira a agilidade quando a quero acessar.

Acho que não tem muito jeito. Terei que tentar voltar à dinâmica de uso do Gnome ou usar a proposta do KDE puro mesmo: uma barra inferior, apenas.

1 curtida

Tá usando a Latte? Se sim, dá uma estudada que tem formas de ajustar bem isso até vc achar algo confortável e se acostumar com ela (quando comecei a usar plasma, apanhei com ela, ainda mais que a coloco à esquerda, como a dash-to-dock, mas me habituei aos poucos)

3 curtidas

É isso que estou tentando, @Rodrigo_Chile. Eu sou muito “chato” com essas coisas. Lembro que na época fique entre o KDE e o Gnome ( uma dúvida eterna…) fui fazendo um monte de prós e contras. O grande pró, para mim foi a maior otimização do espaço(na época eu medi até os pixels para ver quem “ganhava”), mas aquela dinâmia de “super” e ver as atividades, foi um pouco chata, no começo. Depois me adaptei e até achei melhor que a dinâmica de ícones.

Agora, voltei para o KDE e logo que adaptei à dinâmica de ícones( acho que mostra que, pelo menos para mim, é a forma mais natural e rápida).

Vou tentar me adaptar. Acho que consigo. No mais, se alguém quiser dar alguma dica, é bem vinda.

P.S

O KDE é demais : How To Customize KDE Plasma with the Style Of Cyberpunk - YouTube

2 curtidas

Desse canal, eu curto muito esse aqui, mas uma vez que tentei deu errado, quem sabe contigo funciona:

E esse aqui é novo, veja se te inspira:

Mas como amante do Gnome, nada de ícones na área de trabalho ou na barra (uso latte como barra tbm, não só como dock, mas tem como alterar a barra padrão de boas tbm)

Sinto falta da Super para ver as atividades (a dash do Gnome), mas uso o canto esquerdo superior e me acostumei

2 curtidas

A maneira “suprema” que eu achei para economizar espaço no KDE foi o Latte Dock.

Tenho apenas dois painéis:

  • painel superior com ícone, título e menu da janela + ícones de notificação e relógio + botões de janela, usando os applets do Psifodotos (recomendo ver https://plus.diolinux.com.br/t/galera-do-plasma/22026/72 se for usar o menu global). Para economizar ainda mais espaço, eu desativo as titlebars de janelas maximizadas para que elas se “fundam” com o painel superior (por isso que incluo applets de título, ícone e botões de janela).
  • dock à esquerda, que se oculta sozinha, com os aplicativos (se bem que não faria diferença estar embaixo, é apenas uma preferência que eu tenho desde a época que eu uso Ubuntu).
2 curtidas

Legal, vou dar uma olhada para reconfigurar.

Atualmente está assim:

Eu teria que remover o paginador da área superior…

Bom, ainda estou experimentando. Gostei muito do KDE, não pretendo voltar pro Gnome.

Obrigado.

1 curtida

Eu deixei um, mas no canto direito, perto da bandeja… e mexendo nas configs, coloquei 2 linhas e 2 colunas, economizou um espaço no paginador

2 curtidas

@Rodrigo_Chile É, eu vi que dá para colocar atalhos para percorrer as áreas de trabalho também, aí meio que não precisaria de uma área grande para o paginador.

Aos poucos vou chegando ao um workflow bacana.

Valeu!

2 curtidas