Tenha paciência com as atualizações automáticas, caso seja usuário da versão home, e mais ainda com a intruzão do Defender que consome entre 100mb a 200mb após o boot do sistema, fora um pequeno aumento no consumo de memória devido a “nova UI”. Sem querer ser o mala do Linux, afinal eu uso Windows também para algumas atividades do trabalho, já testou outras distros que possam ser de mais agrado em relação ao Ubuntu? O bom do universo Linux é isso, a escolha.
Como o Linux, faz não! Mas existem ferramentas às quais são compatíveis tanto no Windows quanto Linux, segue abaixo…
Para Windows existem muitas ferramentas de backup, desde à do próprio Windows mostrado no link acima, como de terceiros… Atualmente com o WSL, torna-se possível o uso, de utilitários como o rsync, por exemplo…
Já testei bastante mas sempre tem um bug ou algo chato. Agora mesmo as VMs não estão funcionado bem. Já tive vários episódios de após atualizações as VMs pararem de funcionar…
Faz 10 anos que uso Linux mas sei lá, eu queria algo mais “pronto e plug and play”.
É uma decisão meio desconfortável de se tomar, depois de tanto tempo no Linux como SO principal/único, mas eu acho que as coisas podem mudar e por isso estou dando uma chance para o WIndows mesmo.
Mas nesse caso não faria backup apenas do Linux? Se conseguir englobal o NTFS inteiro, Jesus, a Microsoft não arrumar o Windows 100% para Power User por preguiça kkk
Estranho isso. As VMs seriam do Windows ou outras distros? Testou quais softwares para virtualização? Se a ideia é trabalhar com máquina virtual, pelo menos eu acho mais jogo usar, no dia a dia, o HyperV, aí não tem discussão.
Todas. Eu uso uma para Windows pois tem o programa que eu sempre preciso usar e não tem alternativa a ele.
Mas sempre VM foi uma chatice para mim. Quando atualiza de vez em quando dá problema no VirtualBox com os LinuxHeaders…
Outra chatice é o Snap ( tudo bem, é coisa do Ubuntu, mas gosto de usar o Ubuntu mesmo, já testei inúmeras distros).
Firefox também não está funcionando direito… Já removi, atualizei, instalei, não funciona bem.
Gosto muito do Linux, de maneira geral, mas sempre tem algo que me chateia. Por incrível que pareça, uma época que fiquei usando um note com Windows 10, tive zero dor de cabeça. A única chatice era aquelas benditas atualizações.
Menor performance;
Problemas ligados à privacidade;
Degradação da qualidade conforme o tempo;
Problemas relacionados às atualizações;
Custo de licenciamento; No seu caso, em princípio, perda de qualidade na criptografia de discos;
E outros, que aí compete a cada um analisar após ler cuidadosamente a licença.
Eu também sempre gostei disso. Sendo que com o passar do tempo eu vi que não existe liberdade absoluta. Se eu queria ficar livre demais ( muitas vezes eu nem aproveitava essa liberdade) em um sistema operacional que não me ajudava muito, eu estava ficando preso na questão da produtividade.
Como eu tinha “amor” ao Linux e ao software livre eu sempre pagava esse preço, mas o tempo foi passando e a visão vai mudando… E agora eu tenho “sentimento” zero por qualquer feramenta.
O procedimento é diferente, mas conforme já foi explicado você conseguirá um resultado “tecnicamente” similar. Se costuma usar senhas para desbloquear o disco durante o boot, o que eu recorde o Windows não possui esse recurso nativamente. Um quebra-galho seria colocar senha na BIOS, mas isso está longe de agregar alguma segurança de forma efetiva.
As imagens de sistema do Windows também funcionam de forma distinta, você pode usar ferramentas como o Clonezilla para gerar uma imagem do Windows e mantê-la em um lugar seguro, tornando o processo de restauração mais simples. Usar o próprio recurso de snapshots do Windows também é uma opção, mas em anos usando este sistema eu nunca consegui restaurar corretamente o sistema sem usar ferramentas externas.
No geral, para backups é melhor usar uma ferramenta externa.