Olá, pessoal! Gostaria de algumas dicas sobre qual seria o melhor Linux para usar. Pretendo utilizá-lo principalmente para desenvolver projetos da faculdade e programar. Busco um sistema simples, personalizável ao meu estilo, que tenha bom suporte a ferramentas de IA e aos serviços do Google. Não me importo se for um sistema mais baseado em comandos via terminal. Poderiam me ajudar a escolher? OBS: sou iniciante.
Linux Mint ou Zorin OS
Dá uma conferida nesse meu projeto: TigerOS
Bem vindo ao Diolinux Plus!
Sobre um sistema que te atenda, acredito que você queira personalizar, mas não gastar muito tempo fazendo isso, afinal, seu foco é desenvolvimento e uso de ferramentas de IA.
Pra atender seu pedido de personalização, eu pegaria inicialmente uma distro com KDE Plasma. Ele tem muitas opções de personalização, e é leve, a curva de aprendizado pra quem sai do Windows é bem baixa, rapidinho você já tá postando setups personalizados por aqui.
Sobre o seu objetivo principal, qualquer distribuição atual te atenderia, pois as ferramentas pra desenvolvimento e o acesso as ferramentas de IA são tranquilamente acessíveis.
Eu iria pra algo com base Debian/Ubuntu ou Fedora, pois considerando seu cenário como dev, vai ser o ambiente que você vai achar nos servidores das empresas.
Resumo:
Base Debian/Ubuntu ou Fedora
KDE Plasma
Recomendação pessoal: Kubuntu
Na minha casa eu uso Tiger OS , Zorin OS e Bazzite.
Linux mint
LINUX MINT que ainda uso as vezes com Dual Boot com o FEDORA CINNAMON que uso atualmente
Enfim, no msm uso q eu seu, como dev front-end, uso o Fedora Workstation, o GNOME padrao (q e uma DE, vc vai entender depois) pode ser dificil de se acostumar no comesso, mas e muito eficiente e focado, eu gosto bastante…
Eu ele quase no padrao:
Boa noite, muito obrigado pela dica, vou analisar bem a recomendação. Para o kabunto teria algum versão especifica ? ou sempre seguir conforme as atualizações?
Sou iniciante também vindo do Windows e eu uso o Linux a quase dois mês. Uso principalmente para estudar e programar. Pode começa pelo Ubuntu ou Mint (esse não cheguei a usa, mas o pessoal recomenda) e atualmente eu uso o fedora 43 Workstation ele não é pra iniciante, mas depois que use o Ubuntu por um mês me senti confortável em ir para fedora.