Dicas de Linux para um leigo

olá pessoal, eu não entendo muito a respeito de Linux, e tenho a seguinte dúvida:
sou um estudante universitário e faço um uso bastante comum do meu notebook, uso basicamente pra ver videos, acessar sites, fazer trabalhos da faculdade e afins…
ocorre que meu notebook tem 4gb de ram e um i3 de 4a geração, e o windows 10 deixa ele um pouco lento, por exemplo: se eu estou vendo um video em uma qualidade boa (720 ou 1080p), usando o word ou wps e usando o navegador pra pesquisas, ele fica lento, e isso incomoda…
eu queria saber se é conveniente eu mudar o windows pra algum so mais leve, e se sim,qual seria um bom so pra usar?
e eu vou ter muitos problemas com instalação de drivers e programas?

4 curtidas

Olá, @CaioBarbosaGaspar seja bem vindo a comunidade!

O problema ai não é o S.O. (Sistema Operacional), é mais a quantidade de memória RAM que você possuí.

Mas, utilizar um S.O. mais “leve” que, o Microsoft Windows, pode sim surgir uma diferença mas, não espere por uma diferença gigantesca, porque mesmo trocando S.O. a sua memória RAM ainda será de 4GB.

E outra, o kernel Linux, normalmente reserva uns 100MB de memória RAM, então no final você teria 3.9GB utilizável. Mas por esperiência vale a tentativa sim.

Pelas informações passadas, você não deve ter problemas com driver e programas. Tirando o, Microsoft Word, que você provávelmente terá que recorrer a uma alternativa.

Espero ter lhe ajudado, até mais!

2 curtidas

Fala meu nobre tudo bem? Acredito que seria ideal para você interfaces como LXQt, XFCE e MATE essas interfaces pesam aí cerca de 200 a 300mb, então vai ter uma diferença notável no desempenho do teu computador, mas como o amigo aí em cima disse, não espere uma diferença gigantesca pois você ainda tem 4GB de RAM.