Dicas de Linux para um leigo

olá pessoal, eu não entendo muito a respeito de Linux, e tenho a seguinte dúvida:
sou um estudante universitário e faço um uso bastante comum do meu notebook, uso basicamente pra ver videos, acessar sites, fazer trabalhos da faculdade e afins…
ocorre que meu notebook tem 4gb de ram e um i3 de 4a geração, e o windows 10 deixa ele um pouco lento, por exemplo: se eu estou vendo um video em uma qualidade boa (720 ou 1080p), usando o word ou wps e usando o navegador pra pesquisas, ele fica lento, e isso incomoda…
eu queria saber se é conveniente eu mudar o windows pra algum so mais leve, e se sim,qual seria um bom so pra usar?
e eu vou ter muitos problemas com instalação de drivers e programas?

4 curtidas

Olá, @CaioBarbosaGaspar seja bem vindo a comunidade!

O problema ai não é o S.O. (Sistema Operacional), é mais a quantidade de memória RAM que você possuí.

Mas, utilizar um S.O. mais “leve” que, o Microsoft Windows, pode sim surgir uma diferença mas, não espere por uma diferença gigantesca, porque mesmo trocando S.O. a sua memória RAM ainda será de 4GB.

E outra, o kernel Linux, normalmente reserva uns 100MB de memória RAM, então no final você teria 3.9GB utilizável. Mas por esperiência vale a tentativa sim.

Pelas informações passadas, você não deve ter problemas com driver e programas. Tirando o, Microsoft Word, que você provávelmente terá que recorrer a uma alternativa.

Espero ter lhe ajudado, até mais!

2 curtidas

Fala meu nobre tudo bem? Acredito que seria ideal para você interfaces como LXQt, XFCE e MATE essas interfaces pesam aí cerca de 200 a 300mb, então vai ter uma diferença notável no desempenho do teu computador, mas como o amigo aí em cima disse, não espere uma diferença gigantesca pois você ainda tem 4GB de RAM.

Como você é iniciante eu recomendo de cara o Endless OS, acredito que mais fácil que o Endless não haja, ele vem com absolutamente tudo instalado, leitor de pdf, gerenciador de arquivos, programas para cálculos matemáticos, para ler artigos, para jogar, com navegador, com reprodutor de músicas e vídeos…

Tem também o Ubuntu que é bem fácil e tem uma comunidade grande que pode te ajudar com qualquer dúvida que você venha a ter, recomendo dar uma olhada no Ubuntu MATE, além de olhar alguns vídeos do sistema operacional pra saber se você vai gostar de utilizar, o visual, ferramentas etc… apesar que o visual é o problema mínimo, no linux você pode instalar todo tipo de tema e modificar tudo.

Forte abraço.

3 curtidas

mas então a mudança se eu usasse linux não seria tão sensível? minha ram é ddr3, se eu colocar mais um pente de 4gb será que resolve? no fim das contas, vc acha que na minha situação vale a pena mudar de so ou não?
edit: quando eu rodo um vídeo em 1080p, o processador trabalha acima de 90%

2 curtidas

Caio, infelizmente as distribuições Linux ainda não fazem mágica, então não espere conseguir executar muitas tarefas pesadas ao mesmo tempo sem engasgos.

O seu computador não possui tanta memória RAM, como o Eduardo bem disse, e o processador tem apenas 2 núcleos, o que limita a quantidade de processos simultâneos que você consegue rodar. Ainda mais assistir vídeos que normalmente consome bastante CPU.

Ainda assim, é praticamente uma certeza que você terá uma experiência melhor usando uma distro Linux com uma interface bem leve do que usando Windows. Pelo menos em termos de desempenho.

4 curtidas

Olá!
Pelo meu conhecimento e experiência, direi para você que você deve pensar no seguinte:

• Tenho tempo para configurar um sistema novo e solucionar o possíveis problemas que podem aparecer? Se você tiver tempo e interesse, ok.
  • Tem alguma ferramenta de uso exclusivo do Microsoft Windows, que você necessita para escola ou trabalho? Se você não possuí, ok.

720p, 1080p com a capacidade/quantidade de processamento e memória RAM que você possuí é esperado ser processado tranquilamente mas, Levando em conta que, quando utilizando multiplas aplicações, não será apenas o video que levará foco no processamento, então pode ser esperado lentidão ou até travamentos dependendo do uso.

4 curtidas

Olha cara, eu também vivo nessa vida de 4GB de RAM, mudei do Windos 10 pro Manjaro utilizando a interface KDE e eu percebi um desempenho bom, pra mim valeu muitíssimo a pena, o tempo de inicialização ficou um pouco maior, mas eu conseguia reproduzir os vídeos de forma mais fluída e o uso do processador diminuiu um pouco também. O que eu recomendo é que você faça um USB Bootável, utilizando programas como o Multibootusb, Balena Etcher, Rufus, etc. E use o sistema no modo “live” sem formatar o computador, pra ver se você sente uma diferença e gosta do sistema. Depois toma a decisão se vai ou não formatar.

É importante ressaltar que dependendo de qual distribuição você escolha existem alguns programas que não vão funcionar na hora de fazer o USB Bootável, por exemplo quando tentei fazer um usb do Manjaro com o Multibootusb não funcionou, mas com o Etcher funcionou. Quando tentei fazer um usb do Ubuntu utilizando o Etcher não funcionou, mas quando fiz com o Multibootusb funcionou. Pesquise sempre um tutorial na hora de fazer esses procedimentos.

Forte abraço.

4 curtidas

tenho mais uma pergunta, tem um recurso q eu uso muito no w10, é o bluetooth do notebook, eu nao vou ter problemas pra usar no linux? pq no 7 eu nao consigo usar

1 curtida

Acho que vai depender da placa bluetooth do teu notebook. Eu, por exemplo, tenho um notebook com bluetooth e funciona de boas :thinking:
Se você não quiser migrar de vez pra alguma distro linux, pode fazer um dualboot. Assim, caso houver problema, poderá utilizar o windows quando quiser :slight_smile: :v:

2 curtidas

Tenho um computador com a mesma configuração e já passei por isso, hoje, uso o xubuntu (350 mb) e só tenho este problema se um programa consumir mais que 3 Gb de memoria por exemplo… mas com o windows que consome 2 Gb eu teria este problema com programas que consomem mais que 1,5 Gb, concorda? :thinking:

A logica é simples, você economiza recursos, logo, você terá mais recursos para gastar com as aplicações, o que você perde com esta economia? serviços automatizados que podem facilitar sua vida :sweat_smile: (tudo tem um preço)

2 curtidas

Te recomendo como já disseram acima sistemas com interfaces mais leve como o xfce, mate, ou lxde. O lxqt não recomendo porque é um projeto que ainda esta amadurecendo e para seu consumo o xfce fornece melhor custo benéficio. :slightly_smiling_face:

Como exemplo para animar seus testes tenho uma historia: tenho um amigo que usa windows e decidiu testar o manjaro. Com windows ele abria uma conta do ddtank e começava a travar, com o manjaro (750 mb) ele conseguiu rodar 2 contas ao mesmo tempo, ouvir musica no youtube e ainda baixar uma iso por torrent sem nenhum travamento. :sweat_smile:

Se você for hardcore pode usar o slackware, um window manager, compilar o kernel e todos os programas… Mas sinceramente, não acho que precisa de tanto, isso seria um baita de um exagero :joy:

3 curtidas

Antes de qualquer coisa, faça alguns testes. Por exemplo:

• Rode o video em resolução 720p ou ate mesmo 480p dependendo do conteúdo.
  • Utilize o Edge ou Firefox para visualizar o video, eu fiz testes em um notebook com 4 GB e Intel Pentium quad-core com refrigeração passiva, é com o Chrome o uso de CPU ficava acima de 70%, com o Edge ficava em media 40%.

Se você sentir que mesmo assim fica com lentidão no sistema, faça um teste com outro sistema. Teste em live para ver se tem o desempenho esperado, claro que por estar rodando o sistema em um pendrive, você vai ter lentidão na hora de abrir programas ou algumas funções do programa, mas já vai servir para testar o bluetooth.
Como o amigo comentou, teste o Endless OS, Linux Mint com interface Xfce ou Xubuntu. São simples e intuitivo de mexer, muito semelhante ao que você tem com Windows.
Programas específicos de Windows você não vai conseguir utilizar em sua grande maioria como o Office, mas você comentou sobre o wps, que funciona perfeitamente em sistemas linux. De resto praticamente tudo que precisar vai ter um similar ou a versão nativa do que usa.

1 curtida