Boa tarde a todos!
Sou novo no mundo Linux e queria algumas dicas sobre qual tipo de hardware usar. Porque eu tenho um notebook ruim demais e queria pegar um que não me dê problemas uma vez que o meu ao instalar os software parou de reproduzir vídeos corretamente e ficou sem som, mesmo baixando todos os drivers; isso ocorreu pq esse é da positivo.
O ponto em questão é: se eu pegar um notebook sei lá, da Lenovo com i3 e por Linux pode acontecer o mesmo que ocorreu nesse? Se sim qual um notebook ou desktop é melhor para usar Linux?
Opa,
Não sei se entendi bem sua pergunta, rsrsrs. É que geralmente se escolhe o software pro hardware que a gente tem, e não o contrário.
Mas enfim, em questão de suporte a hardware, eu ainda acredito que o Debian e o Ubuntu sejam excelentes escolhas para funcionar plug and play. Um Lenovo com processador i3 acho que é uma escolha factível, mas tem algumas coisas a mais que você tem que olhar. Por exemplo, escolher a interface gráfica de acordo com suas configurações de placa gráfica e RAM. A interface gráfica padrão do Ubuntu e Debian é o Gnome, mas você pode escolher versões com o Xfce por exemplo para economizar um pouco de recursos.
Mas cuidado, já que você é iniciante, não vá para escolhas para economizar recursos ao extremo, como i3wm ou fluxbox. rsrsrs
Obrigado. Foi mais ou menos o que eu quis dizer mesmo.
Olá @KaisEricles, outro ponto que você precisa considerar é no momento evitar notebooks com placas-híbridas. O suporte a elas vem melhorando bastante, mas ainda está meio complicado no momento.
Por exemplo, eu tenho um Dell Inspiron já bem antigo mas que nunca me deu problemas com compatibilidade, esse notebook possui uma GPU Intell HD3000 que é até bem bacana.
Eu realmente pretendo pegar um mais antigo mesmo. Seu ponto foi muito importante, vou fugir das híbridas. Obrigado.
Evitar notebooks com hardware de tablet também sempre é uma sábia escolha a ser seguida.
Uma dica é procurar marcas que suportam o Linux de alguma forma. Por exemplo, a Lenovo e a Dell vendem PCs diretamente com Linux pré-instalados, e não encrencam com a garantia se instalar o Linux. Outra empresa que também já fez algumas parcerias com o Ubuntu é a Samsung. É uma boa também procurar na internet por Linux e o modelo do notebook, para ver se tem algum bug conhecido que impede a instalação.
Eu mesmo tenho um Lenovo com Linux e funciona perfeitamente sem a necessidade de nenhuma configuração adicional. Além disso, já vi muitos outros PCs e Notebooks com Linux, sempre funcionando muito bem. A mesma coisa para DELL.
Fora isso, é seguir os conselhos já falados. Comprar um notebook com HW confiável e evitar esses com placas de tablet adaptadas e afins.
https://www.dell.com/support/contents/br/pt/brbsdt1/article/product-support/self-support-knowledgebase/operating-systems/linux-operating-systems/ubuntu
https://seap.samsung.com/linux-on-galaxy
Muito obrigado, foi de muita ajuda.