O alinhamento de partições é crucial para maximizar o desempenho e a vida útil de unidades de armazenamento modernas, especialmente SSDs (Solid State Drives) e HDs com tecnologia Advanced Format (setores de 4K). Quando uma partição está desalinhada, um arquivo pequeno pode ocupar dois blocos físicos em vez de um, forçando o disco a realizar operações de leitura/gravação em dobro.
parted
O comando parted possui uma ferramenta nativa de verificação de alinhamento (align-check
Verificar uma partição específica (ex: /dev/sda1)
optimal 1 é o numero da partição, sda2 optimal 2
Fiquei assombrado, de ver que meus 2 SSDs e suas 31 partições estão totalmente alinhados – embora eu jamais tenha tido nenhum cuidado com isso, que eu nem conhecia:
Uma das torturas mais cruéis (e desnecessárias!), que se pode impingir ao “candidato a iniciante”, no Linux, é aquela coisa de “fdisk”, “cfdisk” etc. – com uma numerologia esdrúxula, de entortar o nervo ótico da vítima:
Talvez tenha sido a coisa mais desanimadora que encontrei nas “revistinhas de linux”, entre 2003 e 2007 – com a suspeita subliminar contra o GParted, supostamente menos confiável.
E talvez seja, ainda hoje, a fonte da famigerada “dificuldade do Arch Linux”.
Tenho a impressão de que desde +/-2007, resolvi experimentar o GParted – e deu certo 1 vez, 2 vezes, 3 vezes – e nunca mais perdi meu tempo com aquela numerologia aterrorizante.
Desalinhamento era comum uns 30-40 anos atrás, na época dos primeiros computadores. O particionamento era feito manual e as pessoas, para usar cada kilobyte do disco, começava a primeira partição no bloco 2 (depois da mbr). Outro acontecimento comum era a pessoa especificar o tamanho da partição pelos blocos e usar números redondos como início no bloco 100 e final no bloco 200000 (isso já época dos discos em LBA, os discos CHS seria papo pra outro tópico nostálgico). Número redondo na base 10 quase nunca alinha com os redondos da base 2. Na época dos discos também eram menos otimizados, então eles efetivamente liam cada bloco que era pedido. Alinhamento não era problema de desempenho.
Mas quando o usuário fazia upgrade de disco e clonava o disco antigo pro novo, tinha essa chance da partição estar desalinhada “sem problemas” num disco, e passar a causar “perda de performance” no disco novo. Só que essa perda não era sentida pois o hardware novo era muito mais rápido.
Mas a situação ficou realmente ruim para desalinhamento quando começaram a surgir os discos de estado sólido (SSD). Afinal, a escrita adicional em um disco rotacional não “gastava” vida útil, mas nos SSD sim.
Felizmente também, muitos anos atrás, chuto de uns 15 a 20 anos, as ferramentas de particionamento começaram a alinhar as partições automaticamente. Pra ficar desalinhado, o usuário precisava efetivamente forçar a situação.